Como reduzir os gastos com presentes no fim de ano

As lojas decoradas já anunciam que o Natal está chegando. Saiba como presentear as pessoas que você gosta sem estourar seu orçamento. leia mais

Com a proximidade do Natal você logo pensa na lista de pessoas que pretende presentear. É claro que não há como incluir todo mundo que deseja nesta lista, senão o dinheiro vai todo embora. Para não deixar escapar as rédeas do orçamento, existem algumas estratégias que podem te ajudar  a economizar nesta época do ano.

Há quem escolha centros comerciais com preços mais baratos, quem antecipe as compras para pelo menos três meses antes do Natal ou que restrinja ao máximo a lista de presenteados. Cada uma de nós tem uma maneira de economizar, mas para quem ainda não pensou no assunto, ai vão algumas dicas para não gastar todo o 13º com as compras.

Lista de presentes

Antes de sair de casa ou de começar a procurar presentes em lojas online, faça uma lista com as pessoas que você realmente pretende presentear e atenha-se a ela! Aos que você gostaria de dar presentes, mas não vai se permitir gastar uma grana, seja criativa para bolar algo especial e econômico.

Estabeleça um teto para o valor de cada presente que você pretende dar. Novamente é preciso ter disciplina para não extrapolar o orçamento. Viu algo que é a cara da sua mãe, mas o preço está além do que você esperava? Faça uma pesquisa mais ampla para tentar achar um valor mais barato ou procure um outro presente.

presentes_natal

Não deixe para a última hora

Falta cerca de um mês para o Natal, mas acredite: daqui para frente você terá a sensação de que o tempo passa muito mais rápido. Confraternização da empresa, trânsito mais cheio que o normal, tempo chuvoso, relatórios com os resultados do ano, enfim, a rotina fica muito mais intensa.

Então, o mais indicado é comprar os presentes o quanto antes você puder. Além de encontrar mais mercadoria interessante em estoque, mais variedade de preços, você evita os shoppings lotados ou mesmo o risco das compras pela internet não chegarem a tempo.

Confira as lojas online

Antes de ir às compras em lojas físicas, vale dar uma boa garimpada na internet, porque as lojas online, sites de cupons ou compras coletivas costumam ter descontos interessantes nesta época do ano. Assim como quer todo o comércio, os sites pretendem impulsionar as vendas no período mais aquecido do ano, portanto vão buscar formas de atrair os clientes.

A Black Friday já é bem conhecida e divulgada no Brasil, mas além dela muitas outras promoções interessantes podem ser encontradas por ai. Além da credibilidade e confiança que é preciso ter nas marcas, dê preferência para aquelas que não cobram frete. Independente de como for comprar, seja pela internet ou em lojas físicas, tire um tempo para pesquisar os preços em sites especializados nisso, como o Buscapé, Jacotei ou Bondfaro.

Para quem não tem paciência de procurar bons preços de loja em loja, os sites facilitam a tarefa e te indicam onde você vai encontrar o que deseja com um bom preço.