As vantagens de trabalhar em home office

16 de junho de 2016 - Por

vantagens-home-office

quem ama, compartilha!

Quem nunca sonhou em poder escolher o horário de trabalho ou fazer home office? A flexibilidade oferece muitas vantagens, mas também exige disciplina e comprometimento.

“Não dá para trabalhar em home office e ficar assistindo TV ou jogando videogame. Tem que existir disciplina, inclusive em relação a prazos”, afirma Lígia Molina, professora do IBE-FGV e especialista em gestão de pessoas, liderança e coaching executivo. Procure organizar a rotina da melhor maneira possível para ter um bom desempenho.

Uma das vantagens dos empregos que permitem flexibilidade em termos de horário, por exemplo, é que você acaba sendo mais produtiva, já que provavelmente escolherá trabalhar no período em que rende mais.

“As funcionárias se sentem mais valorizadas e motivadas quando há flexibilidade. Se estivessem trancadas no escritório, talvez não pudessem almoçar com a família ou buscar os filhos na escola. Assim é possível conciliar vida profissional e pessoal de maneira interessante”, diz Lígia.

Se trabalha em home office, de preferência, reserve um cômodo da casa especificamente para suas atividades. Evite distrações e deixe claro para todos da casa que não deve ser incomodada quanto estiver trabalhando. Certifique-se de que em casa conta com todos os materiais de que precisa para desempenhar bem sua função. Se eles não estiverem disponíveis, providencie-os. Crie um ambiente confortável. Veja se a iluminação é boa e se a cadeira lhe permite manter uma boa postura, por exemplo.

vantagens-trabalhar-homeoffice

Com o home office, você economiza o tempo que gastaria no trânsito, o que faz uma grande diferença quando o assunto é qualidade de vida. Então, capriche ainda mais em seu trabalho e aproveite o tempo livre extra da melhor maneira que puder. Cuide bem de si mesma, faça um curso ou invista em hobbies.

Se conta com flexibilidade no horário, cuidado para não se desorganizar. Se preferir, em vez de começar a trabalhar em um momento diferente a cada dia, comece sempre no mesmo horário para manter uma rotina. Sabendo valorizar as condições diferenciadas de seu emprego e agindo com responsabilidade, você só terá a lucrar.

Não são só os funcionários que se beneficiam da flexibilidade. Para as empresas, é uma forma de reter talentos e uma chance para economizar. “A estrutura física de uma empresa é muito cara”, explica a especialista. Além dos casos em que os colaboradores trabalham de casa todos os dias, em algumas companhias é possível ir para o escritório algumas vezes por semana e nos demais dias fazer o serviço em home office. Nessa situação, as empresas economizam com gastos fixos, como conta de água e luz.

Se você adoraria ter um trabalho mais flexível mas esta não é sua realidade, não desanime. Continue batalhando pelo tipo de emprego que sonha. Lembre-se de não levar em conta somente as facilidades, e sim em sua realização como um todo. Independente de no futuro você vir ou não a ter um trabalho flexível, o importante é fazer algo que lhe permita utilizar seus potenciais e que esteja de acordo com seus objetivos de vida.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

conselhos-profissoes-carreira-masculina-machismo

2 de julho de 2019

Para lidar com o machismo em carreiras “masculinas”, uma das dicas é reprogramar o cérebro. Veja esse e mais conselhos baseados em pesquisas.

24 de junho de 2019

Quando o final de semana acaba é um drama! Já ficamos ansiosas para o próximo, né? Veja três coisas que pode fazer para mudar a sua semana.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas