4 de julho de 2016 - Por Financas Femininas
Quando as mulheres se ajudam profissionalmente, todas tendem a ganhar. Sempre é possível colaborar de alguma forma com as colegas de trabalho, compartilhar conhecimentos e experiências. Em vez de competição, é a cooperação que faz com que todas evoluam. “Quanto mais fui crescendo, mais fui trazendo mulheres comigo. Toda e qualquer mulher que já atingiu um alto cargo tem a obrigação de contribuir ajudando outras a crescerem também. Só assim atingiremos um equilíbrio de gêneros na cúpula das empresas”, afirma Geovana Donella, CEO e fundadora da consultoria Donella & Partners, conselheira de administração em empresas familiares e consultora especializada em governança corporativa e gestão de empresas.
Você também pode gostar:
Mulheres que se ajudam no trabalho crescem juntas
Conheça as 9 mulheres de R$ 10 bilhões
Saiba identificar e combater a Síndrome do Impostor
Na Donella & Partners, ela montou o curso “Mulheres de alta performance”, no qual ajuda aquelas que ocupam cargos médios a se prepararem para se tornarem executivas e a ocuparem posições como presidente, diretora ou conselheira. O projeto tem tudo a ver com a campanha #ElaFazHistória, encabeçada por Sheryl Sandberg, COO do Facebook.
“Os conselhos mais diversos em termos de gênero têm melhores resultados e estratégias. Homens e mulheres usam suas peculiaridades de estilo para desenvolvê-las”, diz Geovana.
Segundo ela, entre os diferenciais das lideranças femininas está o olhar 360 graus. “A mulher consegue olhar bem todas as partes da companhia: a financeira, as pessoas, necessidades de produção, de vendas. Ela sabe cuidar de gente, acolher, interpretar as necessidades dos funcionários e é cuidadosa com o dinheiro. Tem boa comunicação e argumentação. Além disso, trata o negócio da empresa como se fosse dela”, explica.
Se você é chefe, pode contribuir com sua equipe delegando responsabilidades e conhecimentos. “A chefe segura delega sem medo e dá abertura para as subordinadas se desenvolverem. Veja quais são as necessidades delas e ajude-as. É importante segurar na mão da liderada, dar o cuidado e o suporte necessários”, diz.
Independente do cargo, como as mulheres podem contribuir umas com a outras no ambiente de trabalho? “Fortalecendo e compartilhando seus conhecimentos. Fazendo essa troca de habilidades, uma ajuda a outra. Convivendo sem competir, e sim somando”, afirma. Quando uma colega estiver com dificuldades, ofereça ajuda. Ela também poderá cooperar com você quando precisar. Desenvolva e fortaleça parcerias.
Quando as mulheres não reconhecem o próprio potencial ou se sentem inseguras em relação ao próprio desempenho, devem se cuidar ainda mais para ficarem bem emocionalmente.
Ela destaca ainda a necessidade de cuidar da qualidade de vida fora do ambiente profissional. “É importante dar atenção aos seus hobbies e paixões, ter boa alimentação e fazer exercícios físicos”, recomenda Geovana. Estando atentas ao próprio bem-estar e às coisas que gosta, as mulheres se revigoram, o que pode refletir positivamente no desempenho profissional.
Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
15 de fevereiro de 2019
Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.
30 de janeiro de 2019
Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!
16 de janeiro de 2019
ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!