5 maneiras de guardar dinheiro sem perceber

22 de março de 2016 - Por

truques-guardar-dinheiro

quem ama, compartilha!

Desde muito cedo somos orientadas a cuidar bem do dinheiro para que nada nos falte. Muita gente já deve ter ouvido o ditado que “dinheiro não perdoa”. A questão é que os imprevistos do cotidiano e os estímulos ao consumo muitas vezes atrapalham a organização financeira.

Manter dinheiro de sobra no bolso é um desafio muito grande em tempos de crise. Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a manter o foco na economia de dinheiro, mesmo em tempos difíceis.

Encare o hábito como um desafio

Para conseguir guardar dinheiro, trate o objetivo como um desafio. O hábito de guardar pode tornar-se mais fácil se você tiver uma grande meta. Por exemplo, a realização de um intercâmbio profissional ou a entrada para um apartamento.

A primeira atitude, neste sentido, é parar de acreditar no cartão de crédito e no cheque especial como uma extensão da sua renda. O dinheiro fácil que o banco te oferece é, na verdade, aquilo que você deixa de economizar para os seus objetivos.

Espere antes de fazer uma compra

O tempo é o melhor remédio para evitar uma compra desnecessária. Está caminhando despretensiosamente e encontrou uma roupa linda em promoção? Contenha o impulso de entrar na loja e dê mais uma volta.

O anúncio de uma grande liquidação manda ao nosso cérebro a mensagem de que estamos diante da possibilidade de uma grande recompensa. Um dos efeitos disso é uma descarga de dopamina no sangue, que pode nos levar a consumir por impulso. A estratégia de dar uma volta é eficaz para o que o efeito da dopamina passe e você reflita se realmente precisa do produto em liquidação.

Tire o cartão de crédito também da sua vida online

Não adianta tirar o cartão de crédito da sua vista se ele ainda estiver cadastrado em todos os seus aplicativos e sites de compras favoritos. Afinal, isso é um meio de facilitar a tentação de ceder às compras.

organizacao_financeira

O dinheiro que os olhos não veem, não pode ser gasto.  

A ideia é enganar você mesma. Comece calculando os seus gastos essenciais e dívidas para o mês seguinte e separe um valor para arcar com estas despesas. Depois, tire o que sobrar da sua conta mais ativa e transfira para um investimento. Isso ajuda principalmente quem não consegue diminuir os gastos com supérfluos.

A melhor forma de juntar um bom patrimônio é fazer isso no começo do mês. Não espere o mês acabar para ver o que sobrou na conta – isso é uma receita para nunca sobrar nada.

Não gaste o que economizar com cupons

Cupons são boas opções para economizar com lazer, principalmente em restaurantes e eventos. No entanto, se a meta é economizar o máximo possível, dê preferência a programações gratuitas e refeições em casa. Um churrasco entre amigos, com cada um colaborando com um pouco, pode ser muito mais farto e sair bem mais barato do que um almoço de domingo em um restaurante.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

como-curtir-a-vida-sem-ser-rica

16 de agosto de 2019

Sempre falamos para pensar no futuro e poupar dinheiro, mas você não precisa deixar de curtir a vida no presente para alcançar seus objetivos. Você pode sextar com as amigas e se divertir gastando pouco dinheiro com as diversas opções de passeios baratos ou gratuitos, ou até mesmo comer bem num restaurante legal. Temos algumas […]

titulo-de-capitalizacao-descubra-como-escapar-dessa-cilada

13 de agosto de 2019

Se você quer ver seu dinheiro render para realizar seus sonhos e garantir um futuro tranquilo, você deve fugir do título de capitalização. Muitas pessoas acham que o título de capitalização é um tipo de investimento, mas na verdade sua grana fica parada e não rende nada. É como jogar na loteria e esperar que […]

crediario-ainda-e-utilizado-para-parcelar-compras-indica-spc

8 de agosto de 2019

O crediário ainda é a opção favorita de 30% dos consumidores para o pagamento de compras, apesar da popularização do cartão de crédito. Esse dado é do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As instituições entrevistaram 805 pessoas que utilizaram o famoso carnê, boleto […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas