Como abrir uma franquia de sucesso?

6 de fevereiro de 2015 - Por

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O grande desafio quando encaramos uma crise econômica é ter criatividade para encontrar boas oportunidades. Os resultados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontado como foi o faturamento das franquias em 2o14 chamaram a atenção e podem ser enxergados por dois vieses, um positivo e outro negativo.

Em termos absolutos, o setor de franquias faturou R$ 127 bilhões em 2014, o que representa um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. Para o setor, este foi o menor crescimento em dez anos. Em contrapartida, o resultado ficou muito acima do desempenho da economia em geral.

De acordo com reportagem do portal Exame, as projeções para 2015 são de crescimento entre 7,5% e 9%, podendo atingir um faturamento de R$ 138 bilhões. Diante do que é esperado, as interessadas em abrir uma franquia podem pensar em algumas estratégias para obterem melhores resultados.

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Análise da rede e dos franqueadores

Antes de escolher a franquia que pretende comprar, estude bem não só o histórico da marca e os resultados dos últimos anos, procure avaliar também como é a postura dos franqueadores com seus franqueados. Procure se inteirar sobre a conduta deles com as pessoas que adquirem franquias, se dialogam, se eles mantém aberta a comunicação com os franqueados para aprimorar o trabalho e ajudar na obtenção de resultados satisfatórios.

Pesquisa de campo

Converse com pessoas que já adquiriram franquias e procure saber de suas impressões. Leve em consideração os aspectos sazonais, os perenes e aqueles que envolvem contexto de localização, administração, etc. É interessante ter este respaldo para ter uma base dos possíveis problemas que você pode enfrentar e como contorná-los.

Taxas de franquia

Se estiver em dúvida entre mais de uma franquia, leve também em consideração a taxa cobrada elas. Esta é uma taxa inicial, de abertura, usada para englobar algumas despesas, como reforma do imóvel comercial, formação de estoque, entre outras coisas. Este valor é variável e é interessante você buscar uma negociação para obter valores mais razoáveis.

Análise de perfil

Na hora de escolher a franquia, procure alinhar a sua escolha com o seu perfil, com suas preferências. Dessa forma, ainda que você esteja abrindo uma unidade de uma marca já existente e consolidada, a afinidade com o setor te colocará mais perto de seu produto final, do mercado e as necessidades que precisam ser atendidas.

Isso é fundamental para que você possa ter uma leitura ampla do ramo em que está atuando. Por exemplo, se você compra uma franquia para cursos de idioma, por exemplo, você precisa entender sobre o setor de educação. É preciso ter embasamento para que você consiga nortear sua franquia.

 

 

 

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