6 ideias que vão motivar você a planejar sua aposentadoria

19 de janeiro de 2017 - Por

planejar-aposentadoria-motivos

quem ama, compartilha!

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

A hora certa de se aposentar varia para cada pessoa, assim como os objetivos. Enquanto alguns desejam parar de trabalhar por completo, outros preferem usar o tempo disponível para desenvolver novos projetos. A questão é que muitas vezes focamos nossos interesses no tempo presente e deixamos em segundo plano aquilo que imaginamos para o nosso futuro.

Seja realista: você deve se imaginar tomando sol de frente para uma piscina quando a idade de se aposentar chegar. Mas o que tem feito, na prática, para que esse sonho se materialize futuramente?

Listamos abaixo uma série de objetivos comuns a quem deseja um futuro com tranquilidade. Com base neles, a intenção é trazer motivação para que você encare sua previdência privada como prioridade desde já.

1) Viajar com mais frequência

Quantas vezes você adiou aquela viagem ao exterior? Deixou de conhecer uma praia em algum paraíso perdido por estar atarefado demais no trabalho? Para muitos, quando a aposentadoria chega é hora de colocar o diário de bordo em dia. Com maturidade e experiência, você poderá aproveitar ainda mais os lugares que ainda não explorou no mapa.

2) Desenvolver um hobby

O cotidiano atarefado do trabalho nem sempre permite que um hobby realmente seja desenvolvido da forma como merece. Em algumas etapas da vida, ele pode funcionar como válvula de escape. E se você puder dedicar mais tempo para aflorar seus talentos? Esse pode ser um excelente período da vida para descobrir uma nova paixão.

planejar-aposentadoria-motivos

3) Mais tempo com os familiares

Por muitas vezes lamentamos os momentos que gostaríamos ter presenciado, mas fomos impedidos pelos compromissos profissionais. Reuniões de escola perdidas, passeios cancelados, aqueles dias em que você desejou chegar em casa um pouco mais cedo para ajudar os filhos com a lição de casa. Depois de se aposentar, tudo isso pode ser aproveitado com tranquilidade. Tardes explorando novas receitas com os filhos e netos, tempo para passear no parque, viajar nos feriados e nas férias escolares – enfim, desfrutar de tudo que há de bom na companhia dos familiares.

4) Flexibilidade de horário

Para aqueles que não desejam interromper por completo as atividades profissionais, a vantagem de se aposentar é ter a flexibilidade de organizar a agenda como quiser. O ritmo está muito pesado? O patrimônio da previdência lhe permitirá cancelar o trabalho excessivo e organizar a demanda de acordo com a sua vontade e disponibilidade.

5) Desenvolvimento de novos projetos

Lembra-se daquele projeto profissional que ficou inacabado ou nem mesmo saiu do papel por falta de tempo? Que tal revisitá-lo depois que se aposentar? É um bom momento para aprimorá-lo, buscar parceiros, desenvolver sua ideia com mais calma e detalhamento.

6) Aproveitar o ócio

O ócio serve como combustível para a criatividade. Muita gente costuma encará-lo como desperdício de tempo, mas isso é um equívoco. A liberdade do tempo livre permite que possamos expandir nossos pensamentos e nossas metas. Aproveitar o prazer de dias livres é importante para que você descubra novos interesses.

Fotos: IStock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Leia em seguida

dona-casa

31 de outubro de 2018

É comum a dona de casa não pensar em pagar o INSS, mas ele pode te garantir inúmeras vantagens, além da aposentadoria. Saiba como conseguir o benefício!

previdencia-privada-ou-poupanca

17 de agosto de 2017

Será que, depois de todas as taxas e impostos, a previdência privada rende mais do que a poupança? Essas dicas mostram como descobrir. Veja!

resgate_antecipado_previdencia

14 de agosto de 2017

Planos de previdência são feitos para o longo prazo. Resgatá-los antes do tempo pode prejudicar (e muito) os seus esforços. Entenda por quê.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas