11 dicas para viver em paz com o cartão de crédito

14 de março de 2018 - Por

cartao_de_credito_compilado

quem ama, compartilha!

Para muita gente, o cartão de crédito continua sendo o grande vilão das finanças. Acessível, fácil de usar – e com juros altíssimos -, ele consegue, como poucos, desestabilizar um orçamento com rapidez. Mas nem tudo são problemas.

Se bem usado, esse crédito pode trazer muita facilidade às suas compras e trabalhar ao seu lado em diversas situações. Pensando nisso, reunimos 11 dicas que servem como um passo a passo para que você conquiste uma relação realmente saudável com os seus gastos no cartão. Confira.

1) Pode ser interessante deixá-lo de lado por um tempo

Se você tem muita dificuldade para controlar o quanto gasta no cartão, uma boa alternativa pode ser experimentar viver sem ele por um tempo. Esse período “livre” do crédito pode ser muito útil para ensiná-la a planejar-se financeiramente antes de uma compra.

2) Mas se você não abre mão dessa facilidade, precisa tomar alguns cuidados

Agora, se você não quer deixar de levar o cartão com você, é preciso usá-lo com consciência. Aumentar o seu limite sem saber se vai conseguir dar conta do valor, por exemplo, é um dos grandes erros que você pode cometer nesse uso. Conheça outros clicando aqui.

3) O controle de gastos é imprescindível

Ao contrário do que muita gente pensa, o cartão de crédito não serve para aumentar o poder de compra. Ele deve ser usado dentro da capacidade de pagamento de cada um e, para isso, o controle de gastos é essencial. Por mais óbvio isso que pareça, uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e CNDL, divulgada em 2017, mostrou que 57% dos usuários não fazem esse acompanhamento de forma correta. Veja aqui como não cometer esse erro.

4) É importante conhecer as consequências de não pagar em dia

Em abril de 2017, começaram a valer as novas regras para o rotativo do cartão de crédito. Pagar o valor integral da fatura é a regra de ouro para um bom uso, mas saber exatamente o que vai acontecer se você não conseguir segui-la pode ajudá-la a evitar problemas maiores.

cartao_de_credito_compilado_interna

5) Essa dívida está entre as piores coisas que você pode fazer

Pelo potencial de crescimento do valor em aberto, ficar devendo no cartão de crédito é um dos piores deslizes que você pode cometer. Conheça aqui outras dívidas que devem ser evitadas a qualquer custo.

6) E é um dos grandes erros que sujam o seu nome

Não é de se estranhar, então, que os juros altíssimos dessa modalidade de crédito tenham impacto sobre a inadimplência. As dívidas no cartão de crédito estão entre os 7 maiores erros que sujam o seu nome.

Leitura complementar

Planilha de organização de gastos de cartão de crédito

Planilha de organização de gastos de cartão de crédito

Ver mais

7) Tomando esses cuidados, será possível usá-lo a seu favor

Tomando todos os cuidados para usar o cartão com consciência, você poderá, sim, colocá-lo para trabalhar a seu favor.

8) E ainda ganhar milhas

Será possível, inclusive, aproveitar o benefício das milhas – e sem prejudicar em nada o seu bolso.

9) Mas, se já está endividada, é hora de livrar-se dessa pendência

Quem tem dívidas no cartão de crédito deve ter como prioridade a tarefa de livrar-se delas. Como falamos, os juros altos tornam o objetivo de resolver esse problema desafiador, mas aqui você encontra várias dicas de como fazer isso.

10) Pois fingir que não há um problema, não irá fazê-lo sumir

Quem nunca olhou para uma dívida e preferiu fingir que não havia um problema? Os especialistas dão um nome específico a esse fenômeno: efeito avestruz. É importante ter consciência, entretanto, de que ignorar essa situação não irá fazer com que ela se resolva sozinha. Por isso, tenha iniciativa.

11) Encare suas dívidas e faça as pazes com o seu bolso

Depois de tomar a coragem de colocar as contas em dia, você poderá, finalmente, fazer as pazes com o seu bolso. Por mais difícil que seja encarar o problema, o resultado será muito gratificante.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro
Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

cadastro-positivo

10 de abril de 2019

Agora, todos serão automaticamente incluídos no Cadastro Positivo do Serasa, SPC e afins. Seus dados estão seguros? Quais são as vantagens? Descubra!

investir-ou-quitar-dividas

18 de março de 2019

Você quer investir, mas tem uma dívida pendente. É melhor quitar a dívida ou aplicar essa grana? Se você errar, pode arruinar seu bolso! Veja a resposta.

como-limpar-nome-sujo 01

29 de janeiro de 2019

Só de ouvir o nome SCPC e Serasa já sente um frio na barriga? Calma! Veja como limpar o nome sujo, renegociar as dívidas e ter mais opções de crédito.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas