6 práticas diárias para melhorar o seu potencial

6 práticas diárias para melhorar o seu potencial

*Barbara Hannelore

Desde que comecei a empreender, percebi que o empreendedorismo é uma excelente forma de autoconhecimento. Tudo isso porque precisamos estar em conexão com a nossa essência para fazer nosso negócio prosperar. Uma das chaves mais importantes que viraram para mim nos últimos anos foi a de que eu preciso me tornar a mulher que desejo ser para alcançar os resultados que eu quero para a minha vida. Percebi ao longo dessa jornada pensamentos comuns que dizem: “Quando eu alcançar tal patamar, vou ter tempo pra me exercitar… vou poder voltar a ler, ou vou conseguir agenda para meditar…”.

Só prosperamos no nosso negócio quando essa prosperidade e abundância estão disponíveis em nós mesmas. Ou seja, quando nos tornamos a pessoa que desejamos ser, criamos oportunidades para potencializar nossos negócios, justamente porque eles são um reflexo do que somos.

É importante ressaltar que pessoas como Oprah Winfrey, Tonny Robbins, Jim Carrey, Will Smith e tantas outras pessoas de sucesso colocaram em prática uma ou mais dessas ações na rotina. Para um melhor aprofundamento em cada prática, recomendo a leitura do livro “O milagre da manhã”, de Hal Elrod. Mas se você quer potencializar a sua vida e seus resultados, saiba que toda leitura precisa ser colocada em prática. Do contrário, o conhecimento se torna vazio!

Vamos lá!

1- Silêncio

Quando fiz minha formação em yoga e meditação, compreendi e internalizei o que é o poder do silêncio. Por mais que já tivesse lido os livros de Eckhart Tolle, foi somente a prática diária e consistente que me conectou de verdade, e reduziu muito meus níveis de ansiedade e pensamentos acelerados. Para praticar o silêncio você só precisa ter um tempo único e exclusivo pra você, e inicialmente se concentrar na sua respiração. Esse é um momento único de simplesmente ser e existir. Você não precisa fazer mais nada a não ser se concentrar na sua respiração. E, melhor ainda, você pode começar com apenas 1 minuto por dia, e ir aumentando gradativamente. Você vai ver a diferença que isso gera na qualidade dos seus pensamentos.

2- Afirmações

A repetição dos pensamentos afirmativos que temos diariamente nos faz criar as crenças que sustentamos. Sejam crenças como “não sou boa o suficiente”, ou crenças poderosas como “eu sou um sucesso”. Se você quer reconhecer a mulher extraordinária que você é, você precisa afirmar isso todos os dias logo pela manhã, e várias vezes ao longo do dia.

Semana passada fiz uma palestra em um evento no Rio de Janeiro. A organizadora do evento me perguntou qual é a maior crença que tenho sobre mim mesma, que me faz realizar tantas coisas. De bate pronto, eu respondi: “Eu sou foda”. Porque, me sentindo uma mulher foda — que significa extraordinária, maravilhosa, incrível —, eu posso realizar qualquer coisa que eu me propuser.

Escreva no mínimo 5 afirmações positivas, e as repita todos os dias pela manhã e ao longo do dia!

3- Visualizações

Grandes atletas sempre dizem o quanto eles visualizam a jogada, ou a partida ideal antes de ela acontecer. Quando eles fazem isso, criam o ambiente perfeito para a realização quando chega o momento da disputa real. Essa prática nos coloca em conexão profunda com o estado que desejamos, antes de ele ocorrer. Quando ouvi pela primeira vez que o cérebro humano não distingue o acontecimento real do imaginário, passei a perceber que poderia criar o momento perfeito na minha mente antes de ele acontecer de fato. Isso me gera um quadro emocional que me faz entrar em ação para trazer à realidade as minhas visualizações.

Faça isso com as afirmações que você faz para si mesma, e também para momentos específicos: como fechar um novo contrato, realizar com sucesso uma reunião e para tudo o que você deseja para a sua vida! Pode começar com um minuto por dia!

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4- Atividade Física

Movimentar o nosso corpo é levar mais oxigênio para os nossos órgãos vitais e aumentar potencialmente a qualidade das nossas sinapses neurais. Além de melhorar a nossa autoestima e consequentemente a nossa autoconfiança, a atividade física faz com que entremos em contato com o nosso momento presente, honrando o nosso corpo.

Pessoas de sucesso se exercitam. Então, para criar o hábito você pode começar com uma sequência de um minuto de polichinelos na sua casa mesmo. O importante é você começar de alguma forma, ir criando o hábito de forma gradativa, enquanto pesquisa a melhor atividade para você. Eu pratico yoga e caminhadas, são as atividades que mais gosto.

5- Leitura

Nós precisamos ser o que desejamos para alcançar o que queremos, e a leitura diária é um hábito que vai fazer com que você evolua mais todos os dias. Você pode começar com a leitura durante um minuto por dia. Se já estiver familiarizada com o hábito, leia pelo menos 10 páginas por dia! Faça anotações dos seus insights e pensamentos para consolidar o aprendizado de cada livro que você ler.

6- Diário da gratidão

Por último e igualmente importante, comece seu dia escrevendo um diário da gratidão. Escreva pelo menos 10 motivos pelos quais você é grata, e gere essa energia no seu corpo. Sinta quão maravilhoso é estar viva e ter motivos para agradecer.

Caso você nunca tenha feito nenhuma dessas atividades logo na primeira hora do dia, eu sugiro que você comece com 6 minutos de atividade, sendo 1 minuto para cada processo. Vá aumentando gradativamente, na medida em que eles se tornam parte da sua rotina. Se você for aumentando 1 minuto por semana em cada atividade, em 10 semanas você terá uma hora diária de desenvolvimento pessoal acontecendo de forma natural, e certamente os seus resultados terão aumentado potencialmente! Vale experimentar e vir aqui me contar como você está se sentindo – e sugerir como posso te ajudar ainda mais!

E para quem deseja se aprofundar no autoconhecimento com mais ferramentas de desenvolvimento pessoal, a Escola de Enfoderamento gratuita está de portas abertas para te receber.

*Barbara é palestrante, especialista em desenvolvimento pessoal e co-autora do livro Empreendimento de Mulher. Criada na periferia de Belo Horizonte, Barbara enfrentou episódios de racismo em diversos momentos da vida e a perda de um dos filhos ainda bebê. Hoje, ela usa sua história como motivação e através do projeto Arrase Mulher, lidera inciativas em prol de um objetivo comum: Ajudar mais mulheres a descobrirem a versão fodástica que existe dentro delas. 

Fotos: Fotolia

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