lojas_natal_Pavel_L_Photo_and_Video_Shutterstock

Carreira

Saiba como aumentar suas vendas no fim do ano

Conhece alguém que trabalha no comércio ou tem um estabelecimento? Então trate de dar os parabéns, pode ser que você não saiba, mas hoje é Dia do Comerciário! E já que estamos celebrando este dia e as datas festivas estão chegando, nada mais justo que listar algumas estratégias para aperfeiçoar os resultados do seu negócio, ou seja, aumentar as vendas!

Algumas atitudes são mais simples, outras requerem um certo planejamento e é melhor cuidar disso o quanto antes. O último trimestre do ano costuma ser o mais aquecido para o setor do comércio, tendo vista uma série de fatores. Entre eles, podemos listar o Dia das Crianças, a entrada do 13º salário e as festas de Natal e Ano Novo. Temporada ideal para as vendedoras e comerciantes faturarem um pouco mais!

Preparação de estoque

Já antevendo essas datas e a chegada do Verão, é hora de rever o seu estoque e reforçar aqueles produtos com maior apelo para esta época do ano. Essa preparação normalmente deve ser pensada ao longo do ano todo, pelo menos nos itens que você tem certeza que servirão de “âncora” para suas vendas de fim de ano.

Se neste ano você acha que não preparou seus estoques como deveria/poderia, tenha isso em mente para o ano seguinte: faça um planejamento desde o começo do ano para todas as datas que serão cruciais para o seu segmento. Conseguir estocar, com antecedência, produtos interessantes para a venda na época do Natal é uma forma de proteger-se das altas de preços por parte dos seus fornecedores.

Capricho no atendimento

Mais do que simplesmente atender aos anseios do seu cliente, você precisa ser certeira para oferecer aquilo que ele considere um ótimo presente. Nesta época, as pessoas raramente compram coisas para si, a maioria das vendas são para presentear amigos, parentes, namorados (as). Converse, puxe assunto sutilmente e com naturalidade para entender melhor os objetivos do seu cliente e o perfil de pessoa que ele pretende presentear.

vendas_no_natal

Preparação da loja

O que você espera nesta época do ano é ter muito movimento em sua loja, não é verdade? Mas ver aquele entra e sai constante de pessoas não necessariamente significa bons resultados. Com o comércio aquecido, as pessoas também ficam mais impacientes com o tumulto, a correria, a oferta dos melhores produtos acabando rapidamente, ou seja, tudo que elas querem é resolver o que precisam com objetividade e receber um bom atendimento, mesmo com toda a muvuca!

Se em meio ao caos a pessoa sente-se mal atendida ou impaciente com a demora para concluir a compra, ela facilmente desiste e vai atrás de algo semelhante na concorrência. Para evitar que isso aconteça, faça um planejamento para otimizar e melhorar a qualidade do atendimento da sua loja neste período. Faça uma avaliação para saber a necessidade de contratação de funcionários temporários. Dependendo do seu contexto, este investimento pode dar retorno em forma de ampliação das vendas e fidelização de clientes, que podem retornar posteriormente se forem bem atendidos.

Atraia os clientes para sua loja

Está na hora de elaborar as estratégias que vão atrair pessoas para sua loja. Estude seu público e avalie a melhor forma de entrar em contato, seja enviando catálogos com as promoções e novidades, ligando para os clientes mais assíduos convidando-os para conhecer as novas coleções, entre outras estratégias. Não esqueça das promoções e de criar uma disposição dos produtos no seu estabelecimento para deixar o ambiente confortável e prático para os clientes.

Está seguindo todos os passos? Então, boas vendas!

shutterstock_135478685

Atualidades

Como organizar a casa em pouco tempo

Antoniele Fagundes*

O que você sente quando abre as portas de sua casa e entra dentro dela? O que você vê te traz felicidade? Se a resposta for não, alguma coisa está errada aí, concorda?

Existem muitos lugares que nos proporcionam felicidade – um parque ao ar livre, um cinema ou até mesmo o escritório onde trabalhamos. Mas é na nossa casa que encontramos o nosso porto seguro, nosso cantinho especial no mundo. Não é muito difícil de imaginar a justificativa disso: dentro de nossa casa estão os nossos parentes queridos, nossos pertences pessoais, nosso cheiro e nossos segredos.

Porém, muitas vezes, quando olhamos para nossa casa enxergamos só desordem e sujeira, não é mesmo? Se te traz felicidade ver sua casa em ordem e limpa, você precisa se organizar! O bom funcionamento de uma residência necessita constante acompanhamento e pequenos esforços diários.

Uma dica importante: se você não tem tempo de limpar e organizar sua casa todos os dias, primeiro organize e, quando tiver um tempo, faça a faxina! Manter sua casa em ordem fará com que a limpeza seja mais rápida!

Outro toque legal para quem não tem muito tempo é nunca deixar para depois o que pode ser feito agora. Se deixarmos acumular as tarefas, será necessário maior disposição e tempo para concluí-las depois. Mas, se por acaso acumular, não se culpe.  Quando for possivel, coloque sua música predileta, amarre os cabelos e, sem dramas, limpe a sujeira acumulada, a roupa suja e a louça da pia. E lembre-se: muitas vezes começamos fazer uma tarefa e nos envolvemos em outra no meio do caminho. Isso só faz alongar o tempo gasto para concluir nossos afazeres. Por isso, se possível, fique off para telefonemas, mensagens no celular e, claro, para o Facebook!

Eu preparei um esqueminha rápido e prático de organização e limpeza da casa. Anote aí:

Abra as janelas e deixe o ar da manhã entrar. Arrume as camas, sacudindo o lençol e esticando-o. Dica: Para diminuir o seu trabalho, use seu edredon ou o seu cobertor abaixo da colcha que cobre sua cama! Assim na hora de dormir, você só precisa tirar a colcha e pronto! Sua cama já está arrumada para sua noite de sono!

Recolha o que estiver fora do lugar. Dica: leve uma sacola junto com você para colocar dentro dela tudo que estiver fora de ordem, assim você não fica entrando e saindo dos ambientes várias vezes.

Na cozinha, jogue no lixo os restos de comida e lave a louça ou coloque-a na máquina de lavar. Dica: não esqueça de separar os tipos de lixo para reciclagem, nunca jogue sujeira ou restos de alimentos pelo ralo.

Nos banheiros, passe um pano na pia e na cuba para secar acúmulos de água e restos de pasta de dente, por exemplo. Passe um rodinho no box para remover restos de àgua, recolha as roupas sujas, passe um desinfetante apropriado no vaso sanitário, recolha o lixo e troque o saquinho da lixeira. Dica: deixe no banheiro sacos de lixo, desinfetante, escova para higiene de vaso sanitário, rodinho para box e um paninho para higiene da pia. Arrume um cantinho dentro dos gabinetes do banheiro para colocar esses utensílios, assim você faz tudo mais rápido e não deixa para depois.

Leve a roupa suja para a lavanderia de sua casa e já a coloque para lavar. Dica: na primeira lavagem das peça, preste atenção à etiqueta de como lavar aquela roupa!

Se sobrar tempo, limpe o pó com um pano suavemente úmido, passe aspirador e finalize com um pano úmido no chão.

Pronto, sua casa estará organizada e limpa em pouco tempo! Se você contar com a ajuda de empregados domésticos, passe a eles suas orientações e monte as rotinas domésticas contendo dias e horários para realizar todas as atividades da casa. Para finalizar, compre perfumadores de ambiente para ficar feliz! O bom cheiro influência no nosso bem estar, além de ser uma delícia ter uma casa cheirosa, não é mesmo?

Um grande abraço,
Antoniele Fagundes

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail [email protected]