Como avaliar se o crescimento da minha empresa é momentâneo

21 de março de 2016 - Por

empresa-crescer

quem ama, compartilha!

Em tempos de crise, algumas empresas se retraem, buscam estratégias para superar os resultados ruins e sobreviver ao período conturbado. Enquanto isso, alguns negócios acabam  destacando-se e  mantendo os empreendedores positivos.

Alguns produtos, estratégias ou modelos de negócio podem gerar resultados momentâneos, resistindo à crise. Porém, também geram insegurança para o futuro da empresa. Antes de fazer suas apostas (e investimentos), é importante avaliar: será que este empreendimento vai continuar sendo lucrativo depois que este momento tiver passado?

Segundo professor da IBE-FGV, especialista em mercado e vendas, Júlio César Nogueira de Sá, não existe negócio ruim, mas existem fatores que o desfavorece. A crise econômica é um desses fatores mas, de acordo com o especialista, é possível contornar o problema mostrando sempre um diferencial, e não copiando concorrentes.

“Um empreendedor novato precisa tomar cuidado ao investir em um negócio que aparentemente resiste à crise. Por trás de um produto de sucesso, há sempre um plano de negócio muito bem pensado”, argumenta Júlio.

A especialista em RH, gestão de pessoas, liderança e coaching executivo e professora da IBE-FGV, Lígia Molina, ressalta que, em tempos de crise, o planejamento e avaliação dos negócios deve ser constante. Só assim é possível saber se o crescimento é momentâneo e o que fazer caso não seja.

Crie indicadores e avalie resultados periodicamente

Um bom planejamento estratégico é fundamental para a criação do seu negócio. Mas não adianta depender das planilhas iniciais. É importante se manter atualizada quanto aos resultados da empresa e mudar estratégias e objetivos finais, caso necessário.

Lígia aconselha a criação de indicadores operacionais e financeiros. “Eles são fundamentais para avaliar resultados em qualquer empresa, pois ajudam a traçar novas metas”, explica.

Para manter os negócios atualizados, incluindo as informações dos indicadores, os dois especialistas indicam a planilha canvas. “Elas podem ser facilmente encontradas em uma busca na internet e fazem um raio-x do seu negócio, mostrando falhas e ajudando a visualizar possíveis soluções”, aconselha o especialista.

recuperacao_crise

Fique de olho na economia

Para Lígia, é importante considerar os resultados internos e também o que vem acontecendo na economia, principalmente em tempos de crise.

“Todo empreendedor, novo ou experiente no mercado, deve acompanhar a economia do país para saber criar estratégias para se manter crescendo. É preciso acompanhar o dólar, entender taxas e principalmente como cada fator influencia o negócio”, argumenta.

Descubra para onde vai o seu dinheiro

Ao entender como a sua empresa é afetada pela economia, você poderá avaliar o valor do seu dinheiro em tempos de crise. Avalie, por exemplo, se o seu lucro poderia ser maior se o dólar estivesse mais alto.

Consulte seus consumidores

Para o professor, a reação dos consumidores ao seu produto é um bom parâmetro para avaliar se o negócio continuará vendendo depois da crise. Para ele, a fidelização do cliente em um momento em que todos estão mais criteriosos quanto a consumo é fundamental.

“Avalie a resposta dos clientes, principalmente nas redes sociais. Eles compartilham a página da sua empresa? Recomendam para amigos?”, aconselha o especialista em vendas.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine o nosso conteúdo. 

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

video-aprenda-a-combater-a-sindrome-do-impostor-1

12 de agosto de 2019

Sabe quando bate aquela insegurança acompanhada de uma vozinha que fica martelando na sua cabeça que você não é boa o suficiente? Ou que você não merece a tão desejada promoção, por exemplo? E também a sensação que todas as suas conquistas, principalmente, na vida profissional foram pura sorte? Você não está sozinha. Continue aqui […]

atitudes-antiprofissionais-que-você-não-nota

22 de julho de 2019

Alguns comportamentos no ambiente de trabalho são automáticos. Será que, com isso, você anda tendo atitudes antiprofissionais sem perceber?

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas