13°salário: saiba como organizar as finanças sem o dinheiro extra

12 de novembro de 2019 - Por

13-salario-saiba-como-organizar-as-financas-sem-o-dinheiro-extra

quem ama, compartilha!

O pagamento do 13° salário deve beneficiar aproximadamente 81 milhões de brasileiros, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A renda extra que é um direito concedido aos trabalhadores com carteira assinada, geralmente, é utilizada para quitar dívidas, comprar os presentes de natal ou viajar no final do ano.

Contudo, as trabalhadoras autônomas e microempreendedoras individuais não receberão a grana extra e, por isso, vão precisar ter um bom planejamento financeiro para arcar com as despesas de final de ano e as contas de janeiro.

Para auxiliar a sua organização financeira, conversamos com dois especialistas em finanças pessoais. Com planejamento, você não passa sufoco e consegue aproveitar as festas sem preocupações. Confira.

Avalie seu padrão de gastos no final do ano e economize

O primeiro passo para quem não recebe o 13° salário, é fazer um planejamento detalhado dos gastos. Elle Braude, planejadora financeira CFP da Planejar, explica que profissionais autônomas e microempreendedoras precisam entender qual é o padrão de despesas durante essa época do ano. Avalie quanto vai gastar com presentes, comemoração de Natal e Ano Novo, viagem, contas em janeiro, entre outros.

Anotar todas as despesas é fundamental para desenhar seu planejamento financeiro nessa época do ano. Os aplicativos de gestão de orçamento, como o Mobills ou Guia de Bolso podem auxiliar o mapeamento dos gastos.

“Uma vez que esse padrão de gastos foi levantado, o próximo passo é economizar mensalmente para ter reservas quando chegar a hora certa de gastar, ou seja, provisionar esses gastos”, diz Braude.

Se as suas despesas em dezembro e janeiro somam R$ 3 mil, por exemplo, a partir de janeiro do ano seguinte, você pode economizar um valor mensal durante os próximos 12 meses e assim estar preparada para os gastos de final de ano. Com planejamento financeiro, você evita recorrer ao crédito bancário e fica com a conta no azul.

Tenho dívidas: como posso me organizar financeiramente?

O final de ano é marcado por promessas e metas a serem cumpridas no ano seguinte. Quem tem dívidas, certamente, sonha começar 2020 com todas as pendências quitadas.

Pagar as dívidas sem o auxílio do 13° salário, exige disciplina para montar um planejamento financeiro e segui-lo a risca, sobretudo, com a tentações da Black Friday, festas de Natal, Réveillon e férias. “Vale fazer um sacrifício de gastar o mínimo possível com estas datas para arrumar a situação, e, nos próximos anos, ter um conforto maior na finanças que permita, caso a pessoa queira, aproveitar a época de uma maneira diferente”, pondera Victor Lavagnini Barboza, especialista em finanças pessoais.

Outra dica importante que pode aliviar a falta do 13° salário para trabalhadoras autônomas e MEIs, é ter uma reserva de emergência para arcar com os imprevistos e as sazonalidades dos negócios. “Para muitas profissionais, dependendo do ramo em que atua, época de festas tem pouca receita, e nessas horas, a reserva de emergência ajudará a atravessar essa fase sem deixar de honrar com os compromissos, inclusive as dívidas”, afirma Braude.

Planejamento financeiro para começar 2020 no azul

É necessário ter cautela com as tentações, sobretudo, Black Friday e entender a sua realidade financeira. Antes de gastar, pondere seu faturamento, priorize o pagamento das dívidas e as obrigações para 2020, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar dos filhos, entre outros para montar seu planejamento financeiro.

“Dentro do seu contexto, tenha um orçamento realista para as celebrações de final de ano, assim você terá dinheiro suficiente para as obrigações do ano seguinte”, aconselha Braude.

13-salario-saiba-como-organizar-as-financas-sem-o-dinheiro-extra-

Evite o cartão de crédito nas compras

Segundo Barboza, é muito comum bancos e instituições financeiras subirem o limite dos cartões de crédito nesta época do ano, liberando mais crédito para as pessoas aproveitarem a Black Friday e as festas de final de ano. No entanto, o aumento do limite pode ser a corda para o cliente se enrolar.

Barboza recomenda restringir o uso do cartão de crédito nas compras, principalmente, para quem não tem um bom planejamento financeiro, está apertada financeiramente e não tem controle com o cartão de crédito. Além disso, você evita parcelamentos que podem comprometer seu orçamento em 2020. “Vai comprar presentes? Saia com uma lista em mãos e com o dinheiro separado para cada um deles”, diz.

Pagar à vista é a melhor opção para as compras

Se você quer começar o próximo ano sem pendências, a melhor alternativa é pagar à vista. Dessa forma, é possível negociar descontos e manter o controle das finanças.

E lembre-se: o gasto precisa estar dentro das possibilidades do seu orçamento. Caso seja necessário parcelar, certifique-se que vai conseguir pagar no tempo certo para evitar mais juros no cartão.

Economizar dinheiro no dia a dia

Para economizar dinheiro no dia a dia, questione se você realmente precisa daquele item e evite as compras por impulso. Pesquise opções mais baratas, compare os preços, faça listas, negocie descontos para pagamentos à vista e o mais importante: estabeleça um limite de gastos no orçamento. Se você gasta menos, consegue ter dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

Grana extra para complementar o orçamento

Neste final de ano, as trabalhadoras autônomas e MEIs podem buscar trabalhos alternativos para obter uma renda extra. A profissional pode produzir e vender produtos, já que nesta época, muitas pessoas buscam presentes, recomenda Barboza.

“Outra opção é abrir o armário e buscar roupas, acessórios, livros e qualquer coisa que já não esteja mais sendo utilizado para vender em grupos de desapego”, finaliza.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) carolnogueira@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

DETALHES DO ANEXO 7-dicas-para-fazer-um-amigo-secreto-barato

27 de novembro de 2019

Definir um valor máximo de presente e soltar a criatividade podem deixar o amigo secreto mais barato. Confira dicas para economizar na brincadeira.

21 de novembro de 2019

A viagem de fim de ano é um dos momentos mais esperados nessa reta final de 2019. Para economizar e curtir as férias é preciso planejamento. Confira!

aproveite-que-tem-tempo-como-se-planejar-para-os-gastos-de-fim-de-ano

14 de outubro de 2019

Os panetones nos supermercados já anunciam a chegada do Natal. Dá para acreditar? Planejar os gastos de fim de ano com antecedência é fundamental para não passar sufoco. Confira as dicas da Carol Sandler para economizar.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas