5 maneiras de soar mais profissional ao telefone (mesmo detestando)

9 de outubro de 2017 - Por

profissional-telefone

quem ama, compartilha!

Se na vida pessoal há quem faça de tudo para evitar falar ao telefone, na profissional isso apenas se multiplica. Além de ter que encarar a ligação – algo cada vez mais raro em tempos de WhatsApp –, você ainda precisa soar profissional e segura, afinal, sequer poderá contar com a linguagem corporal. Para ajudá-la nesse desafio, reunimos algumas das situações mais embaraçosas que você pode enfrentar ao telefone e como superá-las. As dicas são do site The Everygirl. Confira!

Situação 1: pausas embaraçosas

Solução: abrace as pausas

Elas são desconcertantes em qualquer situação, principalmente porque abrem espaço para que a mente vá longe e você se pergunte o que a pessoa do outro lado da linha está achando de você. O jeito é dominar a cabeça e usar estes momentos a seu favor, aproveitando-os para se recompor. Use esses segundos para recapitular o que você acabou de dizer e pense se deseja adicionar algo. Lembre-se que pausas também podem indicar que o interlocutor está anotando o que você está falando e permita-se fazer suas próprias pausas para pensar no que deseja falar.

Situação 2: você não parece você mesma ao telefone

Solução: ajuste o tom de voz

Pode ser que você seja uma pessoa cheia de energia pessoalmente, mas soe desinteressada ao telefone. Por que isso acontece? A resposta está no tom da sua voz. Talvez, na tentativa de parecer séria, você a deixe mais sóbria, grave e baixa, e isso se refletirá na imagem que o outro formará de você. Para elevar o tom, experimente sorrir enquanto fala e gravar a si mesma quando estiver no telefone – assim, você poderá analisar o que gosta e o que prefere deixar de fazer.

profissional-telefone

Situação 3: perder a linha de raciocínio

Solução: fazer uma lista com tópicos

Antes de fazer ligações importantes, é essencial se preparar. Papel e caneta em mãos – ou seu app ou software favorito –, escreva o que você precisa dizer para que essa ligação seja um sucesso. O segredo é nunca redigir frases completas, senão, você acabará soando robótica. É indicado anotar tópicos e palavras-chave. Conforme a conversa avançar, vá riscando o que você já mencionou. Se a ligação em questão for uma entrevista de emprego, anote quais perguntas você acha que serão feitas e já faça uma lista de tópicos para elaborar uma resposta natural e completa.

Situação 4: tropeçar nas próprias palavras

Solução: use um vocabulário familiar

Para impressionar, a vontade é desenterrar todas aquelas palavras que você só leu em alguns livros – mas nunca usa no dia a dia –, certo? Pode acontecer de, por não estar acostumada a pronunciá-las, a língua acabar enrolando e você gaguejar. Por isso, prefira palavras confortáveis de pronunciar e que façam parte do seu vocabulário cotidiano.

Situação 5: ser pega de surpresa com alguma pergunta

Solução: pratique

Quem nunca esteve ótima em uma ligação e, de repente, surge uma pergunta estranha e te desestabiliza? A única maneira de não ser pega de surpresa é saber bastante sobre o assunto que está sendo abordado. Se estivermos falando de uma entrevista de emprego por telefone, leia listas de perguntas comumente feitas nessas situações e pratique regularmente – no chuveiro, no carro, antes de dormir… Quanto mais você as entende, mais naturais as respostas soarão.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

soft-skills-sucesso-profissional-01

15 de abril de 2019

Segundo levantamento do LinkedIn, criatividade é a soft skill mais desejada (e em falta). Conheça as outras características que podem fazer sua carreira deslanchar!

erros-gestao-funcionarios

8 de abril de 2019

O grande segredo para funcionários cheios de motivação no trabalho é cuidar deles desde a entrada na empresa. Veja como fazer isso na liderança da equipe.

fui-demitida-demissão-o-que-fazer-01

13 de março de 2019

Erguer-se após uma demissão é difícil, mas essencial para você conseguir um novo emprego rapidamente. O primeiro passo é aproveitar o feedback, veja mais!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas