Champagne e empreendedorismo!

28 de novembro de 2012 - Por

quem ama, compartilha!

Você adora tomar champagne e é louca por uma garrafa de Veuve Clicquot? Agora, você sabia que a marca Veuve Clicquot quer dizer viúva Cliquot em francês – o nome da fundadora da empresa? Mas o mais interessante está por vir… Por trás dessa marca de champagne, está a história da maior empreendedora francesa do século 19.

Em uma época em que as filhas das famílias ricas eram criadas para serem mães e esposas, Barbe-Nicole Clicquot foi contra todos os estereótipos. Viúva aos apenas 27 anos em 1805, ela assumiu a pequena vinícola da família do seu marido e transformou-na em um império do champagne.

A história toda é contada no livro “A Viúva Clicquot”, de Tilar J. Mazzeo. Quem gosta de histórias de empreendedorismo e de mulheres que souberam mudar o mundo vai amar a dica! Se é difícil de imaginar como uma jovem viúva com uma filha pequena e sem qualquer formação empresarial criou um império, então prepare-se para se apaixonar por este livro.

A Viúva Clicquot não apenas assumiu o negócio da família como soube revolucionar uma indústria inteira. No meio das Guerras Napoleônicas, ela soube transformar uma situação difícil em oportunidade, focando as vendas do seu champagne no mercado externo, principalmente a Rússia. Sob seu domínio, a empresa passou a vender milhões de garrafas ao ano.

Com seus feitos, tornou-se conhecida como La Grande Dame, a grande dama do champagne, e virou uma lenda na França. La Grande Dame é, por sinal, o nome da melhor champagne produzida pela marca, em homenagem a ela. Embora o seu nome tenha se tornado uma marca, poucos conhecem a história da Viúva Clicquot. Para entender como uma mulher jovem e sem preparo revolucionou uma indústria e tornou-se bilionária em pleno século 19, mergulhe nesta leitura, de preferência com uma taça de champagne de acompanhante!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

mulheres-prestadoras-de-serviço

10 de dezembro de 2015

Mulheres fazem reparo, manutenção e conserto para outras mulheres, para evitar a presença de homens desconhecidos em casa.

TED-cientistas

19 de outubro de 2015

Conheça um grupo de 12 mulheres que estão revolucionando diferentes áreas da ciência. Suas histórias são uma grande motivação para quem pretende ingressar no mundo científico.

negociacao-salario-jennifer-lawrence

16 de outubro de 2015

Carta aberta da atriz sobre o sexismo quanto ao pagamento de salários em Hollywood reflete as diferenças que também acontecem nas empresas.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas