20 de dezembro de 2016 - Por Ana Paula de Araujo
Deixar para comprar os itens da ceia de Natal aos 45 minutos do segundo tempo é um verdadeiro tiro no pé quando o assunto é dinheiro, afinal, tudo estará ainda mais caro. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), a ceia do brasileiro será 10,19% mais salgada este ano. Seja por falta de tempo ou descuido, muitas pessoas deixaram a tarefa para a última hora e, infelizmente, serão pegas de surpresa pelos valores altos nas gôndolas. Se este é o seu caso, talvez você precise substituir alguns ingredientes típicos se quiser poupar o bolso. A seguir, reunimos algumas trocas espertas para você economizar na ceia de Natal. Confira!
Peru por carne de frango ou de boi
O aumento da procura faz com que os preços deste clássico natalino dispare. Como alternativa, você pode procurar outras aves mais baratas, como o frango, ou até mesmo carne de boi. Capriche no tempero e surpreenda os convidados!
Frutas secas e oleaginosas por frutas da época
Pense só no colorido que uma cesta de frutas bem recheada dará à sua mesa. Em vez de ir ao empório procurar por frutas secas, como damasco e ameixa, e oleaginosas, como castanhas, nozes e afins, dê um pulinho na hortifruti de seu bairro e coloque no cesto frutas da época.
Vinhos importados por vinhos nacionais
De acordo com a mesma pesquisa da FGV, a bebida ficou 16,95% neste ano em comparação a 2015. Se você não abre mão de uma boa taça, prefira rótulos brasileiros, que sairão mais em conta.
Panetones industrializados por feitos em padarias
Com certeza você arregalou os olhos ao ver o preço dessa iguaria natalina nos supermercados, principalmente aqueles de marcas mais conhecidas. Para não passar vontade, a melhor alternativa é buscar por produtos de fabricação em pequena escala, como em supermercados, padarias e até mesmo de pessoas que fazem em casa para vender.
Bacalhau inteiro por lascas
Aquele peixão fica muito bonito na mesa, mas no bolso… Se você não abre mão do sabor característico do bacalhau, considere comprar lascas. Com elas, é possível fazer bacalhoadas, bolinhos e outros preparos saborosíssimos.
Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
11 de fevereiro de 2019
Dá para viajar no Carnaval, ir para os blocos, curtir com as crianças e ficar com o orçamento na azul! Duvida? A primeira dica é planejar. Veja as outras!
25 de janeiro de 2019
Saber como economizar dinheiro não é só pesquisar preços: você PRECISA se fazer essas 4 perguntas básicas. A primeira: vale a pena? Conheça as outras!
5 de dezembro de 2018
Fazer uma ceia de natal mais barata nem sempre é tarefa fácil. Mas, com algumas dicas simples, é possível comprar os ingredientes sem pesar o bolso. Saiba como!