6 dicas para ser mais produtiva

20 de março de 2015 - Por

aumentar_produtividade

quem ama, compartilha!

Seu microondas está quebrado há mais de um mês, a variedade de roupas no armário só diminui, enquanto a pilha no cesto de roupas sujas continua crescendo, todas as vezes da semana em que abriu a geladeira você só encontrou uma garrafa com água e meio pote de manteiga com prazo de validade vencido, por fim, só hoje cedo você percebeu que o bilhete que estava pregado na porta desta mesma geladeira avisava sobre uma consulta médica agendada para dois dias atrás.

É o retrato do caos, mas poderia representar a rotina de qualquer pessoa com a agenda sempre cheia de compromissos e que precisa colocar a vida em ordem. A jornada de trabalho é longa, o tempo gasto no trânsito também atrapalha a vida, a cabeça está sempre a mil, cheia de preocupações e você precisa colocar tudo nos eixos para não enlouquecer!

Mas como fazer isso?Ainda que leve um certo tempo para mudar a rotina, listamos alguns passos que podem facilitar sua vida aos poucos.

Durma mais cedo

Por mais óbvio que o conselho pareça, com frequência nós não o seguimos. Mesmo depois de um dia cansativo, gastamos tempo mexendo no facebook, conversando pelo whatsapp e desperdiçando o que poderia converter-se em um delicioso tempo de sono. Desapegue-se do celular e comprometa-se mais com o seu sono.

Acorde mais cedo

Se você teve uma noite bem dormida, é sinal de que vai acordar com mais disposição. Esqueça a função “soneca” do seu despertador e levante da cama mais cedo. Este tempo será útil para fazer uma caminhada matinal, tomar um café da manhã com calma, abastecer o carro antes de chegar ao escritório e organizar as tarefas do dia com mais calma

Liste suas prioridades

Esqueça os lembretes espalhados pela casa ou a agenda que fica sempre na gaveta do escritório. Você precisa de algo mais objetivo e eficaz para lhe lembrar de seus compromissos. Use a tecnologia a seu favor, existem aplicativos que podem ser usados como bloco de notas e com alarmes para lembrar-lhe de seus compromissos. O Evernote e o Google Keep são bons exemplos de apps para lhe ajudar neste sentido. lembretes-no-celular

Sujou, limpou

Essa regra vale para que mora sozinha ou divide a casa com mais gente. Vamos combinar? Todo mundo tem uma rotina para cuidar e ninguém tem a obrigação de arrumar o que você bagunçou, não é mesmo? Então, se você pretende ganhar agilidade no dia a dia, não deixe para depois o que dá para fazer agora. Usou a louça? Lave em seguida. Tem roupa suja espalhada pelo quarto? Coloque no cesto imediatamente. Evitar a bagunça excessiva ao seu redor otimiza a sua rotina. Impede que você perca tempo procurando coisas importantes no meio da desordem, que chegue em casa cansada e ainda tenha que se preocupar com a pia cheia de louças, etc.

Melhore sua concentração

Mantenha o foco em uma tarefa por vez, por mais que isso pareça complicado. A gente acaba se acostumando a fazer reuniões respondendo emails, a fazer mais de uma coisa de uma só vez no trabalho, mesmo que nem sempre colocamos o nosso melhor em todas as tarefas ou que elas fiquem incompletas. Mude este hábito e passe a fazer uma coisa por vez. Provavelmente os resultados serão melhores e você vai otimizar seu tempo dando o melhor de si em cada atividade que realizar.

Não perca tempo com conversas improdutivas

Socializar com os colegas de trabalho é importante, mas saiba os momentos certos para fazer isso. Use seu tempo de intervalo, horário de almoço ou um happy hour pós-expediente para isso. No ambiente profissional sempre tem aquela pessoa que gosta de puxar papo com os colegas o dia todo, que faz fofoca, que cria especulações no cantinho do café. Fique fora dessas rodas, nada disso vai contribuir para melhorar seu dia ou sua rotina.

Crédito das fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

produtos-importados-dicas-para-fazer-compras-online

14 de agosto de 2019

A grande variedade de produtos e os preços baixos incentivam as compras em sites chineses e norte-americanos. No ano passado, 23,1 milhões de brasileiros fizeram compras internacionais, segundo a pesquisa da Ebit, especializada em avaliar a reputação das lojas online. O chinês AliExpress é o favorito entre 51% dos consumidores brasileiros, seguido dos norte-americanos Wish […]

crediario-ainda-e-utilizado-para-parcelar-compras-indica-spc

8 de agosto de 2019

O crediário ainda é a opção favorita de 30% dos consumidores para o pagamento de compras, apesar da popularização do cartão de crédito. Esse dado é do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As instituições entrevistaram 805 pessoas que utilizaram o famoso carnê, boleto […]

independencia-financeira-violencia-domestica-feminicidio

7 de agosto de 2019

A independência financeira ajuda na luta contra a violência doméstica pois permite à mulher fazer mais escolhas. Carol Sandler explica essa relação.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas