10 alimentos mais baratos e saudáveis para sua dieta

31 de março de 2015 - Por

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A preocupação com o corpo e a vigilância do peso é um assunto constante na mídia, mas nem sempre pelo viés mais saudável. Em muitos casos, o direcionamento que é dado para o tema exalta a beleza escultural, mas a qualidade da alimentação é deixada em segundo plano.

Piadas de mau gosto direcionadas a pessoas acima do peso também reforçam essa cultura equivocada de reforçar padrões estéticos em detrimento de outros valores. Antes de pensar na dieta da vez ou de fazer uma infinidade de esforços para “ter o corpo de fulana”, o correto seria refletir sobre a qualidade da alimentação.

Pense bem, muitas vezes ficamos com uma fixação de retirar este ou aquele tipo de alimento do consumo diário, mas esquecemos de refletir sobre os alimentos que não estão inclusos na nossa dieta e que fazem um bem enorme a nossa saúde!

A nutricionista Amanda Bellodi Gerbasi reforça o cuidado de comprar frutas, legumes e verduras de época, visando preços melhores. Além disso, ela mostra que não é preciso gastar uma fortuna para manter uma alimentação de qualidade. “Comprar alimentos em feiras pode sair muito mais barato do que comprá-los em supermercado. O ideal também é manter a alimentação o mais natural possível. Além do benefício para a saúde, comprar o alimento costuma ser muito mais em conta do que comprar pratos prontos ou semi-prontos”, destaca.

Monte um cardápio leve e programe-se ao longo da semana para consumir aquilo que você preparar em casa. Além de mais saudável, sai bem mais barato do que comer na rua. Focando nisso, fizemos uma lista de alimentos com um bom custo x benefício e que são ricos em nutrientes indispensáveis. Em alguns casos, ficam também algumas sugestões de substituição de alimentos, com o objetivo de ter uma dieta mais saudável e mais barata.

Batata-doce

Pouco calórica, ela é a queridinha do mundo fitness. Além de ser um alimento barato, ela é rica em potássio, fibras, cálcio e vitaminas A e C.

batata-doce

Trocar pães por tapioca

Com o preço do trigo nas alturas, o valor do pãozinho também sobe. Que tal trocar o alimento pela tapioca? Além de saudável, o pacote de farinha rende por muito tempo. Fica em conta e ainda é uma delícia.

tapioca Refogar alimentos com óleo 

O azeite é saudável quando o consumimos frio. A exposição ao calor faz com que as gorduras benéficas dele sejam transformadas em compostos tóxicos que fazem mal ao organismo. O ideal é usar óleos de origens variadas (soja, canola, girassol) para cozinhar, pois a exposição à temperaturas elevadas não tem o mesmo efeito sobre eles. Além disso, cada tipo de óleo tem substâncias que são importantes para nossa nutrição.

oleo-cozinha Ovos

Além de baratos, são pouco calóricos e ricos em proteína. Vale a pena inclui-los na alimentação, pois auxiliam no combate a doenças cardiovasculares.

ovos

Trocar carnes vermelhas por frango e atum

Em geral, os peixes auxiliam no bom funcionamento do cérebro e coração. Com o preço que você paga em uma latinha de atum, é possível obter os nutrientes presentes na carne vermelha, que pode ser bem mais cara, dependendo do tipo de corte. O frango grelhado também é uma boa opção, pois é rico em proteínas.

atum

Bananas

A fruta é popular e facilmente encontrada em qualquer estação do ano. Além disso, é rica em potássio e, por isso, ajuda a diminuir câimbras. O que não falta por aí são receitas super gostosas com bananas de todos os tipos.

banana

Iogurte natural

Muito mais barato e saudável do que os iogurtes com sabor. É rico em vitaminas, proteínas, sais mineirais e carboidratos. Acha o gosto sem graça? Use a criatividade e misture algumas frutas da estação para criar uma deliciosa sobremesa!

iogurte-natural

Congele vegetais

A tática é interessante para manter os nutrientes destes alimentos e fazê-los durar por mais tempo. Pense em quantas vezes você já jogou comida fora por ter esquecido-a naquela gaveta de vegetais? O congelamento é a saída para evitar o desperdício.

vegetais-congelados

Espinafre

É uma folha fácil de encontrar em qualquer sacolão e ajuda a fortalecer os músculos, tendo em vista a riqueza em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Lembra do desenho do Popeye? Não era à toa que o marinheiro ficava cheio de força depois de tomar a sopa de espinafre!

espinafre

Trocar cereais de milho por aveia

Os cereais de milho de caixinha, desses mais comuns que encontramos em supermercado, são cheios de açúcar. A dica da nutricionista é trocá-los por aveia. “Além de não ter açúcar, ela é mais rica em fibras e ferro, o benefício para a saúde é muito melhor”, explica.

aveia

Crédito das fotos: Shutterstock

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