lojas_natal_Pavel_L_Photo_and_Video_Shutterstock

Carreira

Saiba como aumentar suas vendas no fim do ano

Conhece alguém que trabalha no comércio ou tem um estabelecimento? Então trate de dar os parabéns, pode ser que você não saiba, mas hoje é Dia do Comerciário! E já que estamos celebrando este dia e as datas festivas estão chegando, nada mais justo que listar algumas estratégias para aperfeiçoar os resultados do seu negócio, ou seja, aumentar as vendas!

Algumas atitudes são mais simples, outras requerem um certo planejamento e é melhor cuidar disso o quanto antes. O último trimestre do ano costuma ser o mais aquecido para o setor do comércio, tendo vista uma série de fatores. Entre eles, podemos listar o Dia das Crianças, a entrada do 13º salário e as festas de Natal e Ano Novo. Temporada ideal para as vendedoras e comerciantes faturarem um pouco mais!

Preparação de estoque

Já antevendo essas datas e a chegada do Verão, é hora de rever o seu estoque e reforçar aqueles produtos com maior apelo para esta época do ano. Essa preparação normalmente deve ser pensada ao longo do ano todo, pelo menos nos itens que você tem certeza que servirão de “âncora” para suas vendas de fim de ano.

Se neste ano você acha que não preparou seus estoques como deveria/poderia, tenha isso em mente para o ano seguinte: faça um planejamento desde o começo do ano para todas as datas que serão cruciais para o seu segmento. Conseguir estocar, com antecedência, produtos interessantes para a venda na época do Natal é uma forma de proteger-se das altas de preços por parte dos seus fornecedores.

Capricho no atendimento

Mais do que simplesmente atender aos anseios do seu cliente, você precisa ser certeira para oferecer aquilo que ele considere um ótimo presente. Nesta época, as pessoas raramente compram coisas para si, a maioria das vendas são para presentear amigos, parentes, namorados (as). Converse, puxe assunto sutilmente e com naturalidade para entender melhor os objetivos do seu cliente e o perfil de pessoa que ele pretende presentear.

vendas_no_natal

Preparação da loja

O que você espera nesta época do ano é ter muito movimento em sua loja, não é verdade? Mas ver aquele entra e sai constante de pessoas não necessariamente significa bons resultados. Com o comércio aquecido, as pessoas também ficam mais impacientes com o tumulto, a correria, a oferta dos melhores produtos acabando rapidamente, ou seja, tudo que elas querem é resolver o que precisam com objetividade e receber um bom atendimento, mesmo com toda a muvuca!

Se em meio ao caos a pessoa sente-se mal atendida ou impaciente com a demora para concluir a compra, ela facilmente desiste e vai atrás de algo semelhante na concorrência. Para evitar que isso aconteça, faça um planejamento para otimizar e melhorar a qualidade do atendimento da sua loja neste período. Faça uma avaliação para saber a necessidade de contratação de funcionários temporários. Dependendo do seu contexto, este investimento pode dar retorno em forma de ampliação das vendas e fidelização de clientes, que podem retornar posteriormente se forem bem atendidos.

Atraia os clientes para sua loja

Está na hora de elaborar as estratégias que vão atrair pessoas para sua loja. Estude seu público e avalie a melhor forma de entrar em contato, seja enviando catálogos com as promoções e novidades, ligando para os clientes mais assíduos convidando-os para conhecer as novas coleções, entre outras estratégias. Não esqueça das promoções e de criar uma disposição dos produtos no seu estabelecimento para deixar o ambiente confortável e prático para os clientes.

Está seguindo todos os passos? Então, boas vendas!

shutterstock_134773394

Meu Dinheiro

Guia para usar o FGTS

Se você trabalha com carteira assinada, recebe FGTS. As empresas que fazem a contribuição do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para seus empregados oferecem um benefício que dá segurança em casos de demissão, doença e outras situações. Tudo ótimo até aí. Só que restam muitas dúvidas para usar o FGTS, por exemplo: Como resgatar? Onde aplicar? Quanto acumulo ao longo do serviço? Você sabe como isso funciona?

Pensando em tirar as dúvidas mais básicas, a equipe do Finanças Femininas preparou um guia que vai ajudá-la a usar o FGTS da maneira certa. O dinheiro acumulado pode render a compra de um imóvel ou a construção de um novinho para sua família. Aprenda como:

Quem tem direito ao FGTS?
Pessoas que trabalham no regime CLT (Consolidação de Leis de Trabalho), trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O empregador aplica neste fundo 8% do salário bruto que não é descontado do salário – apesar de você não receber o valor junto com o seu salário, ele faz parte dos seus benefícios e é pago por quem contratou o funcionário. É um benefício que as empresas e empregadores garantem aos seus funcionários.

Como posso sacar o dinheiro acumulado?
Apesar de ser um benefício e tanto, só pode ser retirado em determinadas situações. As principais são: demissão sem justa causa, aposentadoria ou morte; compra de um imóvel; desempregados e sem carteira assinada a mais de três anos; doença grave (como câncer, AIDS) ou terminal e pessoas com mais de 70 anos.

Como o FGTS ajuda a comprar um imóvel?
Depois de 3 anos de contribuição e dependendo da quantia acumulada, é possível usar o valor para dar entrada num imóvel (novo ou usado), diminuir a dívida da compra, zerar um financiamento ou pagar parte dele.

É verdade que posso reformar meu imóvel com o dinheiro do meu FGTS?
É a linha de crédito chamada Fimac FGTS que pode ser usada para construir, reformar ou ampliar um imóvel. Com essa grana é possível também instalar um hidrômetro e sistema de aquecedor solar. A interessada pode comprar o material usado para a reforma no limite de R$ 20 mil e em casas avaliadas em até R$ 500 mil.

Que documentos devo reunir para pedir meu benefício?
Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal com carteira de trabalho, RG, Cartão Cidadão ou número do PIS/PASEP e um termo que comprove a rescisão de contrato. Lembre-se que em cada caso é específico, então antes de ir veja a lista de documentos que você vai precisar.

#FicaDica
- Não torre todo seu FGTS de uma vez. Pense direitinho antes de fechar uma compra de um imóvel. Use esse dinheiro para investir num bem durável para sua família!

- Em casos de demissão, o ideal é que tenha uma reserva para se manter nos próximos meses, junto do seguro desemprego.

- Não é permitido usar o dinheiro do FGTS para fazer casamentos ou festas.

- É possível dar uma olhadinha no saldo do FGTS pelo site do governo. Mais fácil do que isso só recebendo o saldo por SMS no celular. Caso não esteja recebendo o dinheiro devido, procure seus direitos e órgão responsável.

- Com o dinheiro do FGTS é possível reformar a casa desde que ela tenha sido prejudicada por algum desastre natural. Então passou por um alagamento ou incêndio, pode usar o dinheiro acumulado.

Ficou alguma dúvida?

2 comments on “Guia para usar o FGTS

  1. Amei, este post e estou amando o site!
    É muito legal ter toda essa informação reunida em um só lugar! Mas fiquei com uma dúvida.

    Eu só posso sacar o dinheiro do meu FGTS para comprar um imóvel após três anos de contribuição?! Pensando que permaneço no mesmo emprego!

    • Obrigada pelo comentário, Gabi! É isso mesmo. Após três anos você só pode sacar depois de três anos de contribuição. Para maiores dúvidas acesse o site do Governo Brasileiro http://www.fgts.gov.br/ . Continue participando! Um beijo.