As ilusões de uma empreendedora iniciante

11 de março de 2016 - Por

ilusoes-empreendedora-iniciante

quem ama, compartilha!

*Isadora Leone

Quando saímos do mundo corporativo e resolvemos empreenderpor escolha ou por necessidade – somos tomadas por uma animação quase  adolescente em imaginar que tudo será muito diferente. Corremos do lado de lá para o lado de cá cheias de ansiedade e esperança. Ficamos convictas que vamos conhecer e viver situações muito diferentes do mundo das empresas. E assim surgem tantos enganos.

O primeiro deles é achar que a nossa experiência do lado de lá é mais do que suficiente para começar um negócio do lado de cá. Não, não é suficiente. Se você abrir um negócio no qual irá usar sua experiência técnica, você não conta com a experiência de gerenciar um negócio como dona – o que muito diferente de ser uma gerente executiva. Portanto, você precisará correr atrás de informação e formação. Afaste-se do ego e assuma que não sabe tudo o que precisa para trabalhar do lado de cá.

Achar que irá conviver com pessoas e situações diferentes também é um grande engano. O ser humano é extremamente vaidoso e o ego sempre fala mais alto no fim das contas. Portanto, todo aquele discurso sobre  colaboração vai até a página dois. Quando alguém mexe no queijo do outro, a coisa pode ficar bem feia. Logo, do lado de cá você precisará lidar com os mesmos egos encontrados do lado de lá…só que agora estarão disfarçados. Aqui você precisará ainda mais de habilidades para as relações interpessoais.

mulher-empreendedora

A capa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios é para poucos e nós somos muitas, muitas mesmo. Assim como no mundo corporativo, o empreendedorismo conta com muita gente. Da mesma forma que naquele ambiente nem todas nós éramos gerentes ou diretoras, aqui não é diferente. Nem todo mundo será capa de revista. Abandonar a ansiedade pelo glamour empreendedor é libertador – de novo o ego na jogada.

Plágio, cópia, roubos de ideias e sacanagens. Do lado de lá existe uma estrutura, uma “coisa cósmica” que acaba protegendo os sacanas. Do lado de lá não há muitas chances para botar o dedo na cara do outro e dizer as verdades merecidas. Aqui dá! Portanto, tome cuidado, seja lá quem você for. Cuidado com o ego – de novo.

Não faltam ofertas de formação para fazermos do mundo de cá algo diferente. Se está pensando em vir ou já está aqui, comece agora!

Recentemente assisti ao vídeo do pioneiro do e-commerce no Brasil, Jack London, feito na Virada Empreendedora de 2015 e que me inspirou a falar sobre a sobrevivência do lado de cá. Ele ressalta muito a busca por formação continuada, o que eu acredito também. Confira o recado dele aqui.

Por falar em Virada Empreendedora. A próxima edição está chegando (16 e 17 de abril) e lá podemos treinar esse desafio de enxergar tudo do lado de cá do jeito que tem que ser. Vamos treinar juntas?

Não perca essa chance: http://www.viradaempreendedora.com.br/

Isadora Leone é empresária e empreendedora, sócia fundadora da PitchCom, agência de comunicação e assessoria de imprensa. Com mais de 15 anos de experiência em comunicação, relações governamentais, responsabilidade social e investimento social privado, teve passagens por grandes empresas como General Motors e Volkswagen. Graduada em Relações Públicas pela FAAP, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Administração de Organizações da Sociedade Civil pela USP é colaboradora, palestrante e colunista da Rede Mulher Empreendedora.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Rede Mulher Empreendedora
Rede Mulher Empreendedora
Ela Empreendedora

Leia em seguida

ciencia-nacional-a-verdade-sobre-ser-pesquisador

17 de setembro de 2019

Vida de cientista não é fácil. São muitas horas de trabalho e dedicação à pesquisa científica, com baixa remuneração, sem férias e 13º salário. Ainda assim, muitas pessoas acreditam que pesquisadores vivem de ajuda do Governo e que a produção científica é um gasto desnecessário. A ciência permite que você leia esse texto no touch […]

16 de setembro de 2019

Sabe aqueles dias que a hora não passa e você está com parte do tempo ocioso? Esse é um ótimo período para colocar algumas dicas em prática e aumentar a sua produtividade no dia a dia. Confira!

por-que-sororidade-no-ambiente-de-trabalho-e-importante

10 de setembro de 2019

Todas nós já ouvimos que trabalhar com mulher é muito difícil, que mulheres fazem fofoca, são falsas e puxam o tapete da outra. Mas nada disso é verdade! Existe muita sororidade no ambiente de trabalho e o estudo Talenses com a Insper realizado em 2018, aponta que quanto mais mulheres em cargos nas empresas, maior […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas