5 segredos para eliminar todas as dívidas

21 de janeiro de 2019 - Por

eliminar-dividas-segredos 01

quem ama, compartilha!

Ao parcelar no cartão de crédito, nem sentimos o tamanho da dívida no bolso. Isso é perigoso e pode sujar seu nome! Principalmente se for combinado com empréstimos impulsivos e compras desenfreadas – quando você vê, sua fatura do mês seguinte sempre começa alta. Dessa forma sua conta bancária só estará no vermelho e dificilmente vai montar uma poupança.

Se livre desse passado, renegocie suas dívidas e tenha o nome limpo. Veja como:

1) Liste suas dívidas

Agora já está endividada e não tem pra onde correr. Por isso, é importante saber qual é o tamanho deste rombo no seu orçamento. Pode bater um desespero, mas esse não deve ser motivo para desistir. Pare de negar e acredite que vai pagar tudo. Seu lema agora é: “Devo não nego, pago quando puder”.

2) Entenda o que você está devendo

Trabalhe com números. Por mais que seja difícil, deixe a ansiedade de lado e se acalme! Em um planilha coloque todas as suas dívidas e também os juros cobrados por cada uma delas. Se preocupe primeiro com aquelas cujos juros são mais altos. Saiba quanto recebe de salário, quais são as despesas fixas e o que pode descartar.

3) Converse com os credores

Nessa hora evite desculpa e se enganar. Quanto mais enrolada estiver, piora o ânimo para seguir em frente e pagar tudo. Vá até as instituições que deve e abra o jogo. Explique qual é a sua situação, que está aberta a negociar e pagar tudo. Tente aumentar o prazo e diminuir os juros nas parcelas. Pode parecer sonho, mas saiba que é possível!

eliminar-dividas-segredos 02

4) Troque uma dívida cara por uma dívida mais barata

Em determinadas situações, isso é necessário. Para ter o nome limpo e pagar as dívidas mais caras, você pode optar pelo crédito consignado ou algum outro com juros baixos – esse é o princípio de refinanciar a dívida. Preste atenção, porque isso só é vantajoso se os juros do empréstimo forem menores dos que já está pagando.

5) Aproveite as oportunidades de pagar dívidas

As oportunidades estão na ponta do nariz, nós que não vemos. Ao invés de ficar lamentando o que acontece, siga em frente e parta para a batalha. Busque novas formas de limpar seu nome como feirões da Serasa, Limpa Nome e outros. Fique atenta aos trabalhos extras para conseguir uma graninha a mais por mês.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

o-que-o-emocional-tem-a-ver-com-as-suas-dividas

18 de setembro de 2019

Um dia ruim no trabalho ou alguma situação que te deixou triste pode ser o impulso para a famosa “terapia de compras” e também, o rombo na sua conta. Diversas pesquisas já comprovaram que pessoas com o emocional abalado têm mais problemas com dívidas no cartão de crédito, empréstimos, controle das finanças, entre outros. Quando […]

endividada-nunca-mais-saiba-como-ficar-com-a-conta-sempre-no-azul

4 de setembro de 2019

Sair das dívidas é difícil e exige organização, disciplina e alguns sacrifícios para ficar com a conta no azul. Se você finalmente conseguiu pagar suas dívidas, precisa tomar alguns cuidados para nunca mais ficar endividada. Afinal, não tem coisa mais triste do que quitar todas as pendências, gastar mais do que pode e entrar no […]

6-dicas-para-que-os-problemas-financeiros-nao-impactem-sua-saude-fisica-e-mental

5 de agosto de 2019

Os problemas financeiros muitas vezes acabam consumindo nossa saúde física e mental. Confira dicas da nutricionista Liv Gitahy para não deixá-los afetar sua vida!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas