6 situações para não pegar dinheiro emprestado

26 de maio de 2020 - Por

6-situacoes-para-nao-pegar-dinheiro-emprestado

quem ama, compartilha!

Atualmente, em poucos minutos, é possível solicitar e conseguir dinheiro emprestado no seu banco ou nas fintechs de crédito. Essa facilidade de pegar empréstimo é muito útil quando você precisa trocar uma dívida mais cara por outra mais barata – pagar o valor do cartão de crédito com um crédito pessoal, por exemplo. Em outras situações, o financiamento pode te aproximar do sonho de comprar a casa própria.

Todavia, o empréstimo para outras finalidades vem crescendo durante a pandemia. Entre março e abril, o percentual de solicitações de crédito para cuidados com a casa aumentou de 10% para 14%, segundo o levantamento realizado pela Lendico, fintech de crédito. Já os pedidos de empréstimo para pagamento de dívidas apresentaram queda, passando de 59% em março, para 55% em abril.

Diante desse cenário, listamos seis situações que você não deve pegar dinheiro emprestado.

1- Comprar roupas e sapatos 

Provavelmente, você deve receber muitos e-mails com promoções e as novas coleções das suas lojas favoritas. Tudo bem comprar roupas, mas certifique-se que você tem dinheiro para pagar e o valor não fará falta no seu orçamento. Só não dá para fazer empréstimo e ficar com uma dívida imensa para ter um lookinho novo.

via GIPHY

2- Decoração de casa: comprar móveis 

O período de isolamento social adotado para conter a pandemia do novo coronavírus acaba incentivando a vontade de deixar o seu lar mais confortável. No entanto, isso não significa que você pode pegar dinheiro emprestado e comprar móveis. Se quiser redecorar, faça um orçamento, planejamento para saber quanto pode gastar e poupe o valor que precisa para a decoração da casa.

via GIPHY

3- Reformar a casa 

O mesmo vale se estiver pensando em reformar a casa. Se você planejar e guardar dinheiro, vai conseguir fazer as melhorias no seu lar sem ficar endividada.

via GIPHY

4- Comprar um carro ou trocar o seu atual 

Ter o carro próprio é o sonho de muitas mulheres, contudo você não precisa se endividar para ter o seu veículo. Com planejamento é possível juntar dinheiro e pagar o seu automóvel à vista. Assim você foge dos juros, consegue negociar um bom desconto e o valor não pesa no bolso, visto que carro possui gastos extras como combustível, manutenção, IPVA, entre outros.

via GIPHY

5- Fazer festas 

Fazer festas e reunir os amigos é uma delícia, mas sabe o que não é legal? Pegar empréstimo e ficar endividada.

via GIPHY

6- Viajar nas férias 

A viagem de férias deve ser planejada com tempo e cuidado, portanto não há motivos para pegar dinheiro emprestado e voltar do descanso endividada.

via GIPHY

Matéria atualizada em 29 de maio de 2020 às 19h30. 

Fotos: AdobeStock.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) [email protected]

Leia em seguida

dicas-para-viver-em-paz-com-o-cartao-de-credito

23 de junho de 2020

O cartão de crédito é o grande vilão das finanças para muitas pessoas, mas sabendo usar pode trazer a facilidade às suas compras. Confira os truques!

guia-como-pegar-dinheiro-emprestado-e-nao-se-enrolar

12 de maio de 2020

Por conta da crise financeira, muitas famílias vão precisar pegar dinheiro emprestado para pagar as dívidas. Veja o que você precisa considerar antes de fazer um empréstimo.

pagamento-de-dividas-como-fugir-das-ciladas-dos-bancos-nessa-crise

31 de março de 2020

A possibilidade de prorrogar o pagamento de dívidas durante a crise deixou muitos clientes entusiasmados, mas na prática existem alguns empecilhos e informações desencontradas que dificultam a negociação. Saiba mais.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas