3 formas de dormir melhor e ser mais produtiva

24 de novembro de 2014 - Por

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Acordar cedo não é tarefa fácil para muita gente. Ainda que você comece seu dia logo cedo há anos, a batalha para sair da cama e iniciar a rotina de bom humor é dura. E se você não é exatamente uma pessoa diurna, os atrasos podem tornar-se uma constante em sua vida e isso lhe trazer sérios problemas.

Enquanto você ainda não tem a possibilidade de trocar o seu horário, é preciso que estude estratégias para não perder a produtividade e evitar ficar mal vista pela falta de pontualidade. Além disso, ainda que você consiga chegar no horário certo no trabalho, há maneiras de fazer isso com tranqüilidade, sem a necessidade de começar o dia com aquela agitação de sair correndo de casa, sem tempo nem para tomar o café da manhã com calma.

A preparação para o sono

Todo mundo sabe que o ideal para um descanso pleno é dormir pelo menos oito horas por dia. Então, se você tem dificuldades para acordar super cedo, é preciso que durma cedo também, por mais difícil que isso possa parecer.

Acalmar o corpo ao fim de um dia agitado pode ser complicado. Depois que termina o horário de expediente, tem a academia, o happy hour, o jantar com o namorado (a) ou mesmo um tempinho para relaxar em frente a TV. Nem sempre você coloca a cabeça no travesseiro exatamente pronta para dormir. As preocupações ficam indo e vindo, as tarefas para o dia seguinte, a nota vermelha do filho, as dívidas que ainda não foram pagas, enfim, uma série de problema s parecem querer sua companhia e o descanso fica em segundo plano.

Se este é o seu caso, é hora de “ensinar” o corpo a descansar. Deslique TV, celular, computador, etc, pelo menos uma hora antes de ir para cama, para que os estímulos das telas não atrapalhem o seu sono. Coloque uma música baixinha e suave no quarto para te ajudar a relaxar. Colocar uma essência ou um incenso para harmonizar o ambiente também pode ser uma boa pedida. Faça essa preparação cedo, para que você aproveite o máximo que puder da noite para descansar.

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Alimentação

Dormir com o estômago muito cheio é sempre má ideia. Uma eventual indigestão com certeza vai prejudicar seu sono. Em contrapartida, a ingestão de alimentos leves e saudáveis pode ajudar a trazer uma noite de sono mais saudável. Se for tomar um suco, opte pelo maracujá, que ajuda a relaxar. Chá de camomila também é um ótimo calmante natural. Em contrapartida, evite alimentos e bebidas com componentes que aceleram o corpo, como o café, o chá mate, coca-cola (todos com cafeína na composição).

O despertador

Pode parecer bobagem, mas não é. Seu despertador tem que ser uma espécie de “amigo” eletrônico. Não adianta arrumar um com um barulho tão suave que mais embala seu sono do que te desperta, tampouco um tão irritante que te faz despertar sempre com o pior humor do mundo.

Escolha um despertador que seja o meio termo entre essas duas coisas e pare de ceder para a função “soneca”. Se você pensar bem, esses dez minutinhos a mais só vão servir para prolongar a tortura, pois você vai repetir o ritual de adormecer e precisar levantar logo em seguida, sem contar que você só percebe o quanto esses dez minutos são preciosos quando chega ao ponto de ônibus e o que o você pretendia embarcar acaba de sair…

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