5 mentiras para não contar na entrevista de emprego

16 de fevereiro de 2018 - Por

mentiras-entrevista-de-emprego

quem ama, compartilha!

A entrevista de emprego é crucial para você provar que é uma boa profissional e merece aquela vaga. É por isso mesmo que até mentiras que parecem inocentes podem comprometer não apenas seu desempenho mas, também, sua carreira – afinal, se passar por mentirosa não é uma boa imagem, não é mesmo?

Por isso, reunimos as cinco mentiras mais comuns – e, aparentemente, inocentes – que você pode até ficar tentada em contar, mas deve fugir. Confira!

1) O endereço

É comum contar essa quando a empresa fica em outra cidade – por exemplo, você mora no interior e a vaga fica na capital –, principalmente por medo de que seu atual endereço seja um empecilho para a contratação.

Se for seu caso, tudo bem citar no currículo e na entrevista o endereço de um parente ou amigo, desde que você deixe claro que ele é provisório. Do contrário, o empregador pode pensar que você já tem moradia fixa na cidade e pedir para você começar imediatamente.

Se você mora longe da empresa – mesmo que seja na mesma cidade ou na região metropolitana –, também é preciso ser franca. Sim, algumas empresas são relutantes em contratar pessoas nessas condições, especialmente por causa do Vale Transporte, mas a sinceridade evitará que você passe aquele aperto na hora de passar o endereço verdadeiro para pegar o VT.

2) O salário anterior

Na hora da entrevista, não caia na tentação de inflá-lo para conseguir uma remuneração maior no próximo emprego. O entrevistador pode checar essa informação facilmente no seu trabalho anterior, e quem acabará se passando por mentirosa é você.

Se você quiser um salário melhor, o primeiro passo é negociar bem. Aprenda aqui como.

Quer saber quais são as outras três mentiras fatais em uma entrevista de emprego? Então, assista o vídeo que a Carol Sandler preparou a seguir. Dica: a quinta mentira é tão comum que você ficará surpresa.

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

ciencia-nacional-a-verdade-sobre-ser-pesquisador

17 de setembro de 2019

Vida de cientista não é fácil. São muitas horas de trabalho e dedicação à pesquisa científica, com baixa remuneração, sem férias e 13º salário. Ainda assim, muitas pessoas acreditam que pesquisadores vivem de ajuda do Governo e que a produção científica é um gasto desnecessário. A ciência permite que você leia esse texto no touch […]

16 de setembro de 2019

Sabe aqueles dias que a hora não passa e você está com parte do tempo ocioso? Esse é um ótimo período para colocar algumas dicas em prática e aumentar a sua produtividade no dia a dia. Confira!

por-que-sororidade-no-ambiente-de-trabalho-e-importante

10 de setembro de 2019

Todas nós já ouvimos que trabalhar com mulher é muito difícil, que mulheres fazem fofoca, são falsas e puxam o tapete da outra. Mas nada disso é verdade! Existe muita sororidade no ambiente de trabalho e o estudo Talenses com a Insper realizado em 2018, aponta que quanto mais mulheres em cargos nas empresas, maior […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas