10 Dicas para ser mais organizada

5 de abril de 2016 - Por

dicas-para-ser-mais-organizada

quem ama, compartilha!

*Rafaela Oliveira

1- Tenha uma agenda e anote tudo! A agenda é um item indispensável e ajuda muito. Anote compromissos, datas importantes, metas e tarefas para não esquecer nada! Se preferir, recorra a aplicativos no celular de organização, como o Evernote, por exemplo.

2- Faça lista de tarefas ou mapas mentais. A lista é o grande remédio para evitar a procrastinação e te ajudar a se organizar melhor. Monte uma lista simples contendo apenas as tarefas que poderá cumprir ao longo do dia. Coloque as tarefas prioritárias no topo da lista e cheque as tarefas completadas no final do dia. Os mapas mentais são outra maneira de se manter organizada sempre.

3- Começou, termine… Se começar qualquer tarefa, execute-a até o final. Não pare no meio, pois ficará mais difícil voltar depois. Diga não a procrastinação!

4- Cada objeto tem sua casa. Se tirou qualquer objeto do lugar, guarde imediatamente no seu devido lugar. Esse simples hábito evita que a bagunça se instale no ambiente.

5- Não abrace o mundo. Para quem tem arrepios só de escutar as palavras limpar e organizar, o jeito é dividir as tarefas em etapas. Limpe um cômodo hoje, organize uma gaveta amanhã e assim vai. Se decidir organizar e limpar a casa toda em um único dia, ficará mais cansada e esses nomes assustarão ainda mais.

limpeza_casa

6- Mesa organizada X Tempo extra. Para ganhar mais tempo e melhorar a produtividade no trabalho, mantenha a mesa em ordem. Você levará menos tempo procurando algo e não vai se distrair com os milhares de objetos espalhados. Antes de ir embora do  trabalho, deixe a mesa organizada e limpa. Um verdadeiro “up” para começar bem o dia seguinte.

7- Tenha produtos organizadores num cantinho de cada ambiente. No final do dia, coloque os itens que não pertencem ao ambiente e devolva-os para os seus devidos lugares.

8- Crie hábitos. Estudos apontam que para criar novos hábitos é preciso repetir a mesma tarefa durante 21 dias. Depois disso, ela entrará em sua rotina de uma forma automática. Arrumar a cama ao acordar e lavar a louça antes de dormir são excelentes exercícios. Manda ver!

9- Organizadores na entrada. Deixar sapatos espalhados pela casa não dá, concorda? Deixe uma cesta na área de serviço para acomodá-los. Ah! Aproveite que eles estão ali para passar um pano no solado antes de guardá-los no armário.

10- Não acumule. Acumular roupas ou objetos sem uso é roubar espaços preciosos no armário ou em um cantinho de casa. Coloque todos os itens que você não usa em uma caixa, se não usá-los durante seis meses é bem provável que não façam falta para você.

*Rafaela Oliveira é designer de produto e de interiores, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Chega ao Finanças Femininas para auxiliar a manter uma vida organizada, prática e econômica.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Rafaela Oliveira
Rafaela Oliveira
Organize-se

Leia em seguida

por-que-as-mulheres-sofrem-mais-com-depressao-e-ansiedade

19 de setembro de 2019

Nos últimos anos, os transtornos mentais ganharam mais atenção, especialmente, a depressão e ansiedade, que tem afetado cada vez mais pessoas. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são acometidas pela depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 5,8% das pessoas sofrem com a doença, que representa 11,5 milhões de […]

com-a-selic-a-5-5-investimentos-em-renda-fixa-ainda-valem-a-pena

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, caiu 0,5 ponto percentual e alcançou o patamar de 5,5% ao ano. Foi o segundo corte consecutivo de 2019, efetuado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O anúncio aconteceu nesta quarta (18) e confirmou a expectativa da maioria dos especialistas do […]

apps-de-periodo-menstrual-compartilham-dados-com-facebook

11 de setembro de 2019

A ONG britânica Privacy International, que investiga e monitora a privacidade de dados na internet revelou que os aplicativos de período menstrual estão compartilhando dados sobre a saúde, vida sexual e o humor de milhares de mulheres com o Facebook. Em reportagem publicada na última segunda (9) pelo BuzzFeed News, aplicativos como Maya e Period […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas