10 atitudes para evitar na festa de fim de ano da empresa

11 de dezembro de 2019 - Por

10-atitudes-para-evitar-na-festa-de-fim-de-ano-da-empresa

quem ama, compartilha!

Já estamos em dezembro e a festa da firma provavelmente já está com data e local marcado. Enquanto para alguns só de pensar no evento já dá vontade de largar todo o trabalho acumulado de dezembro e ir direto para a parte da comida e bebida grátis…

via GIPHY

…para outros a confraternização é um verdadeiro tédio e terror.

via GIPHY

Independentemente de como você se sinta em relação à festa da firma, fato é que você precisará comparecer e é importante tomar cuidado com o seu comportamento lá dentro. Excessos normalmente já são maus negócios, no ambiente de trabalho então, nem se fala. Por isso, confira alguns erros que você deve evitar para não passar vergonha na confraternização, não causar algum climão ou ser lembrada o ano inteiro por algum fato em especial.

Não entender o clima da confraternização

Não há uma regra geral de como você deve se comportar na festa da firma. Cada ambiente é diferente: há alguns nos quais as pessoas são mais próximas ou descontraídas e estão lá para alugar um karaokê ou dançar até o chão, e há lugares mais tradicionais, onde um pouco de formalidade não fará mal algum. Por isso, não entender qual é o estilo da sua empresa pode colocá-la em uma saia justa.

Beber demais

via GIPHY

Esse é o clássico erro das festas. Se você já está acostumada a beber bastante, siga seu ritmo, mas sem exageros. Agora, se uma tacinha de vinho já a deixa rindo à toa, pode não ser a melhor ocasião para curtir à noite com shots de tequila. Ah, e nada de já chegar bêbada na festa.

Cuidado com as polêmicas

via GIPHY

Cada um tem o direito a ter a sua opinião, mas fora do ambiente de trabalho as pessoas ficam muito mais suscetíveis a perderem o filtro e irem soltando tudo o que pensam sobre o mundo. É legal aproveitar o momento de descontração, mas cuidado na hora de se posicionar em assuntos polêmicos. Expresse a sua opinião e respeite opiniões contrárias às suas.

Lavar a roupa suja

via GIPHY

Não escolha a festa da firma para vir com frases como: “lembra aquele dia que você deixou o seu trabalho para eu refazer”, “estou até agora esperando o feedback sobre aquele projeto” ou “sim, você é autoritário”. Esse com certeza não é o momento para lavar a roupa suja e essa comportamento só fará com que você se arrependa no dia seguinte.

Tirar selfies durante toda a confraternização

via GIPHY

Tirar uma foto ou outra para recordar da festa da firma tudo bem, mas postar cada momento em tempo real pode deixar alguns colegas constrangidos e pegar mal para você. Da mesma forma, evite ficar o tempo todo mexendo no celular, pode parecer que você não se importa.

Não conversar com os colegas de trabalho

via GIPHY

Você pode não se dar muito bem com os seus colegas de trabalho, mas a confraternização é um momento para vocês comemorarem e talvez se conhecerem melhor. É importante fazer um esforço para ser gentil e conversar com as pessoas.

Paquerar descaradamente um colega de trabalho

via GIPHY

Relacionamento entre colegas de trabalho é um assunto que pode ser tratado com naturalidade em muitas empresas, mas há culturas empresariais que encaram a questão com uma certa ressalva. Se estiver rolando um clima entre você e o cara de TI há muito tempo, procurem ser discretos com a paquera.

Ser puxa o saco do chefe

via GIPHY

Ser gentil e educada com todo mundo na festa da firma é essencial, mas puxar o saco da chefia é simplesmente feio. Não faça!

Desabafar sobre a vida pessoal

via GIPHY

Cuidado com o que você compartilha com as pessoas, talvez alguns aspectos da sua vida pessoal não precisem ser divididos com todos os seus colegas de trabalho. Novamente: mantenha o filtro ativo.

Fazer fofoca

via GIPHY

Não use a festa da firma para fazer fofocas sobre membros da equipe. Isso pode te dar uma má reputação entre os colegas de trabalho, além de causar um grande constrangimento se alguém perceber.

Fotos: AdobeStock

GIFS: GIPHY

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro
Mariana escreveu para o Finanças Femininas entre 2016 e 2017.

Leia em seguida

descubra-como-o-vies-inconsciente-pode-prejudicar-a-sua-vida-profissional

18 de outubro de 2019

Certamente você já julgou o livro pela capa. O viés inconsciente afeta a maneira como nós vemos as pessoas e também como outras pessoas nos vêem. Isso pode prejudicar a sua vida profissional, mas tem jeito de mudar esse comportamento. Saiba mais.

mulheres-na-musica-iniciativas-apoiam-a-producao-artistica-feminina

22 de agosto de 2019

A produção artística das mulheres vem furando a bolha do machismo e conquistando espaço no mercado musical, que ainda é dominado por homens. O projeto”Por elas que fazem a música”, da União Brasileira de Compositores (UBC), aponta que apenas nove mulheres figuraram a lista dos 100 maiores arrecadadores de direitos autorais da música brasileira em […]

vieses-inconscientes-desigualdade-de-genero-carreira-01

3 de abril de 2019

Você não sabe, mas já pode ter sido prejudicada ou mesmo prejudicado alguém por causa de um viés inconsciente. Mas o que é isso? Como se proteger? Descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas