A poupança tem limite?

27 de setembro de 2018 - Por

poupanca-tem-limite(1)

quem ama, compartilha!

Essa ainda é a dúvida de muita gente: vale a pena deixar o dinheiro na poupança? Por muito tempo, essa modalidade de investimento era sinônimo de “perder dinheiro”, uma vez que, por conta da inflação, a quantia guardada perdia poder de compra. Isso quer dizer que a poupança não é um bom investimento?

A resposta dependerá dos seus objetivos. “Quando falamos da poupança, é preciso ponderar que ela é uma aplicação que tem liquidez imediata, logo, você pode usar esse dinheiro a qualquer momento e sem prazo para resgatar. Outro ponto importante é que se trata de uma aplicação com risco praticamente zero*”, pontua Diego Barbieri, professor de Contabilidade da IBE Conveniada FGV.

*O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assegura o investimento de até R$ 250 mil por CPF.

Confira como a poupança pode ser uma boa saída para começar a investir ou para quem sabe que precisará do dinheiro em um curto período.

1 – Com Selic a 6,5%, poupança ganha da maioria dos fundos

Por conta da taxa Selic, que encontra-se no patamar de 6,5% ao ano, o rendimento da poupança passou a ser mais atrativo em comparação a diversos fundos, tendo em vista que os custos para mantê-los podem diminuir bastante a sua rentabilidade. De acordo com uma regra do sistema financeiro nacional, quando a Selic está em 8,5% a.a. ou menos, a modalidade deve apresentar rendimento equivalente a 70% da taxa básica mais a taxa referencial. (Leia mais aqui)

2 – Poupança vale a pena em 3 casos, saiba quais

Tudo vai depender dos seus objetivos para que a poupança valha a pena. Antes de investir o seu dinheiro nessa modalidade, é importante ponderar o tempo que você tem disponível para deixar o seu dinheiro render, a quantia e no que você pretende usá-lo. (Leia mais aqui)

3 – O que mudou no cálculo da poupança?

Para fazer bons investimentos, é fundamental entender como eles funcionam. Em 2017, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu alterar a forma de calcular a rentabilidade da poupança. Isso fez com que a modalidade se tornasse um investimento atrativo com a taxa Selic atual. (Leia mais aqui)

poupanca-tem-limite(2)

4 – Como organizar seus investimentos por objetivos de curto, médio e longo prazo

Se você viu que talvez a poupança não seja a melhor opção para o seu momento financeiro, chegou a hora de pensar em diversificar os seus investimentos. Busque por outras alternativas e organize os seus objetivos em curto, médio e longo prazo para conseguir a melhor rentabilidade possível (leia mais aqui).

5 – Investimentos: 5 erros comuns de quem acredita que sabe demais

É preciso tomar muito cuidado antes de investir seu precioso dinheiro. Para não correr risco de tomar decisões ruins, é importante sempre se informar e evitar os erros mais comuns de quem acredita que sabe demais (leia mais aqui).

Foto: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

vale-a-pena-aplicar-sempre-no-mesmo-titulo-do-tesouro-direto

20 de agosto de 2019

Você já sabe que é importante investir todos meses para ter bons rendimentos no futuro. Contudo, muitas investidoras de primeira viagem ficam na dúvida se devem aplicar seu dinheiro sempre no mesmo título do Tesouro Direto, ou arriscar e investir em outra modalidade. Se você segue o modelo de orçamento 50/30/20, utilizado pela Carol Sandler […]

17 de julho de 2019

A rentabilidade é uma dúvida frequente das investidoras, mas agora que você sabe o que é CDB, LCI, LCA, CDI, e também já aprendeu tudo sobre Tesouro Direto e Tesouro Selic, chegou a hora de descobrir como comparar a rentabilidade do seu investimento. O primeiro ponto a entender é que enquanto o Tesouro Selic e […]

11 de julho de 2019

Você decidiu fazer um investimento em renda fixa, mas está confusa com a sopa de letrinhas de CDB, LCI e LCA? Calma! Não fique apavorada, porque é muito fácil e vamos te ensinar tudo que você precisa saber para investir. A renda fixa é uma aplicação segura e o primeiro passo para quem deseja embarcar […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas