5 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar sua empresa

20 de agosto de 2018 - Por

redes-sociais-negocio(1)

quem ama, compartilha!

Quem é empreendedora sabe da importância de se promover nas redes sociais. Hoje, elas são um dos principais meios de comunicação entre as empresas e seus consumidores, tornando-se uma ferramenta muito poderosa para alavancar as vendas ou a procura por serviços.

Porém, antes de se aventurar pela Internet, é preciso seguir algumas dicas de estratégias de comunicação para esses canais. Tudo dependerá do tipo e dos objetivos da empresa, pois cada rede social tem uma finalidade e costuma funcionar melhor para um determinado negócio.

1 – Conheça bem as ferramentas disponíveis

Na hora de escolher qual rede social utilizar para impulsionar a sua empresa, é preciso saber qual o retorno esperado. Isso porque cada plataforma trabalha de uma maneira diferente e costuma funcionar melhor para determinado tipo de público ou produto. O Instagram, por exemplo, atinge mais o público voltado para moda e beleza.

“Já o Facebook é ideal quando se pretende atingir públicos bem específicos, devido à facilidade da ferramenta na hora de segmentar os anúncios. Com ele, você pode escolher que o anúncio apareça apenas para mulheres com mais de 40 anos, casadas e que estejam empregadas, por exemplo”, comenta Sandro San, consultor de negócios e marketing digital.

2 – Escolha o seu público-alvo

Atirar para todos os lados não é uma boa opção quando se trata de redes sociais. Segmentar seu público-alvo te ajudará a ter mais clareza sobre os tipos de campanha que precisará fazer, além de poupar tempo, energia, recursos e trazer mais resultados. Descobrir quem você pretende atingir com os perfis da sua empresa lhe dará uma vantagem competitiva.

3 – Desenvolva um relacionamento com os seus clientes

Não é porque existe uma tela entre você e o seu cliente que não é preciso criar um relacionamento com ele. Oferecer um serviço ou mercadoria para alguém, sem antes desenvolver uma relação, poderá causar certa repulsa nas pessoas, ainda que elas precisem do seu serviço.

“Outro ponto muito importante é manter um diálogo aberto com as pessoas da audiência ao interagir e responder as mensagens que chegam. Isso faz com que os clientes percebam que você se importa com eles e não está ali somente para vender”, pontua San.

4 – Mantenha uma boa comunicação com o seu público

Agora que você já conhece o seu público-alvo, deverá comunicar-se de maneira que desperte o interesse dele pela sua empresa. A melhor forma de fazer isso é produzir postagens que agreguem valor ou ajudem o seu público de alguma forma: dê dicas, tire dúvidas ou ofereça algum bônus.

redes-sociais-negocio(2)

Além disso, crie uma rotina de postagens, para sempre ser lembrada. Diversifique o máximo possível o seu material – poste, por exemplo, textos e vídeos curtos que levem ao seu público uma informação valiosa.

“O mundo todo está conectado em uma aldeia global e nas redes sociais existem muitos clientes em potencial para consumir os produtos ou serviços da sua empresa. Isso pode vir a ser uma ótima fatia do mercado que alavancará os seus resultados, desde que você use a estratégia certa”, pontua Alexandre Gonçalves, coach de negócios e consultor empresarial.

5 – Saiba gerenciar crises

Nem as grandes empresas conseguem escapar das crises que acontecem nas redes sociais. Por isso, é fundamental se preparar para contornar situações de críticas dos clientes, ou ainda quando uma postagem é mal interpretada.

“Apesar dos benefícios das redes sociais para uma empresa, não podemos deixar de levar em consideração o desafio de conquistar esse cliente, principalmente por essa relação estar em um ambiente virtual. Isso exigirá da empreendedora capacidade de gerar confiança e credibilidade, para que o cliente se sinta atraído e, consequentemente, venha procurar sua empresa. Então, o ideal é não deixar nenhuma margem para dúvidas”, conclui Gonçalves.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

profissionais-liberais

27 de maio de 2019

Se você é profissional liberal ou autônoma, precisa ter um bom planejamento financeiro, capital de giro e uma reserva para o futuro. Veja como.

celebridades-empreendedoras-giovanna-antonelli

30 de janeiro de 2019

Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!

empreendedorismo-consumo-consciente (1)

6 de dezembro de 2018

Com a criação da marca Tereza, detentas da Penitenciária Feminina II de Tremembé têm a chance de uma vida nova durante o regime fechado e depois de cumprir a pena. Conheça!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas