5 TEDs para entender como você se comporta com dinheiro

15 de abril de 2016 - Por

tedx-Carolien-Hoogland

quem ama, compartilha!

Dinheiro é um tema central em nossa vida. Faz parte do dia a dia e das decisões sobre o futuro. É motivo para angústia e ansiedade. Mas você já parou para refletir sobre como se comporta em relação a ele?

Para levantar alguns aspectos relevantes nessa discussão, selecionamos 5 TEDs sobre o assunto. As palestras vão te ajudar a repensar sua relação com o dinheiro.

1. “Saving for tomorrow, tomorrow” (Economizando para o amanhã, amanhã), por Shlomo Benartzi

Você sofre com procrastinação? O TED do economista Shlomo Benartzi, cofundador do Behavioral Finance Forum (fórum de finanças comportamentais), ajuda consumidores a tomarem melhores decisões financeiras, aborda porque é mais fácil pensar em economizar no futuro e não agora no presente, além de outras questões relacionadas às finanças comportamentais. Vale a pena ver como essa tendência de querer gastar em vez de economizar atrapalha a nossa vida. Segundo ele, esse é um dos principais obstáculos para que as pessoas não consigam economizar o suficiente para a aposentadoria.

2. “My year of living without money” (Meu ano vivendo sem dinheiro), por Carolien Hoogland 

Neste TED, Carolien Hoogland – que tem PhD em psicologia ambiental pela Vrije Universiteit Amsterdam e desde criança tinha o sonho de ajudar a salvar o planeta – fala sobre a experiência que viveu ao decidir ficar um ano sem emprego e, portanto, sem renda. Na apresentação, ela compartilha os aprendizados que a situação proporcionou em termos de economia, vida, trabalho e dinâmicas sociais.

3. “Por que é tão difícil falar de dinheiro?”, por Denise Damiani

A consultora e executiva Denise Damiani, especialista do programa de Mentoria do Itaú Mulher Empreendedora, fala sobre dificuldades para conversar sobre dinheiro com a família e problemas que as mulheres têm para investir. Ela também discorre sobre brigas de casais por causa de dinheiro e como os relacionamentos amorosos em que um depende do outro financeiramente podem ser prejudicados. Ela ainda dá dicas sobre como o tema dinheiro pode ser tratado no casamento e com a família.

4. “Does money make you mean?” (O dinheiro nos torna ruins?), por Paul Piff

Nesta palestra, o psicólogo social Paul Piff, que é professor assistente no Departamento de Psicologia e Comportamento Social da University of California, fala de suas pesquisas sobre como as pessoas se comportam quando se sentem ricas. Ele mostra o que uma partida manipulada do jogo Banco Imobiliário pode revelar sobre o comportamento das pessoas quando estão, por exemplo, com uma grande vantagem sobre outro jogador.

5. “Unconventional Ways to Save Money”, por Kerry Taylor

A blogueira Kerry Taylor, que escreve sobre finanças pessoais em seu blog Squawkfox.com e que já escreveu como freelancer para o jornal The Globe and Mail, conta como seu estilo de vida e sua relação com o dinheiro se transformaram depois que se mudou da cidade grande para uma fazenda. Ela conta como foi a experiência de ter uma renda menor e ficar sem frequentar lojas caras, por exemplo. Na palestra, ela fala sobre como aprendeu que sair dos padrões pode ajudar a economizar e dá dicas para que os ouvintes também poupem dinheiro.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

independencia-financeira-violencia-domestica-feminicidio

7 de agosto de 2019

A independência financeira ajuda na luta contra a violência doméstica pois permite à mulher fazer mais escolhas. Carol Sandler explica essa relação.

video-livros-que-mudaram-minha-vida

6 de agosto de 2019

Se você segue o Finanças Femininas no Instagram, com certeza já viu várias indicações de leituras, mas dessa vez as dicas de livros sobre finanças, motivação, meditação e até romance mudaram a vida Carol Sandler e sua forma de encarar o mundo, o dinheiro e os negócios. Investimentos para mulheres O primeiro livro da lista […]

12 de julho de 2019

Muitas mulheres que desejam fazer laqueadura têm seu pedido negado. Veja quais são os requisitos legais para realização do procedimento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas