Blockchain: o que é? Conheça a tecnologia por trás do bitcoin

5 de julho de 2018 - Por

blockchain-o-que-e-bitcoin

quem ama, compartilha!

Quando o bitcoin despontou, também veio à tona a tecnologia por trás da criptomoeda: o blockchain. Mas o que é blockchain? Qual é a função dessa tecnologia?

Nessa matéria, você vai aprender:

  • O que é blockchain;
  • como o blockchain funciona;
  • blockchain: onde usar;
  • blockchain além do bitcoin.

O que é blockchain?

O blockchain é um um sistema formado por uma cadeia de blocos – do inglês, “block” significa bloco e “chain”, cadeia. Para garantir a segurança dos dados, um conjunto de transações é colocado dentro de cada um desses bloquinhos.

Eles são ligados por um elo chamado “hash”, que nada mais é do que um código. Em seguida, esses dados são protegidos por criptografia.

Como o blockchain funciona?

Para que você entenda melhor, podemos fazer uma analogia presente no universo de muitas meninas. Pense que você tem um diário, onde guarda todos seus segredos. Para deixá-lo bem seguro, em vez de deixar tudo em apenas um caderno, você espalha seus registros em vários lugares seguros da sua casa.

Como as páginas do seu diário ficam separadas e protegidas em diversos lugares, quem quisesse fuçar seus segredos teria bastante trabalho – afinal, precisaria conseguir acessar seus registros, juntar todos e decifrá-los.

Voltando ao blockchain, é como se essa cadeia de blocos fosse a união de todos os registros do diário. Eles só fazem sentido juntos, mas ficam separados por segurança.

Blockchain: onde usar? Além do bitcoin!

Este sistema tem sido aplicado de várias formas. Nos bitcoins, por exemplo, o blockchain é usado para tornar as transações financeiras possíveis e seguras. Ele também se aplica em outras criptomoedas, como o Ether.

No entanto, o uso do blockchain é extremamente amplo, de tal forma que os mais entusiastas afirmam que essa tecnologia será tão revolucionária quanto a internet. Quer conhecer outros usos do blockchain? Então, assista o vídeo que a Carol Sandler preparou, explicando outros usos da tecnologia de forma didática e simples:

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

3 de julho de 2019

O Facebook mergulhou no universo financeiro e no final de junho anunciou a criptomoeda Libra. A nova moeda digital só deve ser lançada em 2020 e pretende alcançar 1,7 bilhões de pessoas que não têm conta bancária e assim poderão realizar transações financeiras online. O que é a nova criptomoeda Libra? Segundo a rede social, […]

humanidade-tecnologia

15 de junho de 2018

Você já pensou em como será a sua relação com a tecnologia no futuro em aspectos como trabalho e vida online? Gerd Leonhard comenta sobre o que devemos esperar.

inovacao-na-tecnologia-dos-bancos

14 de junho de 2018

Entre tantos termos novos, como blockchain, open banking e APIs, fica a pergunta: para onde a tecnologia financeira pode, de fato, nos levar? Confira algumas apostas das instituições financeiras.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas