Blockchain: o que é? Conheça a tecnologia por trás do bitcoin

Blockchain: o que é? Conheça a tecnologia por trás do bitcoin

Quando o bitcoin despontou, também veio à tona a tecnologia por trás da criptomoeda: o blockchain. Mas o que é blockchain? Qual é a função dessa tecnologia?

Nessa matéria, você vai aprender:

  • O que é blockchain;
  • como o blockchain funciona;
  • blockchain: onde usar;
  • blockchain além do bitcoin.

O que é blockchain?

O blockchain é um um sistema formado por uma cadeia de blocos – do inglês, “block” significa bloco e “chain”, cadeia. Para garantir a segurança dos dados, um conjunto de transações é colocado dentro de cada um desses bloquinhos.

Eles são ligados por um elo chamado “hash”, que nada mais é do que um código. Em seguida, esses dados são protegidos por criptografia.

Como o blockchain funciona?

Para que você entenda melhor, podemos fazer uma analogia presente no universo de muitas meninas. Pense que você tem um diário, onde guarda todos seus segredos. Para deixá-lo bem seguro, em vez de deixar tudo em apenas um caderno, você espalha seus registros em vários lugares seguros da sua casa.

Como as páginas do seu diário ficam separadas e protegidas em diversos lugares, quem quisesse fuçar seus segredos teria bastante trabalho – afinal, precisaria conseguir acessar seus registros, juntar todos e decifrá-los.

Voltando ao blockchain, é como se essa cadeia de blocos fosse a união de todos os registros do diário. Eles só fazem sentido juntos, mas ficam separados por segurança.

Blockchain: onde usar? Além do bitcoin!

Este sistema tem sido aplicado de várias formas. Nos bitcoins, por exemplo, o blockchain é usado para tornar as transações financeiras possíveis e seguras. Ele também se aplica em outras criptomoedas, como o Ether.

No entanto, o uso do blockchain é extremamente amplo, de tal forma que os mais entusiastas afirmam que essa tecnologia será tão revolucionária quanto a internet. Quer conhecer outros usos do blockchain? Então, assista o vídeo que a Carol Sandler preparou, explicando outros usos da tecnologia de forma didática e simples:

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close