3 segredos para ter uma boa equipe de vendas

3 de junho de 2014 - Por

os segredos para vender bem

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Você já passou pela desagradável situação de ser abordada insistentemente por um vendedor enquanto namorava uma vitrine? Ou de entrar em uma loja para dar uma olhada nas araras de roupas e ser completamente ignorada por todos os vendedores? Os dois extremos são capazes de irritar uma potencial cliente em igual medida. Mas afinal, qual seria o atendimento ideal?

Se você é empresária e não quer que sua equipe cometa os erros acima, é preciso focar o treinamento em pontos-chave para estabelecer uma boa relação com os possíveis clientes.

Os cuidados com a abordagem

Seguir o caminho do meio é a única forma de começar o atendimento de um jeito agradável, nada de excessos com quem ainda nem entrou na loja e nem desdém com quem chegou e começou a olhar os produtos. Além de apresentar-se e colocar-se à disposição do cliente, é possível começar uma conversa casual, para tentar entender melhor o perfil da pessoa ou de quem ela pretende presentear.

As perguntas adequadas, no contexto certo, podem auxiliar o cliente a escolher um produto acima das expectativas e, dessa forma, criar espaço para novas compras. A satisfação da pessoa dá abertura para a possibilidade de levar uma camisa a mais, um sapato, um colar para compor o visual e por ai vai…

O importante é seus funcionários não deixarem para o cliente a impressão de que querem vender a qualquer custo. O vendedor precisa ser parte do processo de decisão do consumidor, mas sempre respeitando suas opiniões e lhe dando espaço para refletir sobre suas escolhas.

segredos para uma boa venda

Avalie os princípios de seus funcionários

É triste saber que ainda acontecem situações de descaso com um cliente em função de um preconceito infundado. Nada mais desagradável do que perceber que um cliente recebeu um péssimo atendimento porque entrou em uma loja mal vestido. Mas infelizmente existem pessoas que fazem esse julgamento raso e sem fundamento.

As perdas, neste caso, vão muito além de uma simples venda não concluída. A frustração e o constrangimento gerados no cliente dispensado podem arranhar a imagem da empresa em proporções praticamente irremediáveis. Em tempos de redes sociais, o episódio pode acabar sendo narrado na internet e replicado largamente, render notícias negativas na mídia e gerar uma crise para sua marca.

Não precisa nem falar muito, não é meninas? A gente sabe que a postura correta e decente é atender todos que entrarem em um estabelecimento com a mesma medida de cuidado e atenção. Ainda no período de experiência de seus funcionários, avalie de perto a conduta deles.

Relacionamento a longo prazo

Assim como o exemplo acima pode gerar resultados catastróficos, um bom atendimento pode ser o início de uma relação a longo-termo. Muita gente prioriza satisfação em detrimento do preço. Se você oferece tanto qualidade em seus produtos quanto atendimento impecável, com certeza irá fidelizar vários clientes. É ai que também começa a propaganda boca-a-boca e podem acreditar, essa é uma das ferramentas mais importantes para consolidar uma marca!

 

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