5 dicas para lidar com os desafios de ser uma mulher empreendedora

5 dicas para lidar com os desafios de ser uma mulher empreendedora

*Barbara Hannelore

O que mais me perguntam quando falo sobre o meu trabalho e meus empreendimentos é: como você consegue dar conta de tudo isso? Cuidar do filho, cuidar da vida financeira, fazer palestras, espetáculos, escrever e fazer cursos? Diferente da linha pregada por muitas, reconheço que não tenho superpoderes. A receita para o sucesso como mulher empreendedora é bem simples: faça o que tem que ser feito.

Temos uma tendência muito grande de nos mantermos em um universo paralelo de imaginação. Isso acontece quando você passa horas do seu dia com uma imagem da ação que precisa ser feita, mas acaba procrastinando a ação em si, porque as imagens vão sendo criadas em sequência e acabam parecendo algo maior do que realmente é.
Para ter êxito no seu negócio, confira essas 5 dicas e supere os desafios como empreendedora:

1- Coloque todas as suas ações no papel

Se você já decidiu ser uma mulher empreendedora e começou a enfrentar os desafios, acredito que já tenha feito uma pesquisa de mercado e definido o seu nicho de atuação. Isso porque ações desorganizadas podem ser tão prejudiciais quanto ações que não saem do mundo mental.

Para ter clareza, faça uma lista com todas as tarefas que precisam ser feitas para dar andamento no seu negócio. Depois disso, coloque uma ordem de prioridade considerando o que você vai fazer que é urgente, o que pode ser deixado para semana que vem e o que pode ser delegado.

2- Previsão de fluxo de caixa

Um dos maiores equívocos que vejo as mulheres cometendo é não ter clareza do fluxo de caixa, tão pouco uma previsão com metas de faturamento mensais. Tenho percebido isso principalmente nas empreendedoras da área de serviços, como profissionais liberais e coaches. Se estamos falando da manutenção de um empreendimento, precisamos saber como anda a saúde financeira do nosso negócio.

Para isso, mantenha seus custos fixos sempre à sua frente e busque reduzir ao máximo seus custos variáveis. Tenha uma planilha do orçamento financeiro da empresa, separada da planilha do seu orçamento pessoal, do contrário você nunca vai ter clareza se sua empresa está te dando lucro ou prejuízo.

Geralmente esse desejo de cuidar das contas fica muito na nossa mente e não sai dela de forma sistematizada para uma planilha, o que vai prejudicar o crescimento do seu negócio.

3- Determine seu horário fixo de trabalho

Sei por experiência própria o quanto isso é difícil de ser feito, e sei também que não é impossível. Temos a tendência de ir de cabeça no negócio, o que acaba afetando outras áreas da vida.

mulher-empreendedora

Quando percebemos, deixamos de cuidar da saúde, já não temos tempo para os filhos, nem para família e amigos. Isso reduz a nossa percepção de qualidade de vida e o nosso nível de felicidade, o que afeta diretamente o andamento dos negócios. É preciso aprender a equilibrar as áreas da nossa vida com o nosso empreendimento.

4- Tenha uma reserva financeira da empresa separada da sua

Por mais difícil que possa parecer, essa dica eu tive que aprender na marra. É importante que a empresa tenha o seu fluxo de caixa, e também a sua reserva de emergência – que deve ser capaz, no médio prazo, de bancar a empresa e seus custos fixos, em caso de alguma intercorrência.

Para isso é importante que você faça a reserva mensal de emergência na sua previsão financeira, que nesse caso pode ser mantida em uma poupança, ou investimentos com maior liquidez.

5- Cuide da sua mentalidade

Sabe o ditado sonhe com quem sonha com você? É muito válido para nós empreendedoras. As pessoas que não acreditam nas próprias capacidades tenderão a te fazer desacreditar das suas. Então cerque-se de pessoas que estejam na mesma energia de fazer a diferença no mundo com o seu empreendimento para se manter blindada do negativismo.

Para consolidar as 5 dicas, mantenha a sua vida organizada em um cronograma semanal com pelo menos 3 objetivos diários a serem realizados. Definindo horários para tudo que é importante para o crescimento da sua empresa e, ao mesmo tempo, cuidando das suas relações e do seu bem-estar!

Estabelecer conexão com próximo é o maior objetivo de todo empreendimento e vou falar sobre isso nas minhas próximas colunas, ok? Você nasceu para arrasar e no seu negócio não vai ser diferente!

Aproveite para postar suas dúvidas e percepções nos comentários, vai ser um prazer te responder. E claro: você também pode sugerir pautas para a essa coluna!

*Barbara é palestrante, especialista em desenvolvimento pessoal e co-autora do livro Empreendimento de Mulher. Criada na periferia de Belo Horizonte, Barbara enfrentou episódios de racismo em diversos momentos da vida e a perda de um dos filhos ainda bebê. Hoje, ela usa sua história como motivação e através do projeto Arrase Mulher, lidera inciativas em prol de um objetivo comum: Ajudar mais mulheres a descobrirem a versão fodástica que existe dentro delas. 

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Bárbara Hannelore

Barbara Hannelore

close