Como avaliar se o crescimento da minha empresa é momentâneo

21 de março de 2016 - Por

empresa-crescer

quem ama, compartilha!

Em tempos de crise, algumas empresas se retraem, buscam estratégias para superar os resultados ruins e sobreviver ao período conturbado. Enquanto isso, alguns negócios acabam  destacando-se e  mantendo os empreendedores positivos.

Alguns produtos, estratégias ou modelos de negócio podem gerar resultados momentâneos, resistindo à crise. Porém, também geram insegurança para o futuro da empresa. Antes de fazer suas apostas (e investimentos), é importante avaliar: será que este empreendimento vai continuar sendo lucrativo depois que este momento tiver passado?

Segundo professor da IBE-FGV, especialista em mercado e vendas, Júlio César Nogueira de Sá, não existe negócio ruim, mas existem fatores que o desfavorece. A crise econômica é um desses fatores mas, de acordo com o especialista, é possível contornar o problema mostrando sempre um diferencial, e não copiando concorrentes.

“Um empreendedor novato precisa tomar cuidado ao investir em um negócio que aparentemente resiste à crise. Por trás de um produto de sucesso, há sempre um plano de negócio muito bem pensado”, argumenta Júlio.

A especialista em RH, gestão de pessoas, liderança e coaching executivo e professora da IBE-FGV, Lígia Molina, ressalta que, em tempos de crise, o planejamento e avaliação dos negócios deve ser constante. Só assim é possível saber se o crescimento é momentâneo e o que fazer caso não seja.

Crie indicadores e avalie resultados periodicamente

Um bom planejamento estratégico é fundamental para a criação do seu negócio. Mas não adianta depender das planilhas iniciais. É importante se manter atualizada quanto aos resultados da empresa e mudar estratégias e objetivos finais, caso necessário.

Lígia aconselha a criação de indicadores operacionais e financeiros. “Eles são fundamentais para avaliar resultados em qualquer empresa, pois ajudam a traçar novas metas”, explica.

Para manter os negócios atualizados, incluindo as informações dos indicadores, os dois especialistas indicam a planilha canvas. “Elas podem ser facilmente encontradas em uma busca na internet e fazem um raio-x do seu negócio, mostrando falhas e ajudando a visualizar possíveis soluções”, aconselha o especialista.

recuperacao_crise

Fique de olho na economia

Para Lígia, é importante considerar os resultados internos e também o que vem acontecendo na economia, principalmente em tempos de crise.

“Todo empreendedor, novo ou experiente no mercado, deve acompanhar a economia do país para saber criar estratégias para se manter crescendo. É preciso acompanhar o dólar, entender taxas e principalmente como cada fator influencia o negócio”, argumenta.

Descubra para onde vai o seu dinheiro

Ao entender como a sua empresa é afetada pela economia, você poderá avaliar o valor do seu dinheiro em tempos de crise. Avalie, por exemplo, se o seu lucro poderia ser maior se o dólar estivesse mais alto.

Consulte seus consumidores

Para o professor, a reação dos consumidores ao seu produto é um bom parâmetro para avaliar se o negócio continuará vendendo depois da crise. Para ele, a fidelização do cliente em um momento em que todos estão mais criteriosos quanto a consumo é fundamental.

“Avalie a resposta dos clientes, principalmente nas redes sociais. Eles compartilham a página da sua empresa? Recomendam para amigos?”, aconselha o especialista em vendas.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine o nosso conteúdo. 

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

soft-skills-sucesso-profissional-01

15 de abril de 2019

Segundo levantamento do LinkedIn, criatividade é a soft skill mais desejada (e em falta). Conheça as outras características que podem fazer sua carreira deslanchar!

erros-gestao-funcionarios

8 de abril de 2019

O grande segredo para funcionários cheios de motivação no trabalho é cuidar deles desde a entrada na empresa. Veja como fazer isso na liderança da equipe.

fui-demitida-demissão-o-que-fazer-01

13 de março de 2019

Erguer-se após uma demissão é difícil, mas essencial para você conseguir um novo emprego rapidamente. O primeiro passo é aproveitar o feedback, veja mais!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas