Como o excesso de trabalho pode afetar a sua saúde

Estudo britânico mostra que trabalhar demais prejudica a saúde. Saiba como lidar com a sua rotina profissional sem deixar de lado o seu bem-estar. leia mais

A jornada de trabalho é de oito horas. Não raro aparecem alguns “pepinos” no escritório e as horas extras são inevitáveis. Somado à isso, ainda tem o tempo gasto no trânsito, os cuidados com os filhos antes e depois da escola, e ainda um tempinho para si, nem que seja para tomar um banho, relaxar um pouco em frente a TV antes de dormir ou conversar com o marido sobre como foi o dia.

Com essa correria acontecendo, em qual parte do dia você tira um tempo para cuidar da saúde? A falta de tempo para praticar exercícios e o excesso de trabalho tem refletido na balança? Se a resposta for sim, uma pesquisa britânica comprova o efeito danoso desta rotina. De acordo com uma publicação da The Economist, a US Census Bureau fez um estudo que mostra que trabalhar muito faz mal à saúde e engorda.

Sabemos que a constatação não vai fazer com que você simplesmente chute o pau da barraca e abandone seu emprego (e nem é esta a nossa intenção!), afinal, as contas continuam chegando ai para você pagar. O levantamento, no entanto, acende um alerta sobre a forma como priorizamos o tempo em nossa rotina. É complicado dar conta de tantas responsabilidades ao mesmo tempo, mas com uma certa determinação e disciplina, você consegue arranjar um tempinho para cuidar de si.

Estabeleça limites

Quanto mais concessões você faz a respeito do seu tempo no escritório, mais tarefas aparecerão. Mostre dedicação e comprometimento, como é esperado de qualquer funcionária que se preze, mas saiba respeitar os seus limites. Se você não estabelecer essas regras, outra pessoa não fara isso por ti. Corte a quantidade de horas extras que tem feito e use este tempo a seu favor. Este tempo pode ser ideal para fazer uma corrida ou treinar pelo menos uma hora na academia. Nem precisa ser todos os dias, se você conseguir isso pelo menos três vezes na semana já é um bom avanço.

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Cuide da sua alimentação

Não use o fato de não ter tempo para almoçar em casa para alimentar-se de qualquer maneira. Ainda que você coma na rua todos os dias, evite os lanches em fast-foods, ou comidas pouco nutritivas em lanchonetes ou padarias. Leve um lanche leve para o trabalho e procure conhecer bem os restaurantes no entorno do seu trabalho, para que você possa comer refeições equilibradas e saudáveis.

Aproveite o fim de semana

É no fim de semana que você tem uma folga para toda a correria do cotidiano. Então que tal priorizar atividades que façam bem para o corpo e que sejam um momento de união para família? Aproveite os dias de descanso em parques ou clubes, onde você possa praticar exercícios com seus filhos e se divertir.

Se tiver animais de estimação, aproveite para fazer uma caminhada mais longa com seu cãozinho, corra com ele, aproveite a diversão e a liberação de endorfina no sangue! Algumas pessoas não sabem, mas este hormônio liberado durante as atividades físicas provoca a sensação de alegria, ótimo para dar um gás no seu dia, te deixar bem disposta!

Lidar com uma rotina pesada não é fácil, mas é preciso usar a criatividade para contornar as dificuldades!