shutterstock_135478685

Atualidades

Como organizar a casa em pouco tempo

Antoniele Fagundes*

O que você sente quando abre as portas de sua casa e entra dentro dela? O que você vê te traz felicidade? Se a resposta for não, alguma coisa está errada aí, concorda?

Existem muitos lugares que nos proporcionam felicidade – um parque ao ar livre, um cinema ou até mesmo o escritório onde trabalhamos. Mas é na nossa casa que encontramos o nosso porto seguro, nosso cantinho especial no mundo. Não é muito difícil de imaginar a justificativa disso: dentro de nossa casa estão os nossos parentes queridos, nossos pertences pessoais, nosso cheiro e nossos segredos.

Porém, muitas vezes, quando olhamos para nossa casa enxergamos só desordem e sujeira, não é mesmo? Se te traz felicidade ver sua casa em ordem e limpa, você precisa se organizar! O bom funcionamento de uma residência necessita constante acompanhamento e pequenos esforços diários.

Uma dica importante: se você não tem tempo de limpar e organizar sua casa todos os dias, primeiro organize e, quando tiver um tempo, faça a faxina! Manter sua casa em ordem fará com que a limpeza seja mais rápida!

Outro toque legal para quem não tem muito tempo é nunca deixar para depois o que pode ser feito agora. Se deixarmos acumular as tarefas, será necessário maior disposição e tempo para concluí-las depois. Mas, se por acaso acumular, não se culpe.  Quando for possivel, coloque sua música predileta, amarre os cabelos e, sem dramas, limpe a sujeira acumulada, a roupa suja e a louça da pia. E lembre-se: muitas vezes começamos fazer uma tarefa e nos envolvemos em outra no meio do caminho. Isso só faz alongar o tempo gasto para concluir nossos afazeres. Por isso, se possível, fique off para telefonemas, mensagens no celular e, claro, para o Facebook!

Eu preparei um esqueminha rápido e prático de organização e limpeza da casa. Anote aí:

Abra as janelas e deixe o ar da manhã entrar. Arrume as camas, sacudindo o lençol e esticando-o. Dica: Para diminuir o seu trabalho, use seu edredon ou o seu cobertor abaixo da colcha que cobre sua cama! Assim na hora de dormir, você só precisa tirar a colcha e pronto! Sua cama já está arrumada para sua noite de sono!

Recolha o que estiver fora do lugar. Dica: leve uma sacola junto com você para colocar dentro dela tudo que estiver fora de ordem, assim você não fica entrando e saindo dos ambientes várias vezes.

Na cozinha, jogue no lixo os restos de comida e lave a louça ou coloque-a na máquina de lavar. Dica: não esqueça de separar os tipos de lixo para reciclagem, nunca jogue sujeira ou restos de alimentos pelo ralo.

Nos banheiros, passe um pano na pia e na cuba para secar acúmulos de água e restos de pasta de dente, por exemplo. Passe um rodinho no box para remover restos de àgua, recolha as roupas sujas, passe um desinfetante apropriado no vaso sanitário, recolha o lixo e troque o saquinho da lixeira. Dica: deixe no banheiro sacos de lixo, desinfetante, escova para higiene de vaso sanitário, rodinho para box e um paninho para higiene da pia. Arrume um cantinho dentro dos gabinetes do banheiro para colocar esses utensílios, assim você faz tudo mais rápido e não deixa para depois.

Leve a roupa suja para a lavanderia de sua casa e já a coloque para lavar. Dica: na primeira lavagem das peça, preste atenção à etiqueta de como lavar aquela roupa!

Se sobrar tempo, limpe o pó com um pano suavemente úmido, passe aspirador e finalize com um pano úmido no chão.

Pronto, sua casa estará organizada e limpa em pouco tempo! Se você contar com a ajuda de empregados domésticos, passe a eles suas orientações e monte as rotinas domésticas contendo dias e horários para realizar todas as atividades da casa. Para finalizar, compre perfumadores de ambiente para ficar feliz! O bom cheiro influência no nosso bem estar, além de ser uma delícia ter uma casa cheirosa, não é mesmo?

Um grande abraço,
Antoniele Fagundes

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail [email protected]