Como a independência financeira ajuda na luta contra a violência doméstica

7 de agosto de 2019 - Por

independencia-financeira-violencia-domestica-feminicidio

quem ama, compartilha!

Muito se discute sobre como a sociedade pode acabar de vez com a violência contra a mulher e o feminicídio. A nós, do Finanças Femininas, cabe falar sobre independência financeira. O que uma coisa tem a ver com a outra? Calma, vamos explicar.

Antes, um panorama: apesar de a Lei Maria da Penha ter completado 13 anos, os casos de violência contra a mulher e feminicídio ainda são chocantes. O assassinato de mulheres aumentou 44% no primeiro semestre de 2019 em São Paulo, de acordo com levantamento realizado pelo G1.

Feminicídio é o assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero, por isso recebeu uma designação própria. Reverter este quadro é uma questão de responsabilidade de toda a sociedade – seja questionando os padrões de violência de gênero, educando crianças para que não repitam estes padrões, superando o machismo etc.

E o que a independência financeira tem a ver com violência contra a mulher?

Educação financeira tem tudo a ver com a autonomia da mulher e a chance de mudar o rumo da sua própria história. É por isso que o Finanças Femininas sempre levantou a bandeira da independência financeira da mulher como forma de empoderamento feminino.

Querida leitora, você precisa entender essa relação para entrar nessa luta conosco! Neste vídeo, Carol Sandler explica tudo e mostra como você também pode espalhar essa mensagem para amigas, parentes, colegas e todas as mulheres que te cercam. Assista até o final!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

video-livros-que-mudaram-minha-vida

6 de agosto de 2019

Se você segue o Finanças Femininas no Instagram, com certeza já viu várias indicações de leituras, mas dessa vez as dicas de livros sobre finanças, motivação, meditação e até romance mudaram a vida Carol Sandler e sua forma de encarar o mundo, o dinheiro e os negócios. Investimentos para mulheres O primeiro livro da lista […]

video-movimento-FIRE

30 de julho de 2019

Você já pensou na possibilidade de se aposentar aos 40 anos? Imagine ter independência financeira, viajar o mundo inteiro ou fazer qualquer outra coisa sem se preocupar com dinheiro. Parece um sonho, né? É o que propõe o Movimento FIRE que é uma sigla para Financial Independence, Retirement Early, ou independência financeira e aposentadoria cedo, […]

12 de julho de 2019

Muitas mulheres que desejam fazer laqueadura têm seu pedido negado. Veja quais são os requisitos legais para realização do procedimento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas