18 de outubro de 2017 - Por Ana Paula de Araujo
Muitas pessoas tremem só de pensar em conversar com o chefe – especialmente quando é para relatar algum problema, afinal, surge aquele medo de não parecer competente o suficiente. Porém, algumas situações pedem intervenção. Você pode estar com dificuldades em lidar com um cliente complicado, em um conflito com um colega de trabalho ou até mesmo se sentindo estagnada em um determinado projeto.
Quando pedir ajuda é uma boa? E como abordar o chefe para relatar a dificuldade? Veja algumas orientações a seguir. As dicas são do site The Everygirl.
Existe uma pergunta que você deve fazer para si mesma antes de levar o problema para seus superiores: você já tentou solucionar a questão por si mesma? Se não, antes, tente algumas soluções. Assim, a conversa será mais produtiva.
Se você conseguir resolver por si mesma, deve se fazer outra pergunta: há algo que seu chefe deva saber sobre isso? Por exemplo, talvez você sempre tenha problemas em um determinado momento do fluxo de trabalho, o que pode significar que algo na rotina deve ser revisto para que as coisas fluam melhor. Ou, quem sabe, seus superiores devam saber sobre o conflito que você teve com o cliente – é melhor que ele ou ela ouça dos seus lábios do que pelos dos outros.
Existem maneiras de fazer isso para que a conversa seja produtiva, efetiva e você não pareça uma dedo-duro ou ineficiente. Se você decidiu levar a dificuldade adiante, veja os passos a seguir.
Seu superior precisará saber tudo o que aconteceu para ajudá-la a resolver a questão. Então, antes de marcar a reunião, garanta que você terá todas as informações necessárias – como quem está envolvido no problema e quais erros possivelmente levaram a esse ponto. Quanto mais dados, maiores as chances de ele conseguir ajudá-la a encontrar uma solução.
Se há algo que irrita chefes em geral é o hábito de procurá-los com problemas sem sequer ter algum palpite de como resolver a situação. Seu papel em uma empresa não é apenas cumprir as tarefas e responsabilidades do dia a dia, mas também resolver adversidades da melhor forma possível. Proponha possíveis próximos passos. Com esse ponto de partida, você e seu gestor terão uma conversa muito mais produtiva sobre como prosseguir.
É muito provável que você não esteja lidando com qualquer probleminha – senão, nem se preocuparia em levar a questão para a chefia. Ou seja, abordá-la no corredor da empresa pode não ser a melhor alternativa. Em vez disso, procure um tempo na agenda de seu gestor para que vocês dois sentem e deem toda a atenção necessária.
Você pode mandar um email:
Oi, [nome do/a chefe],
Estou com algumas dificuldades com [diga o problema] e gostaria de saber se podemos tirar um tempo para falar sobre isso. Você tem algum espaço na agenda para sentarmos e conversarmos? Não levaria mais do que 20 minutos.
Obrigada,
[Seu nome]
Depois que vocês chegarem a uma conclusão, é muito importante lembrar qual foi a resposta e seguir em frente. Assim, toda vez que você estiver em uma situação parecida, saberá o que fazer sem precisar de outro aconselhamento. Vale lembrar que isso não tira sua responsabilidade de sempre atualizar os superiores sobre problemas que surjam, mesmo que você dê conta deles por si só.
Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
22 de fevereiro de 2019
Segundo estudo, meritocracia não funciona na prática. Então, como driblar as desvantagens de ter nascido menos favorecida? Veja dicas práticas!
20 de fevereiro de 2019
Ranking mostra que, entre as profissões em alta, estão desenvolvedor mobile, bioinformacionista e agricultor urbano. Conheça outras e evolua na carreira!
15 de fevereiro de 2019
Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.