4 maneiras de planejar a sua aposentadoria

3 de novembro de 2014 - Por

garantir_apoosentadoria

quem ama, compartilha!

Desfrutar de uma aposentadoria tranquila é o sonho de todo mundo. Afinal, depois de gastar uma vida trabalhando arduamente, nada mais merecido do que aproveitar a terceira idade com conforto e estabilidade. Bom, isso é o desejável , mas conseguir essa tranquilidade não é tarefa fácil.

Assim como qualquer outro momento importante da vida, uma boa aposentadoria depende de planejamento. Contar somente com a renda da Previdência Social significa reduzir radicalmente o padrão de vida, portanto é preciso pensar em outras estratégias para garantir um futuro tranquilo.

Comece o quanto antes

É difícil imaginar a aposentadoria quando estamos com 20 e poucos anos, ainda dando os primeiros passos na carreira. Mas é importante sempre ressaltar que estamos falando da construção do seu patrimônio, da garantia da sua qualidade de vida quando você já tiver contribuído o suficiente com sua força de trabalho.

Sendo assim, nunca é tarde para começar.O quanto antes você começar a planejar sua aposentadoria, mais confortável será seu futuro.

Como construir a aposentadoria

Como dissemos, a Previdência Social, em linhas gerais, não lhe garantirá um padrão de vida confortável, portanto o interessante é pensar nela somente como um complemento da sua fonte de renda principal. Você pode estudar um plano de previdência privada ou mesmo em rendimentos fixos com resgate a longo prazo.

Se você já tem o hábito de investir, é interessante que tenha um controle daquela parcela que destinará à aposentadoria daqueles investimentos que você poderá lançar mão ao longo da vida. É importante que você não mexa no dinheiro destinado a aposentar-se para outros fins, como o custeio de uma especialização, a compra de um imóvel, de um carro, etc.

garantindo_aposentadoria

Estime seus gastos

Ainda que você não tenha certeza de quanto precisará para viver no futuro, tente imaginar como seria seu padrão de vida e as despesas que teria. Além dos gastos fixos com a residência e com o seu sustento, você poderá ter gastos maiores para lidar com a saúde, por exemplo. Em contrapartida, os gastos com filhos, por exemplo, diminuem bastante, tendo em vista que o mais provável é que eles já estejam independentes quando você aposentar-se.

O interessante é que você trace uma meta também da idade em que pretende aposentar-se, para assim poder buscar o que você considera ideal para manter seu padrão de vida. Afinal, quanto mais cedo você aposentar-se, maior precisará ser o seu patrimônio para que consiga viver com a mesma qualidade que tinha antes da aposentadoria.

Calcule o que precisará juntar por mês

Tendo em vista uma meta para aposentar-se, é preciso que você faça as contas do quanto precisará economizar por mês para atingir seu objetivo. Seja disciplinada e leve em conta que essa quantia é para garantir o seu futuro!

Pense em todo o esforço que você faz para construir sua carreira e buscar seu crescimento pessoal e profissional. Depois de conquistar sua independência financeira, ter seu próprio imóvel e condições de manter um padrão de vida confortável para si, o natural é ter condições de sustentar todas essas conquistas até o fim da vida. Por isso, ainda que seja difícil imaginar como será sua vida futuramente, é preciso ter bases sólidas para manter a sua tranquilidade.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

como-ganhar-dinheiro-precificar-ovos-de-pascoa

5 de abril de 2019

O primeiro passo para ganhar dinheiro vendendo ovos de Páscoa é precificar direitinho – e isso começa com um cálculo simples e fácil. Aprenda-o aqui!

dinheiro-controle-educacao-financeira-thais-teles-01

2 de abril de 2019

Não basta ganhar dinheiro: tem que saber como gastar. É aqui que entra a educação financeira. Parece complicado? Nem tanto! Entenda de um jeito fácil!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas