7 passos para planejar as férias de julho sem gastar muito

4 de junho de 2019 - Por

planejar-ferias-de-julho

quem ama, compartilha!

Falta pouco para as férias de julho. Se você ainda não planejou sua viagem, comece o mais rápido possível para conseguir economizar. Para ajudar você a fazer um bom planejamento, trazemos algumas dicas de Marcio Barros, doutor em Finanças e professor do IBE-FGV.

1. Para uma viagem barata, pesquise o máximo que puder sobre opções de transporte e hospedagem

É importante definir o quanto antes o meio de transporte e a hospedagem para evitar que seus preços aumentem com a aproximação das férias. “Pesquise todas as opções disponíveis. Procure dicas em sites e blogs de viagem”, recomenda Barros. Olhe também os sites de diferentes companhias aéreas em busca de passagens promocionais. Pesquise destinos alternativos e pouco visados neste período do ano.

2. Viajar à noite ou de madrugada pode ser mais barato

“Como julho é um mês de alta temporada, as passagens aéreas podem estar muito caras, então vale a pena pesquisar se é melhor ir de ônibus, dependendo da distância”, sugere Barros. Segundo ele, voos ou viagens de ônibus noturnos ou de madrugada também podem sair mais em conta.

3. Informe-se sobre os roteiros da sua viagem de férias de julho com antecedência

Não espere chegar no destino para pesquisar melhor sobre os roteiros disponíveis. “Quanto mais detalhado for o planejamento, mais opções de economia você tem e já vai se envolvendo melhor com as férias e o local. É como se a viagem começasse antes.” Você pode comprar os ingressos de algumas atrações com antecedência e economizar dinheiro e tempo.

passos-planejar-férias 
4. Durante a viagem, coma em restaurantes que não sejam turísticos ou cozinhe

Uma boa pesquisa na internet também vale para ajudar a encontrar sugestões de restaurantes para comer bem sem gastar muito. “Pesquise em blogs de mochileiros, eles entendem de viagem bacana e de baixo custo.” Segundo Barros, neles é possível descobrir onde os moradores locais comem a preços mais baixos. Você fará uma boa economia evitando os restaurantes turísticos. Também pode valer a pena pedir uma pizza alguns dias ou, dependendo do tipo de hospedagem, cozinhar.  

5. Use o transporte público para economizar e conhecer o destino da sua viagem

“Na viagem, o ideal é explorar bastante o transporte público. É grande a chance de ter ônibus, trem ou metrô perto das atrações turísticas. Se a viagem for em grupo, pode valer a pena alugar um carro”. Na hora de decidir o meio de transporte, lembre-se de levar em consideração a distância e o tempo previsto do deslocamento.

6. Como economizar: pesquise sobre vários tipos de hospedagem

Ao buscar informações sobre hospedagem em blogs e sites de viagem, você poderá comparar o custo-benefício de diversas opções. Já pensou em ficar em hostels, pousadas, casas ou apartamentos alugados? “Eles tendem a ser mais baratos do que hotéis”. Ao escolher a hospedagem, tenha em mente que muitas vezes passamos mais tempo nos passeios do que no local em que nos hospedamos.

7. Não compre lembrancinhas logo nos primeiros dias da viagem de férias de julho

Quando viajamos, é grande a tentação de comprar vários presentes, seja para familiares e amigos ou para nós mesmas.“Pesquise o preço antes, não compre nos primeiros dias de viagem e evite os pontos turísticos”. Na viagem, você provavelmente encontrará o mesmo produto em lugares diferentes, então segure o impulso de comprar logo de cara.  

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

produtos-importados-dicas-para-fazer-compras-online

14 de agosto de 2019

A grande variedade de produtos e os preços baixos incentivam as compras em sites chineses e norte-americanos. No ano passado, 23,1 milhões de brasileiros fizeram compras internacionais, segundo a pesquisa da Ebit, especializada em avaliar a reputação das lojas online. O chinês AliExpress é o favorito entre 51% dos consumidores brasileiros, seguido dos norte-americanos Wish […]

crediario-ainda-e-utilizado-para-parcelar-compras-indica-spc

8 de agosto de 2019

O crediário ainda é a opção favorita de 30% dos consumidores para o pagamento de compras, apesar da popularização do cartão de crédito. Esse dado é do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As instituições entrevistaram 805 pessoas que utilizaram o famoso carnê, boleto […]

independencia-financeira-violencia-domestica-feminicidio

7 de agosto de 2019

A independência financeira ajuda na luta contra a violência doméstica pois permite à mulher fazer mais escolhas. Carol Sandler explica essa relação.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas