8 dicas para economizar na compra do material escolar

20 de janeiro de 2020 - Por

8-dicas-para-economizar-na-compra-do-material-escolar

quem ama, compartilha!

Começo de ano costuma pesar no bolso dos pais com filhos estudando. Além da rematrícula e do uniforme, ainda é preciso bancar a longa lista de material escolar — que parece estar maior a cada ano que passa. Nessa época, toda ajuda para economizar dinheiro é bem-vinda. Por isso, trazemos a seguir dicas valiosas para essa despesa. Veja só!

1. Reaproveitar o material escolar do ano passado

Antes de partir para as compras, cheque os itens que seus filhos já têm em casa e veja o que ainda está em boas condições de uso. Mochilas, estojos, canetas, réguas e tesouras são os campeões neste quesito. Talvez eles reclamem — afinal, qual criança não ama ganhar materiais escolares novinhos em folha? —, mas é preciso equilibrar seus desejos com sua situação financeira.

Se tiver filhos com idades próximas, pode ser que o mais novo consiga reaproveitar muito do material escolar do mais velho, especialmente livros didáticos. Neste sentido, vale reforçar para as crianças o cuidado que é importante ter ao longo do ano para que o objeto seja conservado em bom estado.

2. Avalie a necessidade de comprar todo o material escolar de uma vez

Nem sempre você precisa adquirir tudo em janeiro ou fevereiro — meses em que os preços estão disparados por conta da procura. Para economizar, veja se não é possível fracionar a compra de alguns itens da lista.

3. Pesquise e compare os valores em várias papelarias

Nada de ir à papelaria mais próxima à sua casa apenas pela comodidade, pois isso pode aumentar a sua despesa. Para que se tenha ideia, um levantamento do Procon de Campo Grande (MS) descobriu que a variação de um mesmo item em diferentes estabelecimentos pode chegar a 1.040%. Em São Paulo (SP), 333% e no estado do Paraná, 131%.  Aproveite a facilidade que a internet oferece e pesquise os valores por meio de sites especializados. Utilize sites como o Zoom ou Buscapé e a extensão do TecnoBlog para Chrome para encontrar o melhor preço e economizar.

4. Compre apenas o material escolar da lista

As papelarias são cheias de armadilhas, fazem super promoções de produtos que seu filho não precisa e deixam à vista das crianças itens de personagens que fazem parte de suas brincadeiras — tudo para gerar o famoso “mamãe, eu quero”. Nessas horas, ser firme e comprar apenas o material escolar que está na lista é a atitude mais adequada para não gastar além da conta.

5. Compre livros usados em sebos

Além de ser mais sustentável, comprar livros usados pode representar uma boa economia para o seu bolso. Porém, antes de efetuar a compra, veja suas condições, se há muitos rabiscos, se as páginas estão íntegras e se o antigo dono não resolveu os exercícios no próprio livro — algo muito comum principalmente em livros de ciências exatas. Observe também a edição, pois se for uma muito antiga, pode ser que seu filho perca atualizações de conteúdo importantes.

6. Compre nas lojas de atacado 

Os preços costumam ser mais atrativos. Por isso, é interessante juntar mais alguns pais e comprar o material escolar com eles. Estes locais são ótimos para adquirir lápis, canetas e borrachas, que são itens facilmente encontrados em pacotes e crianças de praticamente todas as idades poderão usufruir. Todos vão economizar!

7. Pagamento à vista

Todas nós sabemos que não existe compra no cartão de crédito que seja realmente sem juros. Então, se você puder pagar à vista, aproveite e negocie descontos ou melhores condições na papelaria.

8. Cuidado com os itens incomuns da lista do material escolar

Se aparecerem na lista produtos de uso comum, como de higiene e limpeza, ou usados na área administrativa, questione na hora! Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99. A escola também não pode exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento ou de uma marca específica, pois os pais têm total liberdade de pesquisar valores e adquirir o que melhor cabe no bolso.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter e produtora, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

dicas-de-economia-e-vida-para-maes-solo-tudo-o-que-voce-precisa-saber

15 de agosto de 2019

Assumir o desafio de criar um filho sozinha é uma realidade para muitas mulheres. Confira algumas dicas de economia e outras para a vida de mulheres que passam pelo mesmo!

bolsa-de-estudos-como-conseguir-melhor-escola

5 de fevereiro de 2018

O site Melhor Escola reúna mais de 26 mil bolsa de estudo, do ensino fundamental ao ensino médio, além de EJA, cursinho preparatório e de idiomas. Veja como conseguir.

economizar_filhos

2 de agosto de 2017

Está precisando de ajuda para cortar gastos com os seus filhos? Confira estas dicas para economizar.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas