3 dicas para descobrir o rendimento do seu investimento

8 de junho de 2018 - Por

calcular-rendimento-investimento

quem ama, compartilha!

Quem não ama ver seu dinheiro crescendo? É isso que acontece quando você investe. A princípio, parece fácil ver qual é o rendimento, pois isso é informado no momento de aplicar a grana – ao menos no caso de investimentos de renda fixa.

Por exemplo, quando você está na plataforma da sua corretora, a tela para escolher uma aplicação consta que há um CDB disponível com 90% do CDI – sigla para Certificado de Depósito Interbancário, taxa usada para os bancos emprestarem dinheiro entre si e que costuma acompanhar a taxa básica de juros da economia (Selic). Ele é muito usado em investimentos de renda fixa privados, assim como a Selic é usada em alguns títulos do Tesouro Direto.

Porém, há o lado que o seu gerente não fala: existem três fatores muito importantes que determinam qual é o rendimento do investimento de verdade.

1) Taxas podem diminuir o rendimento do investimento

O investimento escolhido tem taxa de administração? E de taxa de carregamento – algo comum em previdência privada? Elas podem comer a rentabilidade do seu investimento sem que você perceba.

De acordo com uma simulação da Anefac, com a Selic a 6,5%, a poupança se torna mais atrativa do que diversos fundos de investimento de renda fixa com taxas de administração salgadas, superiores a 1% ao ano. Clique aqui e confira o levantamento completo.

Há, ainda, mais dois fatores que influenciam, e muito, na rentabilidade de investimentos de renda fixa. Quer saber quais são? Então, assista até o final o vídeo a seguir, que conta com dicas preciosas da Carol Sandler.

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

com-a-selic-a-5-5-investimentos-em-renda-fixa-ainda-valem-a-pena

19 de setembro de 2019

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, caiu 0,5 ponto percentual e alcançou o patamar de 5,5% ao ano. Foi o segundo corte consecutivo de 2019, efetuado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O anúncio aconteceu nesta quarta (18) e confirmou a expectativa da maioria dos especialistas do […]

quais-os-melhores-titulos-do-tesouro-direto-para-investir

3 de setembro de 2019

No passado os títulos do Tesouro Direto eram aquela sopa de letrinhas do NTN-F, LTN, NTN-B e ficava difícil de compreender. Atualmente, os nomes estão bem mais amigáveis e existem duas categorias principais do Tesouro Direto: os títulos prefixados e os pós-fixados. Nos títulos prefixados, já fica definido quanto você vai ganhar na hora do […]

aprenda-qual-e-o-melhor-prazo-de-um-investimento

2 de setembro de 2019

Um dos detalhes mais importantes do investimentos é saber quanto tempo vai deixar o seu dinheiro render. Aprenda o que é melhor em cada caso.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas