Aprenda a dizer não!

31 de maio de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

É só alguém pedir alguma coisa que você diz sim, mesmo sem querer ou mesmo ter tempo. Não pode! Por mais difícil que isso seja, é necessário dizer não em algumas situações – inclusive para as pessoas que mais ama. Dizer não é um ato positivo consigo mesma, no qual você faz respeitar a sua própria vontade. Pense nisso: por que tem que dizer sim para tudo?

Diga não para …
… os filhos: Educar não é consentir tudo que seu filho quiser e aceitar todas as opiniões dele. Para que a criança se torne um adulto maduro e equilibrado, precisa ter todos os valores muito bem definidos. No começo da vida, os pais são os responsáveis em dizer o que é certo e errado. Tenha claro quais são os valores da família e passe isso diariamente para ele. Com clareza e transparência para todos da família fica fácil dizer não. Seja firme, fale sem gaguejar e olhando nos olhos. Não ceda quando achar necessário. Educar é também saber dizer não.

… as amigas: Toda mulher tem uma amiga que abusa da gentileza da outra. Deixe seu radar ligado e diga não quando preciso. Por mais que esteja se negando a fazer algo, não precisa ser grosseira. Quando tiver que dizer não, pense e use as palavras certas. Uma dica é reconhecer e validar o desejo do outro, para em seguida dizer que você não pode atender ao pedido pois isto conflita com a sua agenda, seus valores, ou o quer que seja. A pessoa se sente respeitada e entende que você também está se respeitando.

… as ofertas: Vira e mexe o gerente do seu banco ou um atendente oferece uma oferta imperdível. Eles dão tantas informações e tantos benefícios que deixam nossa cabeça confusa. Se estiver incerta do que estão oferecendo, diga que vai pensar. Sozinha, analise o que foi dito e se precisar, coloque tudo aquilo no papel. Se optar pelo não, tenha certeza que não está prejudicando ninguém, só está defendendo seus benefícios e seus direitos. Seja firme e negue quando for preciso!

… no ambiente de trabalho: Essa é uma situação muito delicada, porque coloca sua imagem profissional em risco. Claro que não precisa sair dizendo não a torto e direito. Negue somente nas situações em que realmente for necessário fazer isso. Tenha muito cuidado e seja mais delicada que o comum. De novo, explique por que não pode atender ao pedido e pense se existe uma forma de compensar a situação no futuro. Estabelecendo os limites para si mesma ficará em paz nas relações familiares e também corporativas. Pense nisso…

Em quais situações sente mais necessidade de falar não?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

mei-declaracao

25 de abril de 2019

Sem ela, o MEI fica impedido de encerrar o CNPJ, pode não conseguir alvarás e linhas de crédito em bancos. O prazo de envio encerra às 23h59 de 31 de maio. Confira ouras dicas!

soft-skills-sucesso-profissional-01

15 de abril de 2019

Segundo levantamento do LinkedIn, criatividade é a soft skill mais desejada (e em falta). Conheça as outras características que podem fazer sua carreira deslanchar!

erros-gestao-funcionarios

8 de abril de 2019

O grande segredo para funcionários cheios de motivação no trabalho é cuidar deles desde a entrada na empresa. Veja como fazer isso na liderança da equipe.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas