4 dicas para reorganizar a vida financeira após o divórcio

21 de outubro de 2019 - Por

4-dicas-para-reorganizar-a-vida-financeira-apos-o-divorcio

quem ama, compartilha!

Quando duas pessoas vão morar juntas, podem até dar alguns tropeços antes de organizar as contas da casa. Mas se tiverem disciplina, no fim das contas dá tudo certo, afinal, é a união de forças também na vida financeira. Por outro lado, quando o assunto é divórcio, além de todo o desgaste emocional que a situação traz, existe, ainda, o desafio de novamente ajustar o orçamento doméstico.

A tarefa não é simples. Na vida a dois, dá para dividir as contas da casa, no mês que um está mais apertado o outro ajuda com uma conta e outra, enfim, dois bolsos fazem mais que somente um. Mas tudo é uma questão de ajuste. Por mais que o momento seja difícil, não tomar as rédeas a tempo de reorganizar a vida financeira pode piorar ainda mais a situação. Se você está passando por um momento como este ou sente que o divórcio é uma realidade próxima, a professora Eliza Lippe, especialista em contabilidade e gestão financeira pela IBE-FGV, traz algumas orientações para ajudá-la a organizar o orçamento.

Reorganize o orçamento doméstico

A primeira orientação da especialista é mapear novamente todas as despesas e a receita disponível. Organize uma planilha identificando as despesas fixas e quanto elas consomem do seu salário. Este é o primeiro passo para definir as principais mudanças que você pode precisar fazer no seu orçamento doméstico. “É preciso focar no essencial, nas necessidades primordiais. O objetivo é encontrar um custo médio, a partir disso você vai incluindo outros tipos de gastos”, afirma.

Veja como economizar nas contas da casa

A professora orienta que essas anotações sobre as despesas com contas fixas, variáveis e o quanto elas consomem do salário devem ser feitas mês a mês. Com este controle, a cada três meses você deve comparar os gastos. “É uma forma de ver como você pode economizar, onde está gastando mais dinheiro do que deveria. Pode ser o chuveiro ligado por muito tempo, a máquina de lavar roupa”, ressalta.

4-dicas-para-reorganizar-a-vida-financeira-apos-o-divorcio-

Avalie o gasto com a moradia

Reavalie o lugar onde vive. Se você permaneceu no imóvel onde vivia com seu ex-marido ou ex-mulher e o local é amplo, com mais quartos do que você precisa, de repente é o momento de escolher outro local para morar. Manter os gastos de uma casa ou apartamento maiores do que você precisa certamente vai apertar seu orçamento doméstico.

Economize nos gastos fora de casa

A especialista recomenda ponderação nos jantares fora de casa e passeios caros. Vale ressaltar que os sacrifícios são para ajudar neste período de ajustes das contas da casa. Ainda que você seja uma pessoa organizada financeiramente, o aumento das contas e a reavaliação das despesas em geral terão um impacto no bolso.

Divertir-se, espairecer, ver amigos e estar com a família é fundamental neste período, afinal, independente de quem tenha partido a iniciativa de pedir o divórcio, o processo é doloroso para os dois lados. Não abra mão do seu lazer, mas procure alternativas que não sejam tão dispendiosas neste momento.

Fotos: Adobestock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

pessoas-divorciadas-pagam-mais-caro-no-seguro-de-carro-diz-estudo.

11 de setembro de 2019

Além de todo desgaste emocional acarretado pelo divórcio, você deve ficar atenta a um fator financeiro que pode pesar no seu bolso: o valor do seguro de carro. O levantamento realizado pela Compara – plataforma de cotação de seguros e produtos financeiros – mostra a elevação do custo após a separação. Em média, o preço […]

pensao-alimenticia-como-calcular

31 de janeiro de 2019

Afinal, existe uma fórmula para calcular o valor da pensão alimentícia? Veja a resposta para a questão que já rendeu muita discussão entre divorciados.

traicao-casal

16 de maio de 2018

Para passar pelo divórcio depois de uma traição, é importante se manter centrada e buscar formas de cuidar da parte mais importante, você mesma! Confira dicas de especialistas.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas