As 5 soft skills em alta para você ter sucesso profissional, segundo o LinkedIn

15 de abril de 2019 - Por

soft-skills-sucesso-profissional-01

quem ama, compartilha!

Para ter sucesso profissional, não basta conhecimento técnico: as soft skills estão se tornando cada vez mais importantes – especialmente com o crescimento da atuação de máquinas e Inteligência Artificial (IA).

Essa foi uma das principais afirmações da pesquisa a Global Talent Trends 2019 do LinkedIn, que colocou as soft skills entre as grandes tendências sobre o mercado de trabalho este ano

“Parece até uma contradição, mas quanto mais se fala em IA, aprendizado de máquina, bots e realidade aumentada, maior será o protagonismo das soft skills”, afirma Eduardo Refkalefsky, professor convidado da IBE Conveniada FGV de Estratégia, Negociação e Desenvolvimento de Carreira.

O que são soft skills?

O termo em inglês se refere àquelas habilidades comportamentais e subjetivas, mais difíceis de avaliar, mas fundamentais para o sucesso de uma equipe. São aquelas que, segundo o relatório do LinkedIn, as máquinas não podem substituir.

soft-skills-sucesso-profissional-02

Elas são tão importantes que, no levantamento, 92% dos entrevistados afirmaram que elas são tão ou mais importante do que as competências técnicas (chamadas de hard skills). Além disso, 89% afirmam que “contratações ruins” geralmente estão relacionadas a candidatos com dificuldades em soft skills.

As soft skills em alta para ter sucesso na carreira profissional

A partir dos dados da própria plataforma, o LinkedIn elencou cinco habilidades em alta:

  1. Criatividade;
  2. persuasão;
  3. colaboração;
  4. adaptabilidade;
  5. gestão de tempo.

Dessas, de acordo com os dados comportamentais do LinkedIn, a qualidade que mais está em falta é a criatividade – e ela não está relacionada apenas à arte. De acordo com o LinkedIn, trata-se da capacidade de resolver problemas de maneiras originais – algo que máquinas não podem replicar com facilidade.

Vale, ainda, ressaltar que a demanda por criatividade aumentará exponencialmente até 2030, de acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey. Por isso, além de estudar competências técnicas, capriche nas suas capacidades humanas, que podem determinar seu sucesso profissional.

Veja o relatório completo aqui.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

erros-gestao-funcionarios

8 de abril de 2019

O grande segredo para funcionários cheios de motivação no trabalho é cuidar deles desde a entrada na empresa. Veja como fazer isso na liderança da equipe.

fui-demitida-demissão-o-que-fazer-01

13 de março de 2019

Erguer-se após uma demissão é difícil, mas essencial para você conseguir um novo emprego rapidamente. O primeiro passo é aproveitar o feedback, veja mais!

meritocracia-no-brasil-como-driblar

22 de fevereiro de 2019

Segundo estudo, meritocracia não funciona na prática. Então, como driblar as desvantagens de ter nascido menos favorecida? Veja dicas práticas!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas