5 estratégias de networking que você ainda não tinha pensado

12 de abril de 2017 - Por

networking_estrategias

quem ama, compartilha!

Todos conhecemos a maneira tradicional de fazer networking: você encontra a pessoa em um evento ou por intermédio de um amigo, conversa sobre carreira enquanto toma um café, troca contatos e marca uma conversa. Se essa, entretanto, é a única estratégia que você usa, pode estar perdendo oportunidades.

Segundo dados do estudo “2016 Women in the Workplace study”, no geral, mulheres têm menos acesso do que os homens a executivos seniores e a situações que poderiam contribuir para o crescimento profissional. Por isso, é tão importante saber utilizar bem as suas oportunidades de relacionamento. Confira cinco estratégias que você pode utilizar para ampliar sua rede de contatos e impulsionar sua carreira.

1) Use as redes sociais

Seguir e interagir com pessoas relevantes na sua área utilizando as redes sociais, como Instagram e LinkedIn, são passos que podem trazer bons retornos para a sua vida profissional. Nesses casos, é fundamental tomar cuidado para não “perder a mão” e soar inconveniente.

2) Aproveite as mensagens casuais

Não há necessidade de, necessariamente, agendar um café com a pessoa para nutrir uma boa relação. Você pode aproveitar oportunidades do dia a dia e enviar, por exemplo, uma mensagem parabenizando a pessoa por um feito ou indicando um artigo que a tenha feito lembrar dela. Muitas vezes essas pequenas lembranças são mais eficazes do que um encontro formal, que pode ser visto apenas como mais uma obrigação entre as tarefas do dia.

3) Seja direta

Dependendo da situação, explicar exatamente o que deseja pode ser a melhor opção. Gostaria de um conselho de um ex-chefe, por exemplo? Dizer o que precisa pode ser mais efetivo do que simplesmente usar a abordagem: “vamos colocar o papo em dia”. Ofereça opções à pessoa quando entrar em contato, como marcar um call ou encontro presencial.

networking_estrategias_interna

4) Olhe para cima e para baixo

Tanto o presidente da sua empresa quanto os estagiários fazem parte da sua rede de contatos. Preocupar-se em cultivar relações construtivas de trabalho apenas com quem ocupa cargos superiores é um erro muito comum, mas é preciso lembrar-se que o mercado de trabalho é dinâmico e os profissionais se relacionam de formas diversas.

5) Pense além da sua área

É importante abrir a cabeça e buscar boas relações não só na sua área de atuação, mas também em setores relacionados e mesmo fora do ambiente de trabalho. Contatos naturais feitos, por exemplo, na sua aula de yoga ou no seu prédio podem ser muito úteis profissionalmente em algum momento.

*Com informações do texto “8 Networking Strategies You Haven’t Thought of Yet”, de Anna Davies.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro
Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

meritocracia-no-brasil-como-driblar

22 de fevereiro de 2019

Segundo estudo, meritocracia não funciona na prática. Então, como driblar as desvantagens de ter nascido menos favorecida? Veja dicas práticas!

profissoes-em-alta-carreira-2019 01

20 de fevereiro de 2019

Ranking mostra que, entre as profissões em alta, estão desenvolvedor mobile, bioinformacionista e agricultor urbano. Conheça outras e evolua na carreira!

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas