7 dicas para ser uma boa pretendente financeira

13 de maio de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Qualquer tipo de relacionamento não é fácil – fatores como educação, gostos, valores e sonhos diferentes podem sempre trazer um pouco de turbulência. A partir do momento que você começa um namoro, é obrigada a lidar com essas situações. Com mais intimidade alguns assuntos são tratados com mais naturalidade, entre eles a situação financeira.

Pode ser que o assunto dinheiro traga problemas para a relação ou até pode trazer algum tipo de felicidade. De qualquer forma, é um assunto polêmico que ainda é tratado com tabu. Para ajudar você se dar bem, listamos algumas atitudes de uma boa parceira financeira:

1) Fale: Mulher fala melhor sobre seus sentimentos do que os homens. E por que não falar sobre dinheiro do mesmo jeito que fala de moda? Crie este hábito! Tratar de finanças não deve ser chato e sim uma assunto como outro qualquer. Continue lendo as matérias no Finanças Femininas para ter cada vez mais assunto.


2) Seja sincera:
A transparência não deve ser apenas na fidelidade. Diga abertamente como gasta seu dinheiro e o que gosta de comprar. Há um grande problema quando esconde o que consome e todas as suas novas aquisições. Seja verdadeira e não tenha medo de mostrar o que é.

3) Compartilhe conhecimentos: Se for a responsável pelos gastos do casal, ótimo! Mas o assunto deve ser compartilhado. Explique sobre os pagamentos, mostre como se organizou naquele mês e conte sobre a sua estratégia de investimento. Lembre-se que duas cabeças pensando funcionam melhor do que apenas uma.

4) Esteja aberta para negociar: Em um relacionamento – principalmente no amoroso – terá que abrir concessões e aprender a ceder. Claro que isso deve ser equilibrado entre você e seu parceiro. Portanto, baixe a guarda e fique aberta para negociar e entender o outro financeiramente. Deixe um pouco de lado seus julgamentos…

5) Tenha independência financeira: A ideia de que o homem é a fonte de renda da família é ultrapassada. Não tem nada melhor do que ser independente e poder comprar o que bem entender com seu próprio dinheiro. Livre-se dessas imposições sociais, modernize-se e tenha sua independência também no lado financeiro do casal.


6) Prefira semelhantes:
Saber como ele lida com dinheiro é uma boa forma de prever – e prevenir! – brigas. O ideal é que usem o dinheiro de forma parecida, mas se isso não for possível, esteja aberta para entrar num consenso. Busque entender o lado dele e tenha empatia com as atitudes de todos.

7) Tenham ambições: A vontade de crescer e realizar sonhos não devem ser restritas só a sua vida profissional. Traga essa vontade também para a vida financeira. Faça sonhos e planejem juntos. Ter ambição no futuro só fará bem ao casal. Vontades e sonhos motivam a felicidade nas pessoas.


Quais são seus segredos para ficar em harmonia com seu parceiro?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

casar-morar-sozinha-orçamento(2)

29 de outubro de 2018

Estar casada significa ter gastos em dobro? Antes de decidir casar, é preciso colocar as contas no papel e buscar formas de equilibrar o orçamento da família. Veja algumas dicas!

26 de junho de 2013

Sair de casa representa que está com maior maturidade financeira. Para nada sair do controle, coloque tudo na ponta do lápis. Veja como fazer e mantenha-se controlada!

15 de março de 2013

Gosta mais de gastar ou de poupar? Veja o que os astros têm a dizer de cada signo e como usam o dinheiro.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas