3 conselhos para lidar com uma chefe mais nova que você

29 de janeiro de 2015 - Por

chefe_jovem

quem ama, compartilha!

Você já passou pela experiência de ter uma chefe ou um chefe mais novo? Se não viveu isso ainda, já imaginou qual seria a sua reação se acontecesse? Ter uma relação de subordinação com uma pessoa mais jovem pode ser algo difícil e conflituoso para muita gente. No entanto, focar em lideranças jovens, engajadas em soluções bem alinhadas com as novas tecnologias e com novas propostas de interação faz parte da aposta de muitas empresas.

Sendo assim, lidar com esse contexto tornou-se algo bem comum e é preciso estar preparada para encarar isso com maturidade. Independente de faixa etária, o importante é que a relação chefe-funcionária seja produtiva e enriquecedora para os dois lados. É possível alcançar este propósito se houver paciência, abertura para diálogo e boa vontade para crescer com a experiência.

Procure os pontos que você precisa aprimorar

Sente que sua chefe tem um jeito rápido de se comunicar, que prefere resolver as questões por meio de mensagens instantâneas ou emails, que domina com facilidade as redes sociais, mesmo as mais recentes? Se há em você um sentimento de que as coisas estão acontecendo rápido demais ou que a forma dela lidar com as questões profissionais é muito diferente da sua em função de recursos tecnológicos, é hora de avaliar aquilo que você poderia aprimorar. Conhecer melhor as ferramentas disponíveis, mostrar-se aberta a aprender e a utilizar novos recursos.

Ainda que você tenha um longo caminho pela frente (e não encane em tentar aprender tudo do dia para a noite), o importante é demonstrar abertura para aprender e inovar.

chefia_jovem

Empenhe-se em estreitar a relação

Gerações diferentes, métodos de trabalho diferentes, enfim, perfis que podem ser totalmente divergentes. É preciso diminuir essa lacuna entre vocês. A melhor maneira de amenizar essas diferenças é encontrar brechas para aproximar-se e ter abertura para um bom diálogo.

Conquiste este espaço para que você saiba exatamente o que sua chefe espera de você e para que tenha possibilidade de mostrar o que você também tem como expectativa da chefia.

Não aja com soberba pela experiência que possui

Se você agir com desdém diante do que seu chefe ou sua chefe propõe por acha-lo novo (a) demais, existe ai um sério risco de você desenvolver uma relação arranhada e negativa para os dois lados. Não aja acreditando que somente sua chefia tem a aprender com você, em função da experiência maior.

O fato de você estar na empresa há mais tempo ou de ter mais tempo de mercado não significa que você terá razão sobre tudo ou que não tenha muito a aprender. Procure controlar o ego para que a diferença de idade não te estimule a agir com arrogância. Mesmo se você tiver um chefe ou uma chefe nova demais em função de indicações ou de algum tipo de favoritismo dentro da empresa, seja uma pessoa proativa e na qual ela possa perceber que pode contar para conselhos sobre grandes decisões ou para encontrar soluções para problemas. Trilhe um caminho positivo para crescer em vez de travar uma batalha por poder.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

celebridades-empreendedoras-giovanna-antonelli

30 de janeiro de 2019

Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!

perfeccionismo-no-trabalho-perfeccoinista-carreira 01

16 de janeiro de 2019

ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas