Com qual idade você pretende deixar de trabalhar?

28 de abril de 2016 - Por

previdencia

quem ama, compartilha!

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Quando você pensa em aposentadoria, imagina com qual idade deseja parar totalmente de trabalhar? A pergunta é complicada porque a relação de cada pessoa com o trabalho é algo muito particular. Há quem ame tanto o que faz que não consiga se imaginar longe da rotina. Outros se empenham muito no que fazem, mas contam os dias para viver uma vida mais leve e menos acelerada.

Em todo caso, seja para aposentar aos 60 ou aos 80 anos, para que o seu sonho de futuro perfeito se torne realidade, é preciso começar a cuidar dele desde já. Mesmo que você queira continuar trabalhando na terceira idade, o importante é que essa escolha seja feita pelo prazer que o seu trabalho lhe proporciona – e não em função da dependência do seu salário. É fundamental que você tenha a tranquilidade de poder continuar trabalhando com o que gosta, mas sem precisar fazer isso por dinheiro, estando com as contas pagas. Ainda que você esteja mais próximo dos 20 do que dos 40, pode acreditar: não é cedo para começar a pensar em aposentadoria.

E, se você duvida, vale a pena refletir sobre um grande desafio para o mundo inteiro que precisa ser encarado agora. A consultoria internacional Mercer fez um estudo global sobre aposentadoria, o qual aponta que a população mundial acima de 65 anos vai triplicar até 2050. O número de pessoas acima de 80 anos deve quadruplicar até lá, ainda segundo a pesquisa.

previdencia_2
Essa longevidade toda significa que as pessoas vão precisar cuidar bem de suas economias para bancar o custo de vida lá na frente. Afinal, a previdência social sozinha pode não ser o suficiente para te dar o padrão de vida desejado. O envelhecimento de uma camada maior da população também acaba tornando-se um desafio para os jovens, que terão custos maiores para cuidar de seus pais e parentes.

Esse cenário não precisa parecer assustador se você começar a cuidar do seu futuro com a mesma atenção que dá ao seu presente. Um plano de aposentadoria é a chave para que você tenha a certeza de que poderá aproveitar seus dias com tranquilidade. Mesmo se você desejar continuar trabalhando, que seja por prazer e não por necessidade, se realizando ao fazer o que gosta já com as suas “contas pagas”.

Ainda que você trabalhe em um emprego com carteira assinada e que te dê a cobertura da previdência social, o ideal é que você fortaleça suas reservas com um plano que seja adequado ao seu perfil. Se você não possui a cobertura do INSS, esse é mais um motivo para não deixar a previdência privada para amanhã.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Avatar

Leia em seguida

ano-novo-5-resolucoes-financeiras-feministas-para-2020

8 de janeiro de 2020

Ano novo começando e com ele novas metas, projetos e mudanças. Aproveitando esse embalo, vamos falar sobre algumas resoluções financeiras para 2020. Confira!

Taxa Selic a 4,5% ao ano: quais os reflexos nas aplicações de renda fixa?

12 de dezembro de 2019

A Selic fecha 2019 em 4,5% ao ano após o novo corte do Banco Central. Com a queda da taxa de juros, como ficam as aplicações de renda fixa? Descubra.

descubra-os-6-erros-comuns-de-investidoras-iniciantes

10 de dezembro de 2019

O frio na barriga e a insegurança de começar a investir podem atrapalhar as decisões das investidoras iniciantes. Veja como encarar o medo.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas