A poupança tem limite?

27 de setembro de 2018 - Por

poupanca-tem-limite(1)

quem ama, compartilha!

Essa ainda é a dúvida de muita gente: vale a pena deixar o dinheiro na poupança? Por muito tempo, essa modalidade de investimento era sinônimo de “perder dinheiro”, uma vez que, por conta da inflação, a quantia guardada perdia poder de compra. Isso quer dizer que a poupança não é um bom investimento?

A resposta dependerá dos seus objetivos. “Quando falamos da poupança, é preciso ponderar que ela é uma aplicação que tem liquidez imediata, logo, você pode usar esse dinheiro a qualquer momento e sem prazo para resgatar. Outro ponto importante é que se trata de uma aplicação com risco praticamente zero*”, pontua Diego Barbieri, professor de Contabilidade da IBE Conveniada FGV.

*O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assegura o investimento de até R$ 250 mil por CPF.

Confira como a poupança pode ser uma boa saída para começar a investir ou para quem sabe que precisará do dinheiro em um curto período.

1 – Com Selic a 6,5%, poupança ganha da maioria dos fundos

Por conta da taxa Selic, que encontra-se no patamar de 6,5% ao ano, o rendimento da poupança passou a ser mais atrativo em comparação a diversos fundos, tendo em vista que os custos para mantê-los podem diminuir bastante a sua rentabilidade. De acordo com uma regra do sistema financeiro nacional, quando a Selic está em 8,5% a.a. ou menos, a modalidade deve apresentar rendimento equivalente a 70% da taxa básica mais a taxa referencial. (Leia mais aqui)

2 – Poupança vale a pena em 3 casos, saiba quais

Tudo vai depender dos seus objetivos para que a poupança valha a pena. Antes de investir o seu dinheiro nessa modalidade, é importante ponderar o tempo que você tem disponível para deixar o seu dinheiro render, a quantia e no que você pretende usá-lo. (Leia mais aqui)

3 – O que mudou no cálculo da poupança?

Para fazer bons investimentos, é fundamental entender como eles funcionam. Em 2017, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu alterar a forma de calcular a rentabilidade da poupança. Isso fez com que a modalidade se tornasse um investimento atrativo com a taxa Selic atual. (Leia mais aqui)

poupanca-tem-limite(2)

4 – Como organizar seus investimentos por objetivos de curto, médio e longo prazo

Se você viu que talvez a poupança não seja a melhor opção para o seu momento financeiro, chegou a hora de pensar em diversificar os seus investimentos. Busque por outras alternativas e organize os seus objetivos em curto, médio e longo prazo para conseguir a melhor rentabilidade possível (leia mais aqui).

5 – Investimentos: 5 erros comuns de quem acredita que sabe demais

É preciso tomar muito cuidado antes de investir seu precioso dinheiro. Para não correr risco de tomar decisões ruins, é importante sempre se informar e evitar os erros mais comuns de quem acredita que sabe demais (leia mais aqui).

Foto: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

como-funciona-uma-financeira(2)

5 de novembro de 2018

Será que realizar investimentos em bancos tradicionais é a opção mais rentável para os seus investimentos? Entenda melhor o que é e como funciona uma financeira.

confisco-da-poupanca(2)

17 de outubro de 2018

O medo do confisco da poupança voltou a assombrar muitos brasileiros. Mas será que é possível que isso ocorra novamente ou foi só mais uma fake news? Confira!

onde-investir(2)

3 de setembro de 2018

Multiplicar o dinheiro é a vontade de todo mundo! Mas antes de investir suas economias é preciso pensar em dois fatores muito importantes para garantir sua qualidade de vida!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas