5 formas de usar o cartão de crédito do jeito certo!

23 de setembro de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Pagar com cartão de crédito é muito prático. Você leva o produto para casa, paga no mês seguinte e, dependendo das condições, até pode parcelar. Só que é aí que mora o perigo, nessas de parcelar, você pode acabar perdendo o controle e se perder nos gastos. Compre no cartão, mas do jeito certo. Veja as nossas sugestões:

1 – Assim que a fatura chegar, pague o valor total da conta. Caso faça o pagamento apenas do valor mínimo, poderá ter problemas, porque os juros vão acumulando e você pode perde a noção dos gastos. Depois disso é uma bola de neve. Compre com o cartão de crédito, mas sempre que passá-lo, se organize para pagar o valor total no mês seguinte. Tome cuidado com os juros do cartão – eles podem chegar a 200% ao ano!

2 – Saiba qual é o C.E.T. (custo efetivo total) da fatura. Ali você percebe se está sendo cobrada por coisas injustas. Uma delas é a anuidade do cartão. Se você fizer uma boa negociação, consegue não pagar pela taxa. Em caso de negativa, procure outras instituições que ofereçam o mesmo serviços sem a cobrança da anuidade.

3 – Dependendo da sua situação profissional, é permitido ter mais de um cartão. Para as autônomas o mais correto é ter três cartões de crédito. Claro, use conscientemente! O mais importante é que cada um deles tenham uma data diferente da outra de investimento. Por exemplo, um deve vencer dia 10, outro dia 20 e outro dia 30. Balanceie os gastos entre eles e não fique sem pagar a fatura.

4 – Fique de olho na fatura. Assim que o boleto chegar em casa, cheque compra por compra. Por isso, é importante que você tenha todos os cupons ficais com você. Essa é a sua garantia para saber se estão ou não usando o seu cartão indevidamente ou, pior, cloraram e bandidos estão usando seu dinheiro indevidamente. Neste caso, vá até a sua agência e notifique a gerente do que está acontecendo.

5 – Para ir ao supermercado, shopping ou sua loja preferida, esqueça do seu cartão. O cartão só deve ser usado em extrema necessidade. Passar desnecessariamente só irá prejudicar as suas finanças. Entre o débito e o crédito, opte sempre pelo débito. Caso seja necessário faça o parcelamento invertido, guardando o dinheiro e negociando um bom desconto.

Como você usa o seu cartão de crédito?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

10 de julho de 2019

Tente ao máximo não se enrolar pegando dinheiro emprestado, mas se não tiver jeito aprenda como proceder.

26 de junho de 2019

Seu cartão estourou e você ficou perdida. É hora de aprender a negociar sua dívida.

cadastro-positivo

10 de abril de 2019

Agora, todos serão automaticamente incluídos no Cadastro Positivo do Serasa, SPC e afins. Seus dados estão seguros? Quais são as vantagens? Descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas