10 dicas para ter um casamento simples e especial

16 de setembro de 2016 - Por

casamento-pequeno

quem ama, compartilha!

*Casar é um barato

O sonho da festa de casamento faz parte da vida de muitos casais, mas sempre existe a preocupação com os gastos excessivos. Mas você já pensou na possibilidade de ter um casamento simples? Conhecemos muita gente que acaba desistindo de se casar, de realizar seu sonho, por medo de contrair uma dívida antes mesmo de começar a vida a dois. Outros desistem da festa por saberem que não têm condições de arcar com os gastos de um casamento tradicional. Batemos sempre na tecla de que é possível, sim, fazer um casamento econômico, especial e inesquecível de um jeito simples.

Um dos modelos de casamento simples e mais baratos que conhecemos é o mini-wedding. Conhecido por ser uma comemoração apenas para os familiares e amigos mais íntimos, esse tipo de casamento é especial, aconchegante e bem mais em conta. Só há lugar para os parente mais chegados e amigos mais queridos. Não há lugar para exceções: colegas de trabalho e convidados “sociais” ficam de fora.

Leitura complementar

Planilha para Organizar o Seu Casamento

Planilha para Organizar o Seu Casamento

Ver mais

Vantagens de um casamento simples

Outra vantagem de ter um casório mais simples é que eles costumam ser menos estressantes porque envolvem menos detalhes, gerando menos ansiedade e problemas. Além disso, também são uma excelente alternativa para os casais que não querem passar muito tempo planejando a cerimônia e a festa, que querem algo mais à mão, que tem pressa para celebrar o amor!

Reunimos algumas dicas que vão te ajudar a fazer um casamento super especial, mas simples e sem muitos gastos.

Dicas para um casamento econômico

1- Reduza ao máximo a lista de convidados

Pense nas pessoas que são realmente indispensáveis para a sua vida. São elas que devem constar na sua lista de convidados. Quando fazemos um casamento intimista temos aval para justificar aos outros que a festa terá poucos convidados.

2- Faça a cerimônia e a festa em um só lugar

Se vocês querem casar em uma pousada, façam a cerimônia lá também. Escolher locais diferentes fará com que vocês tenham gastos de aluguel e deslocamento.

3- Escolha um local que não precise de muita decoração

Um jardim ou uma casa já com móveis bonitos te poupam do esforço e do gasto com decoração. Pequenos detalhes serão as únicas coisas com as quais você terá que se preocupar.

4- Escolha decorações para fazer à mão

Lembrancinhas como geleia, doces, plantinhas são opções baratas e que vocês mesmos podem resolver sozinhos. O DIY – faça você mesmo – ajuda muito na hora de economizar. Separe um tempo e mãos à obra!

5- Recrute os amigos e a família

Marque um jantar ou lanche, chame suas amigas, sua mãe, suas irmãs e irmãos e peça ajuda na hora dos projetos DIY. Mas lembre-se: melhor escolher algo que seja fácil e acessível para todos. Com a ajuda deles, vocês vão economizar e tornar a coisa ainda mais intimista.

casamento_intimista

6- Escolha projetos DIY fáceis

Se você planejar algo mirabolante vai perder muito tempo, sendo que tempo é dinheiro – não podemos esquecer. Pense em uma ideia simples, peça ajuda ao noivo e pronto. Vai ficar uma graça e super personalizado.

7- Não compare seu casamento com os de outros casais

Isso não é uma competição! As pessoas adoram divulgar casamentos surreais, caríssimos, que nos deixam super decepcionadas por não conseguirmos fazer algo igual. Lembre-se sempre de que seu amor é único e deve ser celebrado com mais amor ainda, não com dinheiro!

8- Reflita sobre o que é mesmo necessário?

Corte os supérfluos sempre que possível. Será que vocês precisam mesmo fazer um bolo de vários andares? Um bolo menor não dá conta de uma lista de convidados mais enxuta? Pense bem e economize deixando o que não for necessário de lado. Quanto menos, melhor.

9- Esqueça o perfeccionismo

Planeje seu casamento sem pensar que tudo deve sair perfeitamente como o planejado. Se divirta, vá construindo seu casamento com o tempo, junto ao seu amor, curtindo tranquilos esse momento especial. Vai ser simples e lindo!

10- Foque no sentimento

Guarde seus esforços para os votos, as cartas de amor, os abraços, os amigos. Esqueça das cerimônias mirabolantes, foque sempre no amor. Você estará com pessoas que ama celebrando um dos momentos mais importantes da sua vida. Seja sincera e deixe seu coração falar.

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Casar é um barato
Casar é um barato
Casar é um barato

Leia em seguida

festa-de-casamento-ou-lua-de-mel

18 de setembro de 2018

Fazer uma festa de casamento sem grana é possível, mas e emendar a lua de mel? Na falta de dinheiro, qual das duas escolher? Carol Sandler mostra como decidir!

festa-de-casamento-simples-e-barata

14 de setembro de 2018

A festa de casamento dos sonhos pode ser barata, sim! O primeiro passo é escolher bem a data e local. Veja aqui como fazer isso, além de outras dicas!

como-organizar-um-casamento

4 de setembro de 2018

O primeiro passo para o casamento dos sonhos é definir o orçamento. Veja aqui quais são os demais e apps que facilitam esse processo para você não ser uma Bridezilla!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas