27 de novembro de 2017 - Por Gabriella Bertoni
Com as festas de Ano Novo, vem a vontade de comemorar a virada em um lugar diferente. Existem opções para quem curte praias famosas pelo espetáculo dos fogos de artifício e para quem quer fugir do agito e descansar em uma casa de campo. Mas tudo isso tem um custo alto nessa época do ano e é preciso estar com as finanças preparadas para fazer uma viagem tranquila e sem atrapalhar o orçamento.
Confira dicas do especialista em finanças Alexandre Prado para gastar pouco na viagem de Ano Novo.
Pense se o destino escolhido é possível para o seu bolso. Não adianta planejar uma grande viagem com toda a família para uma cidade litorânea cara e começar 2018 com dívidas. Lembre-se: início de ano já vem com contas extras, como IPVA, IPTU e escola. Esteja preparada para isso e passe a virada do ano tranquila.
O ideal é comprar passagens e reservar as acomodações com antecedência. Porém, se você ainda não fez isso, ainda é possível viajar sem gastar muito. Escolha destinos menos badalados, flexibilize datas de partida e chegada e lembre-se de utilizar, se possível, os programas de pontos e milhagens.
“É importante também estabelecer um limite diário para gastos e viajar com pouca bagagem. Outra dica é, ao invés do hotel, optar por outras acomodações mais simples e baratas (hostel, camping, locação de imóvel por curtíssima temporada), mas que inclua os recursos mínimos que necessite”, comenta Prado.
Outra dica do especialista é evitar usar táxi e serviços de transfer, optando por transporte público sempre que possível. Busque por restaurantes menos conhecidos e fora de zonas turísticas ou coma na rua, mas não em fast foods. “Compre ingredientes e prepare suas próprias refeições. Outro ponto muito importante: contenha o impulso de fazer muitas compras”, alerta.
Nesta época do ano, os preços de pacotes de viagem e hospedagem chegam, em alguns casos, a serem abusivos. Tome cuidado com pacotes que oferecem muitos itens, como as opções all inclusive e muitos passeios. Essas comodidades saem mais caro e requerem mais tempo de preparação financeira.
Se você já tem um passeio em mente no local de destino, compre os ingressos com antecedência. Outra opção é procurar por cupons de desconto em sites de compra coletiva ou priorizar opções gratuitas.
Locais mais badalados são sinônimo de gastar mais dinheiro. Busque por destinos menos famosos e proponha para a família um Ano Novo diferente: em cidades do interior ou em um sítio. Já pensou na possibilidade de preparar um jantar em família em casa? Decore uma bela mesa e passe uma virada de ano inesquecível.
Fotos: Fotolia
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
9 de outubro de 2018
Se você vai viajar – para fora ou Brasil –, se prepara: o dólar alto está afetando o preço até das passagens! Para economizar, o primeiro passo é pesquisar. Veja outras dicas.
7 de abril de 2018
Segundo o Pinterest, pesquisas sobre viajar sozinha cresceram 593%. Tours gastronômicos e aventuras também se destacaram. Veja outras tendências e como segui-las.
11 de dezembro de 2017
Ainda dá tempo de programar-se e passar a virada do ano em um lugar especial. Porém, o valor de alguns destinos aumentam de forma astronômica nesta época. O Finanças Femininas separou alguns locais mais econômicos. Confira!