Calculadora mostra quanta água você gasta por dia

10 de março de 2015 - Por

quem ama, compartilha!

O volume de chuvas abaixo do esperado, somado à deficiências no sistema de abastecimento de água em todo o país trouxe uma crise de desabastecimento em proporções assustadoras. A crise hídrica já preocupa há bastante tempo em São Paulo, mas outras regiões também sofrem com o risco de desabastecimento. Um levantamento recente mostrou que o país desperdiça 37% da água tratada que possui. No Amapá a perda chega a assustadores 76%. Em países como Alemanha, Japão e Israel, a perda de água tratada não chega nem a 10%.

Tendo em vista a gravidade da situação, a Sabesp vem aplicando multas desde fevereiro para aqueles consumidores que excederem no uso da água. As sobretaxas podem variar de 40% a 100%.

Algumas regiões da capital e Grande São Paulo já sofrem com cortes de água em alguns períodos do dia. Em outras localidades as pessoas já notaram também uma queda de pressão no abastecimento, com o objetivo de poupar água. Muita gente tem mudado os hábitos de consumo pela conscientização do quanto este bem é valioso e que a situação pode agravar-se ainda mais. Em outros casos, é preciso que o desperdício seja dolorido no bolso para que a água seja usada de forma consciente.

Agora pense bem: como é possível saber ao certo se você está economizando o suficiente? Você sabe quantos litros d’água consome por dia e se esta quantidade está dentro de uma média tolerável para uso diário? Qual o volume de água que escorre pelo ralo enquanto você toma banho, usa descarga, lava a louças ou escova os dentes?

Para ajudar a responder essas perguntas e policiar-se quanto ao consumo, a Universidade Newton Paiva, localizada em Belo Horizonte, desenvolveu uma calculadora para simular sua média de consumo e qual seria o limite tolerável. Faça o teste e veja exatamente em quais hábitos do cotidiano você precisa reduzir seu consumo.

calculadora_agua_newton_paiva

O teste é bem simples, mas aposto que você deve ter ficado surpresa com seu resultado. Por exemplo, você imaginava que mesmo de torneira fechada nós gastamos cerca de dois litros d’água escovando os dentes? A calculadora mostra como um volume grande de água pode ir embora com muita facilidade. Ciente disso, é hora de realmente ter pulsos firmes com o seu consumo. Peça aos seus familiares para fazerem o teste e ajude mais gente a usar a água de um modo mais consciente!

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

youtube-carol-sandler-reage-a-tag-suposicoes-sobre-mim

23 de agosto de 2019

Depois do vídeo 50 fatos sobre Carol Sandler, as seguidoras do Finanças Femininas enviaram pelo Instagram as suposições sobre a Carol. As leitoras querem saber: será que ela faz supermercado no atacadão para não jogar dinheiro fora? Era da turma da frente na escola? Ela fez faculdade de administração ou economia? É super organizada e […]

mulheres-na-musica-iniciativas-apoiam-a-producao-artistica-feminina

22 de agosto de 2019

A produção artística das mulheres vem furando a bolha do machismo e conquistando espaço no mercado musical, que ainda é dominado por homens. O projeto”Por elas que fazem a música”, da União Brasileira de Compositores (UBC), aponta que apenas nove mulheres figuraram a lista dos 100 maiores arrecadadores de direitos autorais da música brasileira em […]

produtos-importados-dicas-para-fazer-compras-online

14 de agosto de 2019

A grande variedade de produtos e os preços baixos incentivam as compras em sites chineses e norte-americanos. No ano passado, 23,1 milhões de brasileiros fizeram compras internacionais, segundo a pesquisa da Ebit, especializada em avaliar a reputação das lojas online. O chinês AliExpress é o favorito entre 51% dos consumidores brasileiros, seguido dos norte-americanos Wish […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas