4 recomendações para as compras na Black Friday

13 de novembro de 2014 - Por

cuidados_compras_black_friday

quem ama, compartilha!

Quem vive sempre antenada em promoções já sabe que no próximo dia 28 acontece a Black Friday brasileira. Inspirada na famosa liquidação norte-americana, a versão do Brasil acontece em lojas online de diversas grandes marcas. Os descontos acontecem de meia noite até 23h59, sendo que a procura costuma ser tamanha que gera congestionamento nos acessos.

Comprar por preços melhores nessa época do ano é ótimo, mas é preciso tomar cuidado com algumas armadilhas que são muito comuns. Muitas lojas realmente pegam o espírito da coisa e oferecem descontos interessantes, mas infelizmente é comum ver pessoas caindo em propagandas enganosas durante a Black Friday.

Para que você possa aproveitar a data promocional para economizar em suas compras de fim de ano, vamos dar algumas dicas importantes para que você não caia em ciladas.

Fique atenta aos descontos falsos

Antes de comprar qualquer produto, certifique-se que o preço está realmente abaixo do que é praticado no mercado. As vezes, na euforia da situação e a vontade de comprar rápido para que a mercadoria não se esgote, muita gente acaba não prestando atenção a detalhes importantes.

Algumas lojas adotam a prática de aumentar consideravelmente o preço de alguns produtos nas vésperas da liquidação, depois abaixam novamente na Black Friday. Ou seja, você olha o valor do produto que quer comprar no dia da promoção e acha que ele tem um bom desconto, mas o que não sabe é que aquele é o preço praticado normalmente, o valor anterior é que estava acima da média.

Sendo assim, antes de fechar a compra, dê uma pesquisada no valor de mercado daquilo que você deseja. O ideal é que você já sente em frente ao seu computador sabendo exatamente o que precisa comprar e com os preços médios de cada produto, assim você não será enganada com falsas promoções.

cuidados_compras_online_idec

Esqueça os impulsos

Navegar em sites com inúmeras promoções é realmente uma grande tentação. Mas é extremamente importante que você controle os impulsos, afinal estamos nos aproximando das festas de fim de ano, das férias e dos gastos exorbitantes de janeiro! Sendo assim, ter consciência financeira neste momento é fundamental para que você não comece o próximo ano no vermelho!

Produtos com defeito

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os descontos concedidos em função de defeitos de fabricação devem ser avisados antes da compra e de forma clara. Além disso, o defeito não pode comprometer o funcionamento do produto. Se você comprar alguma mercadoria defeituosa em promoção sem o devido aviso prévio ou se o produto não estiver funcionando, não deixe de relatar o problema ao Procon.

Compra de serviços

No caso de comprar serviços em vez de um produto específico, como uma sessão de massagem ou um tratamento de beleza, preste bastante atenção a todas as cláusulas do contrato antes de fechar a compra. Na pressa, a gente costuma a marcar aquela caixinha atestando que “leu e concorda com as condições de compra”, mas na verdade não leu uma linha sequer! Deixe a preguiça de lado e leia com calma o contrato, assim você evita contratempos futuros.

Gostou das dicas? Então, boas compras!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

carnaval-gastar-dinheiro-orcamento-como-economizar-01

11 de fevereiro de 2019

Dá para viajar no Carnaval, ir para os blocos, curtir com as crianças e ficar com o orçamento na azul! Duvida? A primeira dica é planejar. Veja as outras!

como-economizar-dinheiro-fazer-compras 01

25 de janeiro de 2019

Saber como economizar dinheiro não é só pesquisar preços: você PRECISA se fazer essas 4 perguntas básicas. A primeira: vale a pena? Conheça as outras!

economizar-na-ceia-de-natal(1)

5 de dezembro de 2018

Fazer uma ceia de natal mais barata nem sempre é tarefa fácil. Mas, com algumas dicas simples, é possível comprar os ingredientes sem pesar o bolso. Saiba como!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas