Entenda melhor como funcionam as ações blue chips

Já ouviu/leu este termo nas notícias sobre o mercado financeiro mas não sabe o que ele realmente representa? Calma, a gente te explica! leia mais

Quando acompanha as notícias do mercado financeiro, você já deve ter ouvido falar sobre as ações consideradas blue chipsnão é mesmo? Aquelas que já conhecem bem o mercado de renda variável com certeza estão familiarizadas com o termo e provavelmente lidam com ações desta natureza no cotidiano. Por outro lado, quem ainda não tem tanta familiaridade com este mercado, mas tem interesse em conhece-lo melhor, pode simplesmente achar o termo engraçado, mas não fazer a menor ideia do que ele representa.

Pois bem, para acabar de vez com essa dúvida, hoje vamos falar um pouco sobre as ações blue chips e o que elas representam na Bolsa de Valores. O termo designa as ações consideradas de primeira linha, ou seja, aquelas que possuem mais liquidez, são mais procuradas e que também costumam ser mais caras, tendo em vista que normalmente são compostas por empresas de grande porte, bem consolidadas e com boa reputação no mercado.

O nome faz alusão às fichas de pôquer dos cassinos, tendo em vista que as azuis são as mais valiosas no jogo.Empresas com ações blue chips costumam ter características tais como crescimento sólido, eficiência na direção, geração de lucro, bom relacionamento com o mercado e bom retorno para seus acionistas, como bons dividendos e bônus. Ações de grandes bancos ou empresas de longa data no mercado, como a Vale do Rio Doce, costumam estar na lista das blue chips.

Quais as vantagens das blue chips?

Teoricamente, por serem ações de empresas de alto patamar, em que as investidoras tem mais facilidade de negociação e que costumam ser mais caras, as blue chips podem ter melhor relação risco x retorno. Ou seja, por um risco mais moderado, podem dar bons retornos. Mas vale ressaltar que isso é o que vale na teoria, tendo em vista que os revezes do mercado podem colocar blue chips em uma situação ruim.

Exemplo recente disso é o caso da Petrobrás. As ações da empresa são consideradas blue chips, porém os desdobramentos da investigação sobre o esquema de corrupção dentro da companhia tiveram efeitos negativos sobre as ações. No mês de novembro, por exemplo, as ações ordinárias da empresa tiveram queda acumulada de 17%, segundo balanço divulgado pela Bovespa.

acoes_blue_chips

Como identificar uma ação blue chip?

Se você imaginou que fosse possível encontrar uma lista oficial com as ações blue chips, infelizmente nós vamos te frustrar! Essa classificação é bem subjetiva e pode variar. Em linhas gerais, como as blue chips são aquelas ações com alta procura e liquidez, elas ficam entre as ações mais negociadas.

Uma dica interessante para que você possa saber quais são as ações de primeira linha, é ficar de olho naquelas que são mais negociadas nos pregões da Bovespa. Vale aqui o alerta para fazer esse acompanhamento de forma constante, para ver como o mercado se comporta ao longo tempo e quais as ações permanecem bem colocadas nessas listas independentemente das turbulências de mercado.

Uma avaliação isolada, a respeito de um único pregão, por exemplo, pode lhe dar uma interpretação tendenciosa, considerando que um fator externo e específico pode colocar uma ação que não seja blue chip entre as mais negociadas. Por exemplo, vamos supor que uma empresa X divulgue o seu balanço de fim de ano e que os resultados tenham sido muito acima do esperado. Considerando que esta notícia repercuta de forma positiva na Bolsa de Valores, as ações da empresa podem ter uma disparada e entrarem para a lista de mais negociadas do dia, sem necessariamente serem blue chips.