Como conciliar o horário no trabalho com a volta às aulas das crianças?

15 de fevereiro de 2016 - Por

Conciliar-carreira-volta-aulas

quem ama, compartilha!

*Love Mondays

Depois das férias, é hora de comprar o material escolar e voltar à rotina com o início das aulas. Enquanto as crianças retomam os estudos e lições de casa, os pais se programam para deixar ou pegar os filhos na escola, além de participarem de atividades que fazem parte do dia a dia da criança ou adolescente.

Se você busca manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, procure tomar café da manhã ou chegar mais cedo para jantar com a família.Tente marcar as reuniões e compromissos profissionais para depois do horário de deixar as crianças na escola ou para o início da tarde, caso precise buscá-las.

Evite o hábito de sair quando as crianças estão dormindo e chegar quando elas já estão na cama e, se estiver enrolada no trabalho, procure escolher, pelo menos, um desses dois períodos para fazer uma refeição em família. É muito importante dar atenção às crianças e conversar sobre o dia a dia, mas evite levar os problemas do trabalho – isso acaba sendo estressante para elas e ainda mais para você, que revive a situação.

filhos-escola

Para melhorar sua organização e não se atrasar nos compromissos profissionais ou com as crianças, estabeleça o período que pretende passar com elas como compromissos em seu calendário. Assim, quando forem solicitar sua presença em uma reunião, já saberão que está ocupada. Para as crianças, isso passa mais tranquilidade e evita a sensação de “abandono”, comum em crianças com pais que trabalham demais.

Se o seu planejamento não deu certo hoje, não se sinta culpada, pois provavelmente você não conseguirá fazer isso todos os dias. Eventualmente, um compromisso não poderá ser adiado e você precisará contar com a ajuda de outra pessoa para levar ou buscar seu filho na escola. Esse tipo de cobrança pode gerar conflitos na sua vida profissional e não vai melhorar sua situação pessoal.

Aos finais de semana ou quando tiver uma folga na agenda, saia da rotina fazendo atividades em que você, também, possa relaxar, como descobrir uma nova brincadeira, brincar no parque ou até assistir um filme no cinema.  Organização, paciência e atenção aos filhos são as palavras-chave para ter uma vida profissional e familiar equilibradas. Experimente!

*A coluna assinada pela Love Mondays conversa com as mulheres que prezam pelas suas vidas profissionais, mas que não abrem mão de ter a qualidade de vida conciliada com suas carreiras.

Foto: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Love Mondays
Love Mondays
<3 Trabalho

Leia em seguida

video-aprenda-a-combater-a-sindrome-do-impostor-1

12 de agosto de 2019

Sabe quando bate aquela insegurança acompanhada de uma vozinha que fica martelando na sua cabeça que você não é boa o suficiente? Ou que você não merece a tão desejada promoção, por exemplo? E também a sensação que todas as suas conquistas, principalmente, na vida profissional foram pura sorte? Você não está sozinha. Continue aqui […]

atitudes-antiprofissionais-que-você-não-nota

22 de julho de 2019

Alguns comportamentos no ambiente de trabalho são automáticos. Será que, com isso, você anda tendo atitudes antiprofissionais sem perceber?

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas