5 dicas para economizar na conta de água e luz

1 de outubro de 2018 - Por

quem ama, compartilha!

Você já calculou o quanto gasta com conta de água e luz por mês? Esses são gastos que podem pesar bastante no orçamento familiar, principalmente com a sucessão de aumentos que sofremos nos últimos anos. Para você ter uma ideia, entre 2014 e 2017 houve um aumento de 31,5% apenas na conta de energia.

O dado foi obtido através de um levantamento realizado, a pedido do portal G1, pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Apenas em agosto deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento de 10% a 30% em seis estados, entre eles São Paulo, Paraíba e Santa Catarina.

Já em relação à conta de água, é preciso tomar mais cuidado ainda, uma vez que alguns estados enfrentam situação de racionamento. Isso, além de encarecer o valor cobrado, é um alerta sobre a necessidade de economizarmos esse bem tão precioso. Apenas em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 3,5% na conta no mês de junho.

Com algumas mudanças simples no seu dia a dia você conseguirá uma baita economia e, de quebra, contribuirá para o meio ambiente. Maravilha, né? Então aprenda como mudar e conseguir poupar um pouco mais de dinheiro:

1 – Reutilize

A água que sai da máquina de lavar roupa é ideal para lavar a garagem ou o quintal. Despeje toda água num balde e faça a limpeza dessa área. Para ajudar, ainda tem um restinho de sabão em pó na água que vai deixar tudo com um cheirinho bom.

2 – Feche

Está escovando os dentes ou se ensaboando? Feche a torneira ou chuveiro para evitar desperdício. Nesses segundinhos você gasta um montão de água desnecessariamente. Só abra quando for necessário.

conta-de-agua-e-luz(2)

3 – Conserte

Uma parede está com vazamento ou a geladeira faz muito barulho? Chame alguém o quanto antes para verificar esses problemas. Geladeiras muito antigas costumam consumir muita energia – e isso reflete no valor da sua conta de luz – e vazamentos podem trazer problemas muito mais dispendiosos se não forem checados o quanto antes.

4 – Desligue

Antes de sair de casa, desligue todos os equipamentos eletrônicos da tomada. Por mais que estejam desligados, eles continuam consumindo energia.

5 – Construa um jardim inteligente

Jardim em casa é o sonho de muita gente. Que tal fazer um no telhado? Assim, você e sua família terão um ambiente para curtir a natureza. É possível decorar o ambiente com plantas de baixo custo de manutenção e, se você usar uma manta geodrenante – um sistema que leva a água até o ralo normalmente – possibilita também a reutilização da água da chuva.

Foto: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

economizar-dinheiro-dia-a-dia-01

27 de outubro de 2018

Quem diria que uma simples lista de supermercado pode te ensinar como economizar dinheiro no dia a dia! Veja outros truques FÁCEIS e PRÁTICOS!

economizar-ganhar-dinheiro-fim-de-ano(2)

24 de outubro de 2018

Faltam dois meses para o fim do ano e esse é o momento para buscar formas de economizar e ganhar dinheiro extra. Confira 7 aplicativos que te ajudarão nessa empreitada.

morar-sozinha-economizar

12 de setembro de 2018

Morar sozinha é uma grande conquista, mas as despesas podem assustar quem está começando a lidar com essa realidade. Saiba o que fazer para reduzir seus gastos mensais.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas