Com qual idade você pretende deixar de trabalhar?

28 de abril de 2016 - Por

previdencia

quem ama, compartilha!

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Quando você pensa em aposentadoria, imagina com qual idade deseja parar totalmente de trabalhar? A pergunta é complicada porque a relação de cada pessoa com o trabalho é algo muito particular. Há quem ame tanto o que faz que não consiga se imaginar longe da rotina. Outros se empenham muito no que fazem, mas contam os dias para viver uma vida mais leve e menos acelerada.

Em todo caso, seja para aposentar aos 60 ou aos 80 anos, para que o seu sonho de futuro perfeito se torne realidade, é preciso começar a cuidar dele desde já. Mesmo que você queira continuar trabalhando na terceira idade, o importante é que essa escolha seja feita pelo prazer que o seu trabalho lhe proporciona – e não em função da dependência do seu salário. É fundamental que você tenha a tranquilidade de poder continuar trabalhando com o que gosta, mas sem precisar fazer isso por dinheiro, estando com as contas pagas. Ainda que você esteja mais próximo dos 20 do que dos 40, pode acreditar: não é cedo para começar a pensar em aposentadoria.

E, se você duvida, vale a pena refletir sobre um grande desafio para o mundo inteiro que precisa ser encarado agora. A consultoria internacional Mercer fez um estudo global sobre aposentadoria, o qual aponta que a população mundial acima de 65 anos vai triplicar até 2050. O número de pessoas acima de 80 anos deve quadruplicar até lá, ainda segundo a pesquisa.

previdencia_2
Essa longevidade toda significa que as pessoas vão precisar cuidar bem de suas economias para bancar o custo de vida lá na frente. Afinal, a previdência social sozinha pode não ser o suficiente para te dar o padrão de vida desejado. O envelhecimento de uma camada maior da população também acaba tornando-se um desafio para os jovens, que terão custos maiores para cuidar de seus pais e parentes.

Esse cenário não precisa parecer assustador se você começar a cuidar do seu futuro com a mesma atenção que dá ao seu presente. Um plano de aposentadoria é a chave para que você tenha a certeza de que poderá aproveitar seus dias com tranquilidade. Mesmo se você desejar continuar trabalhando, que seja por prazer e não por necessidade, se realizando ao fazer o que gosta já com as suas “contas pagas”.

Ainda que você trabalhe em um emprego com carteira assinada e que te dê a cobertura da previdência social, o ideal é que você fortaleça suas reservas com um plano que seja adequado ao seu perfil. Se você não possui a cobertura do INSS, esse é mais um motivo para não deixar a previdência privada para amanhã.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Avatar

Leia em seguida

escolhendo-investimentos-pelo-nivel-de-risco

21 de agosto de 2019

Quer investir mas não sabe qual o risco da aplicação? Confira algumas dicas para saber como deve escolher a forma como vai direcionar seu dinheiro.

vale-a-pena-aplicar-sempre-no-mesmo-titulo-do-tesouro-direto

20 de agosto de 2019

Você já sabe que é importante investir todos meses para ter bons rendimentos no futuro. Contudo, muitas investidoras de primeira viagem ficam na dúvida se devem aplicar seu dinheiro sempre no mesmo título do Tesouro Direto, ou arriscar e investir em outra modalidade. Se você segue o modelo de orçamento 50/30/20, utilizado pela Carol Sandler […]

taxa-selic-a-6-ao-ano-o-que-muda-na-sua-vida

1 de agosto de 2019

Após 16 meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 6,5% para 6% ao ano. O novo corte coloca a taxa básica de juros da economia brasileira no menor patamar histórico desde 1999. A redução ficou dentro das expectativas dos especialistas que esperavam […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas